Nada impede a prática do beisebol por mulheres, porém, o mais comum é que pratiquem o softbol, um “beisebol mais leve”.
Esta modalidade possui algumas distinções com o beisebol. O tamanho da bola de softbol é maior e pode ser da cor amarelo néon, além da branca. Já o tamanho do bastão é menor, tendo no máximo 86 centímetros, enquanto os bastões de beisebol podem chegar a um metro – apesar de terem em média 81 centímetros.
Comprovamos que o softbol é um esporte mais “light” quando comparamos as dimensões do campo e a duração do jogo. Um campo de softbol tem aproximadamente 18 metros de uma base à outra, ao passo que um campo de beisebol tem 27; uma partida de softbol possui sete entradas enquanto um jogo de beisebol possui nove.
Além disso, no softbol o corredor deve tocar a base enquanto a bola está na mão do arremessador, regra não necessária no beisebol.
Mas a diferença mais conhecida – e também importante – está no arremesso: o do softbol é feito de baixo para cima; o do beisebol é feito inversamente. Apesar disso, ambos conseguem obter os mesmos efeitos de bola.
Essas são algumas das diversidades entre as duas modalidades, havendo ainda outras como no roubo de base e na substituição dos jogadores.
Vale ressaltar ainda que o softbol geralmente é praticado por mulheres, mas também pode ser praticado por homens.
Agora que você já conhece melhor o softbol, vai se surpreender com o desempenho brasileiro neste esporte. Mesmo sendo pouco divulgado e praticado no Brasil, o país conta com representantes bem-sucedidos. O Softbol Feminino conquistou no dia 5 de janeiro deste ano a Copa Mundial SUB-16. Nossa equipe venceu a americana South Florida MiniBulls com um placar de 3 x 2, disputado em Plant City, nos Estados Unidos. Ficam aqui os meus parabéns para as meninas! Talvez este seja um passo para o crescimento deste esporte pelo Brasil.
Adorei a matéria.
Parabéns!!!!
;D
Ótima matéria.
=)
Mandou bem logo na primeira matéria hein!
A partir de hoje, Mariana fará parte de nossa equipe no Blog do Beisebol!
Seja bem vinda 🙂
Belo começo. Texto nota 10.
Grande aquisição do Blog.
Daniel