Pudge decide que é hora de parar

Pudge declara aposentadoria

Na noite desta segunda-feira, mais um grande nome do beisebol decidiu que é hora de pendurar as luvas. Em um anúncio oficial, Ivan Rodriguez declarou que está se despedindo da Major League Baseball. Homenageado pelos Rangers, time que o revelou, realizou o primeiro arremesso do confronto entre Texas e New York. Ao contrário do que se faz geralmente, Rodriguez fez um lançamento do home plate para a segunda base, sua marca registrada.



Pudge, apelido pelo qual ficou conhecido, assinou um contrato com o Texas Rangers em 1988, direto de Porto Rico, quando ainda era um jovem de 16 anos. Três anos mais tarde, ele assumiria o posto de catcher titular e se tornaria um dos maiores símbolos da história da franquia.

Ao longo da carreira, Rodriguez experimentou quase todas as sensações que um jogador da MLB pode ter. Sair de uma infância pobre para os holofotes de uma das ligas mais ricas do planeta. Ganhar um prêmio de melhor jogador da liga. Ser envolvido numa polêmica sobre uso de esteroides. Colocar um anel de campeão no dedo. Enfim, dentre todas as situações, Pudge teve muito mais altos do que baixos.

Dos 21 anos em atividade, o jogador permaneceu nos Rangers entre 1991 e 2002. O prêmio de MLB veio em 1999, quando alcançou os maiores números de sua carreira em home runs (35), corridas impulsionadas (113), rebatidas válidas (199) e bases roubadas (25). No mesmo ano, o jogador ainda levou uma Gold Glove e um Silver Slugger, prêmios dados aos melhores jogadores defensivos e ofensivos, respectivamente.

Aliás, essas honras não faltaram na carreira de Rodriguez. No total, foram 13 luvas de ouro ganhas (10 consecutivas entre 1992 e 2001), maior quantidade já recebida por um catcher. Recebeu ainda 7 Silver Sluggers. Para completar a lista, 14 aparições no All-Star Game, sendo apenas o 3º recebedor a começar mais de 10 destes jogos na história (Mark Piazza e Johnny Bench foram os outros).

Em 2003, sua transferência para os Marlins acabou se tornando um dos passos mais importantes de sua carreira. Naquela temporada, o jovem time da Florida acabaria por faturar a World Series, com Pudge sendo eleito o MVP da série final da National League, contra o Chicago Cubs. Ainda houve passagens por Detroit (2004 a 2008, chegando à World Series em 2006), Yankees (2008), Houston (2009) e Washington (2010 e 2011).

Ao longo da carreira, números muito respeitáveis foram acumulados. As 2427 partidas realizadas como catcher são um recorde na história desta posição, superando a marca anterior de 2226 estabelecida por Carlton Fisk. Foram 2844 rebatidas no total, com 311 home runs e 1332 corridas impulsionadas, com uma bela average de .296. Números bons o suficiente para colocar Rodriguez acima da média diante dos outros jogadores da posição.

Mas o que realmente impressiona é sua capacidade defensiva. Com um movimento muito rápido no transição da bola da luva para a mão direita e um braço poderoso, Pudge foi um dos catchers mais temidos pelos corredores adversários. E não é pra menos. Ivan detém a melhor porcentagem de capturas de jogadores roubando bases, com 46% durante sua carreira.

Com tantos números e conquistas, parece certo que é uma mera questão de tempo para que Rodriguez integre ganhe seu passe livre para o Hall da Fama.

Obrigado por tudo, Pudge!

Autor do post

Blog do Beisebol (Guilherme Shiniti)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *