Nesta quarta-feira (1), a World Baseball Classic Inc. divulgou um novo formato para a competição a ser disputada em 2013. Ao invés dos 16 países que participaram das edições de 2006 e 2009, 28 equipes participarão na próxima edição do torneio. A ação busca ampliar ainda mais as fronteiras do esporte e a popularização do beisebol em todos os cantos do mundo. Confira as novidades:
As edições de 2006 e 2009
Nas edições anteriores, os participantes foram: Japão, Coreia do Sul, China, Taipei, Cuba, África do Sul, Austrália, México, Canadá, Estados Unidos, Itália, Venezuela, Holanda, Panamá, República Dominicana e Porto Rico.
A disputa era realizada em quatro fases:
1ª Fase: Os times eram divididos em 4 grupos com 4 times cada um. As equipes jogavam entre si dentro dos grupos e as duas melhores de cada agrupamento passavam para a próxima fase.
2ª Fase: As oito equipes classificadas na 1ª fase eram novamente reunidas em grupos (dois com quatro times cada). Os dois melhores de cada agrupamento avançavam à próxima fase.
Semi-Finais: Eram formados dois confrontos, sendo que um time de cada grupo da 2ª fase enfrentava uma equipe classificada do outro agrupamento.
Final: Os dois times que avançavam nas semi-finais enfrentavam-se pelo título do World Baseball Classic.
O novo formato em 2013
Na competição de 2013, 12 novos times serão inseridos: França, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, República Checa, Israel, Nova Zelândia, Colômbia, Nicarágua, Tailândia, Filipinas e… BRASIL!
Essas 12 equipes serão reunidas com Canadá, África do Sul, Taipei e Panamá (times de pior campanha em 2009) e formarão quatro grupos com quatro seleções para disputar uma espécie de “Qualificação” para o torneio principal. O melhor time de cada grupo avançará e se juntará aos outros 12 que já estão garantidos no WBC. A partir daí, o formato de disputa será o mesmo das outras edições.