Prévia: NL Central 2012

Em mais uma capítulo da série de prévias para 2012, chegamos à NL Central. Vejamos a análise da divisão com mais times na liga.



Previsão da classificação:
1º) Milwaukee Brewers
2º) Saint Louis Cardinals
3º) Cincinnati Reds
4º) Pittsburgh Pirates
5º) Chicago Cubs
6º) Houston Astros



1º – Milwaukee Brewers (93 vitórias)
Os Brewers chegam fortes para 2012, mantendo a mesma base da última temporada quando venceram a NL Central. Ou melhor, quase a mesma base. Prince Fielder tornou-se free agent, pegou o avião para Detroit e deixou uma lacuna gigante na primeira base dos cervejeiros. Porém, o ataque de Milwaukee continua forte. Ryan Braun, após os problemas de dopping, será a grande estrela da lineup. Corey Hart também é um jogador de confiança e garante potência na sequência, enquanto o polêmico Nyjer Morgan adiciona velocidade à ofensiva. O recém chegado Aramis Ramirez cuidará da 3B e com certeza será muito importante para tentar manter a produtividade do ataque sem Fielder.
A rotação conta com bastante talento. Zack Greinke foi Cy Young em 2009 e chega para sua segunda temporada nos Brewers mais adaptado ao clube. Yovani Gallardo vem progredindo e tem a stuff para ser um verdadeiro ace. Shaum Marcum segue o mesmo passo dos dois e foi muito bem em seu primeiro ano em Milwaukee. Randy Wolf e Chris Naverson completam o corpo de starters e garantem regularidade nos postos #4 e #5.
John Axford terá sua terceira temporada como closer titular da equipe e tem melhorado a cada ano. Com Francisco Rodriguez como setup, a dupla será um grande problema para os adversários na 8ª entrada em diante. Kameron Loe, Marco Estrada e Jose Veras já têm grande bagagem na MLB e são opções confiáveis para o manager Ron Roenicke.
Os Brewers terão vida dura nesta temporada, com a saída de Fielder e os reforços nos Reds. Mas, ainda assim, têm plenas condições de chegarem à pós-temporada.



2º – Saint Louis Cardinals (88 vitórias)
Os atuais campeões da World Series chegam para a nova temporada com o desfalque de sua maior estrela: Albert Pujols mudou-se para Los Angeles e jogará na AL.
Mesmo com a saída de Pujols, a lineup continua interessante e é composta por alguns bons nomes. Lance Berkman teve uma temporada brilhante em 2011, o que lhe rendeu o prêmio de “Comeback of the Year”, e jogará na primeira base. Em seu lugar no right field, os Cardinals trouxeram Carlos Beltran, reforçando-se defensivamente e trazendo qualidade ofensiva. Matt Holliday é um All-Star e um dos rebatedores mais completos da liga. Ainda temos a ascensão de David Freese, a solidez de Yadier Molina e a juventude de Jon Jay.
A rotação receberá o reforço de Adam Wainwright, que passou 2011 inteiro de molho, após uma cirurgia. Wainwright é um dos melhores aces da MLB e pode ser o líder dentre os starters se conseguir dar a volta por cima. Chris Carpenter começará o ano na DL, mas foi muito importante ano passado, principalmente na pós-temporada, e formará uma boa dupla para encabeçar a rotação. O experiente Kyle Lohse teve a melhor temporada de sua carreira em 2011 e repetir a dose em 2012 será uma das chaves do sucesso da equipe. Ainda restam o jovem Jaime Garcia, que se mostrou um arremessador consistente, e o veterano Jake Westbrook.
Para finalizar os jogos, os Cardinals apostarão em Jason Motte, um dos destaques da postseason passada. Fernando Salas será o setup, mas pode voltar a ser o closer caso Motte tenha problemas. Mitchel Boggs, J.C. Romero, Lance Lynn, Kyle Mclean e Marc Rzepczynski fazem parte do restante de um sólido bullpen.
Além de Pujols, os Cards estarão, depois de muito tempo, sob a direção de um novo manager. Tony La Russa se aposentou em alto nível e Mike Matheny terá a responsabilidade de conduzir uma das mais tradicionais franquias da MLB. Com a base mantida, Saint Louis tem totais condições de brigar pela divisão ou, no mínimo, um wild card.



3º – Cincinnati Reds (87 vitórias)
As coisas vão ficar interessantes para os Reds, depois de um 2011 um pouco decepcionante.
O time correu atrás de um novo starter e investiu pesado para trazer Mat Latos dos Padres. Ao seu lado, estará Johnny Cueto que, se conseguir se manter saudável, tem capacidade de ser um All-Star. Ainda completam a rotação Bronson Arroyo, Homer Bailey e Mike Leake, que apesar de não serem os mais talentosos, são capazes de comer muitas entradas e dar um descanso para os relievers.
O bullpen viu Francisco Cordero ir embora e, para assumir seu lugar, trouxeram Ryan Madson. Para azar da equipe, Madson teve uma contusão no cotovelo e estará fora de toda a temporada. O closer será Sean Marshall, que após bons anos em Chicago ganhou um belo contrato em Cincinnati. Aroldis Chapman e seus foguetes será o setup, tentando provar que toda a expectativa criada em cima dele não foi mera perda de tempo. Logan Ondrusek, Bill Bray, Sam LeCure e Jose Arredondo não são dos jogadores mais experientes, mas têm qualidade para manter o time na disputa em partidas apertadas.
A lineup é liderada por um dos jogadores mais completos da atualidade: o primeira base Joey Votto. Jay Bruce é o destaque no outfield e vem melhorando a cada ano. Drew Stubbs adiciona velocidade ao ataque e Chris Heisey pode surpreender com sua potência. Isso sem falar na chegada de Ryan Ludwick, que será um reserva de alto nível. Brandon Phillips é excelente defensivamente e também é capaz de produzir ofensivamente. Por fim, o veterano Scott Rolen ainda tem condições de ser um bom rebatedor, porém a saúde é seu maior problema.
A equipe dos Reds conta com alguns jogadores jovens e que devem progredir ainda mais em 2012. A divisão promete ser bastante disputada e Cincinnati estará no bolo por uma vaga nos playoffs.



4º – Chicago Cubs (78 vitórias)
A maldição do bode não será encerrada em 2012 e os Cubs continuarão na seca que dura mais de 100 anos. Mas, o ar com certeza estará mais leve em Chicago.
A saída de Carlos Zambrano deverá fazer bem ao clubhouse. Ainda houve uma renovação no front office da franquia, com a chegada de Jim Hendry, como General Manager, e Theo Epstein, presidente de operações.
A rotação recebeu a chegada de Chris Volstad e Paul Maholm, que deverão arremessar um número elevado de entradas. Matt Garza foi o melhor pitcher do time em 2011 e busca ter o mesmo sucesso. Ryan Dempster decidiu exercer sua opção e permanecer nos Cubs, mas precisará dar uma volta por cima se quiser ser um ace de verdade. Jaff Samardzija foi movido do bullpen para a rotação e poderá surpreender.
Os relievers continuam com Carlos Marmol na posição de closer. Kerry Wood deverá ser o setup. O restante do bullpen é muito inexperiente, formado por Lendy Castillo, James Russell e Rafael Dolis. Esse poderá ser o ponto fraco da equipe.
A lineup mescla novatos e veteranos. O outfield é extremamente experiente, com Marlon Byrd, Alfonso Soriano e David DeJesus. O problema é que seus melhores dias parece terem ficado para trás. Já o infield é formado por atletas com curta bagagem na MLB. Starlin Castro tem apenas 22 anos, mas foi um dos jogadores mais excitantes de se ver em 2011 e chega para essa temporada com reais chances de melhorar ainda mais. Bryan LaHair e Darwin Barney, apesar de não tão jovens, terão pela primeira vez a chance de serem titulares e provar que são jogadores do nível da Major League. Ian Stewart substituíra Aramis Ramirez na terceira base e terá que superar as dificuldades após um ano de lesões para tentar bons números. Geovany Soto tem uma potência considerável para a posição de catcher e também deverá ser útil no meio da lineup.
Os Cubs ainda estão alguns degraus abaixo dos rivais Brewers, Cardinals e Reds. Porém a franquia caminha na direção certa. A nova direção poderá levar o time sucesso em alguns anos.



5º – Pittsburgh Pirates (73 vitórias)
Em 2011, os Pirates surpreenderam muita gente e estavam liderando a divisão à altura do All-Star Break. Porém, o sino da meia noite tocou, a magia acabou e a equipe caiu muito de produção.
Para 2012, os executivos se movimentaram. Muita gente foi embora e muita gente chegou. Para a rotação, foram trazidos os experiente Erik Bedard e A.J. Burnett. Enquanto Bedard tem muita qualidade, sua saúde é a principal preocupação. Já Burnett nunca correspondeu às expectativas nos Yankees e tentará provar que merece ter a confiança da torcida. O problema é que passou por uma cirurgia no olho e só entrará em ação com a temporada em andamento. Jeff Karstens e James McDonald tiveram temporadas sólidas em 2011 e farão parte da rotação novamente. Kevin Correia deve ficar com a outra vaga, enquanto Charlie Morton se recupera de uma lesão sofrida em outubro passado.
O bullpen pode ser o setor mais forte da equipe. Liderado por Joel Hanrahan, um dos melhores closers da MLB em 2011. Evan Meek deve ser o setup e já acumulou algumas boas temporadas na liga. Juan Cruz, Tony Watson, Chris Resop e Jason Grilli também fazem parte do corpo de relievers e devem garantir alguma solidez a este departamento.
Por fim, temos a lineup. Andrew McCutchen recebeu uma extensão contratual e continuará sendo a grande estrela da franquia pelos próximos anos. O outfielder é um dos mais promissores da liga e em 2012 poderá atingir o número de 30 home runs e bases roubadas. O problema é que o restante do ataque é uma incógnita. Pedro Alvarez, Jose Tabata e Alex Presley nunca tiveram uma temporada completa. Neil Walker e Garrett Jones já tiveram bons anos, porém nada garante que conseguirão repetir a dose, assim como Casey McGehee, que a princípio será reserva. Rod Barajas pode bater home runs, mas não consegue rebater .250.
Infelizmente, uma franquia tão tradicional como os Pirates deverá ter pela 20ª temporada seguida uma campanha abaixo dos 50% de vitórias. Uma renovação vem sendo feita, mas a divisão central será bastante concorrida e Pittsburgh ainda não está no nível dos adversários.



6º – Houston Astros (60 vitórias)
A triste realidade dos Astros não deverá mudar em 2012. As estrelas da equipe foram, aos poucos, deixando a franquia nos últimos anos e não foram substituídas à altura.
A rotação é liderada por Wandy Rodriguez, talvez o único símbolo atual da franquia. Rodriguez é o ace e única garantia dentre os starters. Lucas Harrell e Kyle Weiland nunca tiveram uma temporada de verdade na MLB e serão as apostas neste ano. Bud Norris teve ótimos números em 2011 e, se conseguir repetir o fato em 2012, será um dos grandes nomes de Houston. J.A. Happ esteve no caminho contrário na última temporada e foi um dos piores starters da liga. Uma volta por cima é bem possível, afinal piorar é praticamente impossível!
O bullpen terá Brett Myers como closer, posto que não ocupava desde 2007. Brandon Lyon tenta voltar à velha forma, após números horríveis em 2011. Wilton Lopez, David Carpenter, Fernando Rodriguez e Sergio Escalona serão os outros relievers, e foram uns dos poucos jogadores consistentes na temporada passada.
A lineup será recheada de rebatedores inexperientes. Com a exceção de Carlos Lee, que continua sendo o responsável por bater home runs e impulsionar corridas, e Chris Snyder, todos os outros jogadores jamais atuaram durante uma temporada completa na MLB. Jordan Schafer, J.D. Martinez, Jose Altuve, Brian Bogusevic e Jason Castro têm talento e podem demonstrar seu potencial em 2012. Jed Lowrie teve alguns bons momentos em Boston e a titularidade poderá ser a oportunidade que ele esperava para mostrar seu valor.
Com a mudança para a AL West em 2013, os Astros demonstraram pouco interesse em correr atrás de grandes nomes e preferiram investir em trocas que lhes rendessem boas promessas. A temporada de 2012 será novamente sofrida para a torcida de Houston, que deve ser novamente o pior time da NL.



VEJA TAMBÉM:
– Prévia da AL East
– Prévia da AL Central
– Prévia da AL West
– Prévia da NL East
– Prévia da NL West

Autor do post

Blog do Beisebol (Guilherme Shiniti)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *