Desde o começo da offseason, o Colorado Rockies deixou claro que buscava uma troca por seu outfielder Seth Smith. Pois bem, alguns meses depois de times de olho no jogador e negociações, a transação finalmente aconteceu: Smith irá para Oakland, enquanto a equipe das montanhas receberá os pitchers Guillermo Moscoso e Josh Outman.
Após a contratação de Michael Cuddyer, o outfield de Colorado ficou completo, contando com Dexter Fowler no center field e Carlos Gonzalez no right field. Com isso, Smith até poderia ser um outfielder reserva, porém a equipe tem prioridades em outras posições. E uma delas é justamente a rotação. Após a ida de Ubaldo Jimenez para os Indians e os problemas de Jorge De La Rosa para se manter saudável, o grupo de arremessadores titulares encontrou-se bastante frágil. A vinda de Josh Outman e, principalmente, de Guillermo Moscoso podem ajudar na rotação, apesar disso não ser nenhuma garantia.
Moscoso teve uma temporada de 2011 consistente, iniciando 21 jogos pelos A’s e obtendo um ERA de 3.38 no primeiro ano em que esteve presente em mais de 10 partidas. Seu WHIP de 1.09 e AVG adversária de .212 podem até saltar aos olhos. Mas, olhando mais a fundo, sua porcentagem de flyballs é 2,5 vezes mais que a de groundballs. E, como é de conhecimento geral, no Coors Field as bolas “voam mais”, por causa do ar rarefeito, fazendo com que as flyballs acabem muitas vezes tornando-se home runs.
Já Josh Outman fez apenas 33 jogos em 3 anos que passou pela MLB. É difícil dizer se o pitcher será capaz de ser titular em Colorado (ou até mesmo fazer parte do bullpen). A verdade é que, com 27 anos, Outman foi apenas um complemento à Moscoso na troca.
Pelo lado de Oakland, a equipe californiana receberá um outfielder com alguma potência no bastão. Nas últimas três temporadas, o jogador teve média de 16 home runs, 24 duplas e 6 triplas, com um slugging de .487. Porém, novamente vale ressaltar que no Coors Field, devido às condições do ar e às dimensões do estádio, esses números podem ser um pouco inflacionados. Além disso, Smith, assim como a maioria dos rebatedores canhotos, tem grande dificuldade em rebater contra arremessadores canhotos.
A troca é um pouco curiosa. Não apresenta grandes nomes da MLB, tão pouco prospects. São jogadores medianos. Colorado pode se sair bem com a negociação, caso Moscoso se adapte bem ao estádio e complete a rotação titular. Já os A’s, que perderam Josh Willingham, encontram em Smith um bom LF com um sálario razoável (US$2.5 milhões em 2012). Até porquê, Oakland não tem motivos para investir pesado nessa temporada…
E mais uma vez, Billy Beane troca um de seus starters!