Pineda nos Yankees, Montero nos Mariners

Troca: Jesus Montero e Michael Pineda

Na noite de sexta-feira, a notícia surgiu como uma surpresa no mundo da MLB. Após não ter quase nenhuma especulação sobre o caso, foi anunciada uma troca entre New York Yankees e Seattle Mariners. Enquanto a equipe da costa leste receberia o jovem pitcher Michael Pineda e um prospect, o time do oeste seria recompensado com o promissor rebatedor Jesus Montero e o pitcher Hector Noesi. A confirmação da troca depende apenas de exames médicos.


Considerados dois dos melhores prospects no começo da temporada de 2011, Pineda e Montero tiveram rumos diferentes. O pitcher dominicano começou o ano estreando como número 2 na rotação de Seattle. Seu bom desempenho nos três primeiros meses lhe renderam uma ida ao All-Star Game. Ao final de 2011, Pineda terminou com um total de 171 entradas arremessadas, recorde de 9-10 e ERA de 3.74, além de 173 strikeouts contra 55 walks, com um WHIP de apenas 1.10.

Já o catcher venezuelano passou boa parte da temporada no AAA dos Yankees. Em 420 AB, Montero bateu 19 duplas e 18 home runs, com um AVG de .288 e 67 corridas impulsionadas. O jogador atingiu a MLB somente em setembro, onde atuou em 18 jogos, sendo apenas três como catcher, 14 como DH e um como pinch hitter. Em 61 AB, conseguiu 20 rebatidas (das quais 4 duplas e 4 HR) e impulsionou 12 corridas.

A troca demonstra a necessidade de ambas as equipes. Os dois jogadores são, sem dúvida alguma, muito talentosos. Porém, a equipe de New York precisava fortalecer a rotação, que nas últimas temporadas passou por altos e baixos. Já Seattle precisava de um bastão potente no meio da lineup, após ser dono do pior ataque da MLB por dois anos consecutivos. O ponto a ser destacado é a fragilidade defensiva de Montero. Apesar de ter muito potencial rebatendo, não pode ser visto como um catcher completo, sendo possivelmente utilizado na maior parte dos jogos como DH.

Resta então saber o futuro desempenhos de ambos e também da evolução dos outros dois jogadores envolvidos na troca. Hector Noesi participou de 30 jogos pelos Yankees e demonstrou ainda ser um pouco inconsistente para a MLB. Já Jose Campos, o prospect de 19 anos enviado pelos Mariners, jogou no A+ em 2011, e apesar do bom desempenho que obteve, ainda tem um longo caminho até a MLB. Esse foi o tipo da troca que só o tempo dirá se houveram grandes ganhadores ou perdedores.

Autor do post

Blog do Beisebol (Guilherme Shiniti)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *