Como Funciona a Temporada na MLB



A MLB ou Major League Baseball é a maior liga de beisebol do mundo. Ela é composta por 30 times (29 americanos e 1 canadense) divididos em duas sub-ligas: American League (Liga Americana) e National League (Liga Nacional), cada uma com 15 times. Essas duas sub-ligas são divididas em três divisões cada: Central, Leste e Oeste.

 

Times da Liga Americana

Times da American League

 

Times da Liga Nacional

  Times da National League

A grande diferença entra as ligas é que, enquanto na National League os pitchers também rebatem, na American League existe a figura do rebatedor designado, que não participa do jogo nos turnos de defesa de seu time, ele apenas “troca” de lugar com o pitcher de sua equipe no ataque, sem que seja necessária ocorrer uma substituição. Caso ocorra um jogo entre times da National e da American, a regra é válida de acordo com o time mandante. Se a partida for no estádio de um time da Liga Americana, haverá o rebatedor designado, mas se for no estádio da Liga Nacional, os pitchers vão para a rebatida.

Temporada Regular

Em geral, a temporada regular da MLB tem duração de seis meses (Abril-Setembro). Durante este período, todas as equipes fazem 162 jogos (sim, é muito jogo!). A maior parte dessas partidas ocorre entre times da mesma liga (Nacional joga com Nacional e Americana com Americana). Porém, devido ao número ímpar de equipes em cada liga (15), obrigatoriamente ocorre, no mínimo, um confronto interligas a cada série.

_

Classificação dos Times

Os times são classificados dentro de suas próprias divisões. O critério adotado para classificar as equipes é o número de vitórias durante a temporada. O líder da divisão é o que tem mais Wins (vitórias) e ele se separa dos adversários por Games Back (número de jogos atrás). Para entender melhor, basta fazer um simples cálculo: cada vitória do time vale “0.5 ponto” e a cada derrota o time perde “0.5 ponto”. Assim, a equipe fica um número total de pontos e, para saber quantos Games Back está atrás do líder, basta subtrair dos pontos do líder o número de pontos obtidos por este cálculo. Vamos exemplificar:

Na temporada de 2008, a classificação final da Divisão Leste da American League foi a seguinte:

Tampa Bay venceu 97 jogos, ou seja, marcou 48.5 pontos (97 x 0.5 = 48.5) e perdeu 65 jogos, perdendo assim 32.5 pontos (65 x 0.5 = 32.5). Sua pontuação final é de 16 pontos (48.5 – 32.5 = 16).

Boston, por sua vez, venceu 95 jogos, marcando 47.5 pontos, e perdeu 67 jogos, ou seja, 33.5 pontos. Sua pontuação final é de 14 pontos (47.5 – 33.5 = 14).

Assim, para descobrir o número de jogos atrás de Boston em relação a Tampa é só fazer a subtração 16 – 14 = 2 Games Back. Os seis times que liderarem suas respectivas divisões ao final da temporada regular se classificam diretamente aos playoffs.

_

Wild Card

Mesmo que um time não termine no primeiro lugar de sua divisão, ele ainda tem uma chance para tentar o título da MLB: o Wild Card. Ele consiste em conceder aos dois times de melhor campanha de cada liga e que não foram os campeões de suas divisões a classificação para os playoffs.

_

Pós Temporada (Playoffs)

Após os times realizarem todos os seus jogos da temporada regular, tem início a pós temporada. Classificam-se para ela dez times da MLB:

– Melhor time da Divisão Central da American League;

– Melhor time da Divisão Leste da American League;

– Melhor time da Divisão Oeste da American League;

– 2 Wild Cards da American League;

– Melhor time da Divisão Central da National League;

– Melhor time da Divisão Leste da National League;

– Melhor time da Divisão Oeste da National League;

– 2 Wild Cards da National League.

Os confrontos são definidos:

Wild Card Game
Os dois Wild Cards de cada liga jogam entre si numa única partida eliminatória. O time de melhor campanha recebe o mando de campo. Os dois vencedores avançam às séries de divisão de sua respectiva liga, enquanto os perdedores ficam de fora da disputa pela World Series.

_
Divisional Series
Com oito times restantes, quatro confrontos são formados da seguinte maneira:

– Time com mais vitórias da AL x Wild Card vencedor da AL;

– 2º Time com mais vitórias da AL x 3º Time com mais vitórias da AL;

– Time com mais vitórias da NL x Wild Card vencedor da NL;

– 2º Time com mais vitórias da NL x 3º Time com mais vitórias da NL.

A série é jogada numa melhor de cinco partidas. As quatro equipes que saírem vitoriosas (vencerem três jogos) se classificam para a League Championship Series.

_
League Championship Series
São formados confrontos entre os dois vencedores de cada liga para ver quem são os campeões da American e da National League. A série é jogada numa melhor de sete partidas. Os dois vencedores sagram-se os melhores de suas respectivas ligas na temporada e vão para a tão sonhada World Series em busca do tí­tulo da MLB.

_
World Series
Na World Series, cada equipe defende sua liga em outra série melhor de sete jogos. Aquele que vencer quatro jogos primeiro consagra-se o campeão da temporada da MLB.

_

All Star Week

No meio da temporada regular, ocorre o chamado “All Star Week”, ou seja a “Semana das Estrelas”, que é comum em todas as grandes ligas esportivas dos EUA. Tal momento consiste num período em que a Major League realiza eventos festivos (e que lhe rendem um bom lucro). A cada ano, uma equipe é escolhida para ter seu estádio como sede, revezando entre American League em anos pares e National em ímpares. Os principais eventos são:

Home Run Derby
São selecionados cinco jogadores de cada liga (Americana e Nacional) que tenham potência no bastão e estejam com bom desempenho na temporada.  Cada um deles leva consigo um “arremessador”, que lança bolas fáceis de serem rebatidas, com o intuito de seu companheiro conseguir bater Home Runs. Depois de algumas rodadas, aquele que conseguir rebater o maior número de homers é o vencedor da disputa.

All Star Game
A grande atração do All Star Week. São formados dois times: um que representa a AL e outro a NL. Os rebatedores titulares são escolhidos por votação do público, que elege os jogadores que estejam sendo os melhores de suas posições na temporada (isso na teoria, pois na prática muita gente vota em seus jogadores favoritos, sem levar em conta seu real desempenho). São designados também dois técnicos, que devem pertencer a um time da liga que defendem. Eles são responsáveis por convocar os reservas e montar as estratégias da equipe durante a partida. Todos os times devem ter pelo menos um jogador de seu elenco selecionado para o Jogo das Estrelas.
Um detalhe importante é que, apesar de um jogo festivo, a liga que vencer a partida dará ao time que representá-la na World Series o direito de ter um mando de campo a mais que seu adversário.


156 Comentários

  • Já conheço as regras basicas do baseball a um tempo, mas agora comecei a me interessar realmente pelo esporte.
    Gostaria de tirar algumas duvidas que faltam, por exemplo:
    a) gostaria de saber se há alguma rotação com as outras posições, como acontece com a de pitcher
    b) quantos jogos em média faz um pitcher nos playoffs? Há rotação nos playoffs, ou o técnico pode coloca-lo para jogar todos os jogos? (mesmo isso sendo humanamente quase impossivel, é só uma dúvida)

    obrigado
    parabens pelo otimo blog

    • Olá Pedro! Primeiramente, obrigado pela visita e pelo comentário!
      Bom, quanto às suas dúvidas:
      a) Raramente ocorre essa “rotação” com os rebatedores. O que pode acontecer é o técnico poupar o titular em algumas partidas, pois a temporada é longa e bem desgastante. Outro fator que pode influenciar é o pitcher adversário: se for canhoto, o técnico pode colocar um rebatedor destro e vice-versa.

      b) Em média, um pitcher titular arremessa a cada 4 jogos. Isso varia de técnico para técnico, mas em média eles adotam uma rotação de 4 pitchers (ao invés de 5, como na temporada regular). O técnico, em teoria, pode sim colocar o mesmo pitcher para começar todos os jogos, mas como você disse, isso sobre-humano.

      Grande abraço!

  • realmente é um otimo blog
    parabens

    gostaria de saber o que voces acham sobre o jogador tim lincecum
    ele é o meu grande ídolo no esporte

    como o Pedro, tenho duvidas tambem

    o que acontece no caso de um time estar a uma derrota nos playoffs e o seu ace pitcher ter jogado o ultimo jogo?
    ele aguentaria jogar o proximo jogo? (2 jogos seguidos)
    as chances do time de vencer seriam maiores, pois ele é o ace

    o que acontece?

    • Bom, sobre o Lincecum, ele é realmente um dos pitchers mais talentosos da liga. Prova disso é que ele já ganhou 2 Cy Young Awards.

      Quanto à dúvida: é praticamente impossível que um arremessador seja escalado para começar dois jogos seguidos. O máximo que pode acontecer é ele jogar uma partida e no jogo seguinte fazer parte do bullpen para arremessar 1 ou 2 entradas.

  • o pitcher escolhe o tipo de lançamento que ele fará ou ele decide junto com o catcher atraves de codigos?

    conhece algum lugar aonde eu possa aprender ou praticar baseball no rio de janeiro?

    valeuu!

    • Olha Tim, geralmente os catchers fazem sinais e eles decidem juntos. Quando o pitcher é muito jovem e o catcher experiente, geralmente o catcher fica com o papel de “chamar” quais arremessos ele quer.

      Quando a jogar no Rio, desculpa cara, mas não vou poder ajudar porque não sou dessa região :/

      Abraço!

  • Como são escolhidos os números das camisas na MLB?
    por exemplo, o tim lincecum usava o numero 14 na faculdade e usa o numero 55 na MLB
    eu pesquisei e descobri que ele nao escolheu o numero pois ele foi sorteado para ele
    é assim mesmo que funciona?
    abraços!

    • Confesso que essa história do Lincecum eu não conhecia.
      Em geral, é o próprio jogador que escolhe qual número ele vai usar dentre as numerações disponíveis. Porém, os jogadores que já estavam no time antes ou os “medalhões” que chegam para a nova temporada acabam tendo prioridade para escolher os números que querem vestir. Daí os números que sobram no roster ficam para os novatos e aí eles escolhem. Pode até ocorrer o caso de um jogador chegar num novo time e pedir pro cara que usa o número trocar com ele. Alguns não se importam de trocar, já outros não aceitam. No caso do Lincecum, é bem possível que o número 14 já estivesse sendo utilizado por outro jogador, daí ele teve que escolher outro número. Mas sobre ser sorteado, isso eu não tenho conhecimento.
      Abraço!

    • Olá Patricia. Bom, é difícil achar jogos da MLB disponíveis para assistir, pois eles são muito rígidos quanto ao “copyright”. Você pode assistir jogos completos no arquivo do site da MLB, mas para isso teria que ser assinante da MLB TV, pagando uma taxa anual. Pra baixar, você teria que procurar os jogos em torrents (como Shareaza por exemplo), mas tome cuidado com os vírus.

      Acho que uma opção legal são os “condensed games” no próprio site da MLB. Eles são uma espécie de resumo dos jogos, com os momentos mais importantes da partida (e esses são de graça). Caso esteja interessada, separei esse jogo entre Texas Rangers e Saint Louis Cardinals na World Series do ano passado: http://mlb.mlb.com/video/play.jsp?content_id=19955919

      Qualquer dúvida, não deixe de perguntar!
      Abraço.

    • Olá Patricia, aprendi muito a entender o baseball após jogar, outras coisas claro que lendo mesmo, se quiser te passo um link para você baixar o RBI para Pc, você irá adorar. Esse site é ótimo me fez aprender mais ainda, obrigado.

  • Olá, parebens pelo blog muitobem feito e bem atualizado, continue assim.

    Estou me interessando pelo Baseball agora e tou gostando xD, gostaria de saber por onde voce assiste o jogos? É pela ESPN?

    • Olá Jonatas, primeiramente obrigado pelos elogios. É sempre bom saber que meu trabalho está agradando.

      Bom, para assistir os jogos eu geralmente utilizo a internet mesmo. A MLB passa todos os jogos online mediante o pagamento de uma taxa anual. Ou ainda, existem sites que transmitem os jogos de graça (apesar de ser ilegal, confesso que as vezes assisto por esses sites também).

      Abraço.

  • Olá, vou a San Francisco em Maio e queria levar meus filhos a um jogo do San Francisco Giants, vi no site do time que há jogos quase que diários , e tenho algumas perguntas que espero que vcs possam me ajudar (desculpe a ignorância no esporte): Por que os times jogam duas partidas em dias seguidos? Seria mais legal ir assistir com as crianças partida as 12:30 ou as 19:15? Qual a duração de uma partida? NA opinião de quem sabe qual jogo vcs indicariam, Giants*CArdinals (16 ou 17/5) ou Rockets (14ou 15/5)? É tranquilo comprar os tickets por internet?É um programa legal para crianças pequenas?
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Lídia. Que legal ir para San Francisco.
      Nunca fui à esta cidade, mas vou tentar ajudar mesmo assim.
      Quanto à primeira questão, os times jogam realmente muitas partidas durante o ano. Isso ocorre porque, ao contrário de outros esportes, o beisebol não exige tanto do físico dos atletas. Além disso, é uma tradição do esporte (cada time joga 162 partidas por temporada!).

      Sobre o horário dos jogos, eu particularmente prefiro o das 19:15, com o estádio iluminado o espetáculo fica ainda mais legal. Porém, como você estará com seus filhos e as partidas têm duração entre 2:30 e 3 horas, talvez fique um pouco tarde para as crianças. Além disso, nos jogos à noite, a torcida costuma ser um pouco mais agitada. Se as crianças forem muito novas, a melhor opção é ir no horário da manhã.

      Nos jogos, você teria a opção de ver os Giants enfrentando os atuais campeões (Cardinals) ou um rival da mesma divisão (Rockies). Particularmente, escolheria Cardinals 🙂

      É bem tranquilo comprar ingressos pela internet e com bastante antecedência. O lado bom disso é que você garante o lugar que quer e tem a facilidade de fazer tudo pelo computador. Mas, por experiência própria, comprar ingressos na bilheteria também é válido. Certa vez, em Los Angeles, pesquisei o preço pela internet e encontrei o ingresso que queria por $50. Decidi ir na bilheteria no dia do jogo e o mesmo ingresso estava $31. Como não está habituada a ir, seria melhor comprar pela internet e já ir tranquila para o jogo. Mas, caso queira comprar direto no dia da partida, também é uma opção válida.

      Por fim, é um programão, mesmo para quem não entende muito do esporte. O estádio dos Giants (AT&T Park) é um dos mais bonitos que há. Fica ao lado do mar, tem uma vista maravilhosa. Opções de restaurantes não faltam, desde pizzas e hot-dogs até comida japonesa. É um programa bem familiar!

      Obrigado pela visita. Mais dúvidas, é só perguntar.

  • Eu sou torcedor do Bravos de Margarita que é um time da VENEZUELA, queria que vocês amastracem os resultado da LVBP ( LIGA VENEZUELANA DE BEISEBOL PROFISSIONAL). vALEU!!!

  • Primeiramente queria dar meus parabéns pelo site agradecer pelo conteudo.Queria saber se existe algum site aonde posso assistir os jogos pela net gratuitamente?

    • Olha Vinicius, infelizmente nunca houve um brasileiro ou descendente jogando na MLB. Atualmente, os brasileiros que podem estar mais próximos de chegar à MLB são o catcher Yan Gomes (começou o ano no AAA do Toronto Blue Jays) e o outfielder Paulo Orlando (AAA do Kansas City Royals), que vinha muito bem, mas sofreu uma contusão.

    • Olá Carla.
      Bom, em Chicago existem dois estádios. O Wrigley Field, casa do Chicago Cubs e o US Cellular Field, casa do Chicago White Sox. Se fosse para escolher um deles, iria a Wrigley Field. É um dos estádios mais tradicionais e “charmosos” que existe. Foi construído em 1914 e tem muita história agregada, ainda mais levando em conta a história da maldição dos Cubs que não vencem uma World Series a mais de 100 anos. Com certeza esse seria um belo passeio!

    • Olha Carla,
      o melhor lugar é atrás do home plate (lugar onde os jogadores ficam quando rebatem a bola), pois você fica com uma visão geral de tudo que acontece em campo e mais perto da ação. Mas, esse também é o lugar mais caro. Dependendo de quanto você estiver querendo pagar, vale a pena ficar um pouco mais longe do home plate e ficar nas primeiras fileiras do outfield. Você continua tendo uma visão boa. E nessa direção é onde os jogadores rebatem algumas bolas com frequência. Já pensou se você pega uma? Aí sim o passeio estaria completo.

      Abraço!

  • Boa tarde,
    Estou começando a me interresar por beisebol…porém como to iniciante estou com mtas dúvidas….estava visitando o site da MLB é lá verifiquei que existem quadro de estatísticas de cada jogador. Como funciona esses dados? Qual o significado das silgas?(ex: Ab,3b,SB, entre outras). E também sobre a posição dos jogadores que tem as siglas(P,C,LF entre outras)

    desde já agradeço atenção e seu blog esta de parabéns…E o q percebi é sua agilidade em responder as dúvidas de geral o mais rápido possível. Fica aqui miha gratidão.

  • Excelente blog.
    Parabens.
    Você sabe alguma loja on-line no Brasil que vende produtos da MLB? Pois o site da MLB é barato, mas o frete acaba inviabilizando a compra.

    • Olá Fabricio.
      Olha, é difícil achar uma loja no Brasil e que tenha uma boa variedade de produtos da MLB. No máximo, você encontra os bonés dos times (e mesmo assim não são muitas opções). Creio que uma maneira de comprar seja pelo Ebay. Os vendedores costumam vender por preços parecidos com da MLB e o frete sai bem mais em conta.
      Abraço!

  • Estou indo a LA no início de Julho e vi que vai rolar um jogo Los Angeles Dodgers vs. Colorado Rockies…
    a minha dúvida é que aparece o jogo em 3 dias…
    como funciona??? os 3 dias tem jogo??? qual melhor dia para ir ?

    SEG 06
    TER 07
    QUA 08

    valeu!

    • Olá Guilherme!
      Sim, são três jogos seguidos mesmo. Quanto ao melhor dia para ir, bom, aí depende de você. Segunda-feira com certeza é o dia mais tranquilo, com menos gente no estádio. Em compensação, na quarta-feira será a decisão da série, portanto deve ser o dia mais movimentado. Outro ponto a ser notado são os arremessadores. Caso seja dia do Clayton Kershaw (pitcher dos Dodgers) jogar, com certeza iria neste dia.

      Basicamente é isso. De qualquer forma, ver o jogo na estádio é uma experiência única. Tenha certeza de que qualquer dia que você escolha valerá e muito a pena!

  • Porque a globo num divulga esse esporte??? É só assistir uma vez e se viciar, e está na lista dos meus esportes favoritos.
    Ps. Lista esta que não contém futebol “socker”.

  • Olá, estou indo para NY semana que vem, e eu quero assistir ao jogo dos yankees contra o oakland, vou poder assistir a ultima partida no domingo 23/09, gostaria de saber qual o melhor lugar para assistir o jogo, bem como se fosse possível algumas dicas para eu não ter surpresa lá.

    Desde já agradeço e parabéns pelo blog!

    • Olá Iuri.

      O melhor lugar é sempre atrás do home plate, pois é onde ocorre toda a ação do jogo (dá pra ter uma visão boa do rebatedor). Porém, são também os lugares mais caros e muito procurados, portanto pode ser difícil encontrar ingresso. Se não for possível, tente algum lugar no outfield, porém nas primeiras fileiras. A verdade é que, seja onde for, assistir o jogo no estádio é uma experiência única.
      Se possível, tente chegar com antecedência no estádio. Antes do jogo ter início, os jogadores treinam rebatidas e várias bolinhas acabam indo para a torcida, portanto é uma chance de você ganhar um belo presente!

      Bom, é isso aí cara. Boa viagem!

  • Olá, primeiramente quero parabenizar o seu blog, muito bom trabalho!!
    Comecei a acompanhar o mundo do Baseball a pouco tempo graças a um trabalho de faculdade, e estou muito encantada com esse esporte. Infelizmente no Brasil poucas pessoas tem a oportunidade de acompanhar o baseball!
    Abraços!!

  • Parabens pelo blog, resolveu muito das minha duvidas!
    começei a acompanhar a pouco tempo e curti muito o esporte, queria saber se vc joga o Game da MLB e se é bom, vlw

  • Muiito, mas muito bom seu blog…parabéns

    minha cabeça está cheia de dúvidas, vou tentar expressá-las…rs

    1. entendi que existe uma regra diferente, com relação ao rebatedores e arremessadores, entre a Liga americana e a liga nacional…isso não se transforma em desvantagem quandos times se enfrentam na grande Final?

    2. ontem no jogo dos Cardinals x Giants começou a chover, pq não se pode ter jogo na chuva? (me sinto ignorante perguntando isso…vergonha)…as pessoas que estão assistindo o jogo ficam lá esperando até a chuva passar???? MEUDEUS

    3. estava vendo uma transmissão mas não peguei inteira a explicação sobre os tipos de lançamento (bola rápida, bola com efeito) etc…dá pra vc colocar uma listinha com as expressões em inglês e as possíveis traduções?

    4. quais as maiores rivalidades da MLB (tirando yankees x red sox)

    obrigada!!!

    • Olá Karina!

      Vamos às respostas:

      1) Na final, as regras que valem são de acordo com o time mandante. Nos jogos na casa do time da AL, ambos utilizam o rebatedor designado. Nos jogos na casa do time da NL, ambos colocam os pitchers para rebater. Então, na teoria, nenhum sai em desvantagem.

      2) O principal motivo para o jogo não ocorrer na chuva é a bolinha, que acaba perdendo altura mais rapidamente. Primeiro que durante os arremessos, a água modificaria a bolinha e faria pressão para baixo, dificultando a vida do arremessador. A vida dos defensores também seria muito prejudicada, pois ficaria escorregadia. Quando a chuva é bem fraquinha, os juízes prosseguem com o jogo. Mas quando ela fica um pouquinho mais forte, eles são obrigado a interferir.

      3) Prometo que vou tentar fazer essa adaptação na página do “Guia do Iniciante” ou montar um post sobre isso!

      4) Muitos consideram que a rivalidade mais acirrada é San Francisco Giants x Los Angeles Dodgers. Esse chega a ser caso de ódio mesmo. Dizem que a rivalidade é tão grande que se moveu de costa à costa dos EUA. Isso porque antes, os dois times eram do estado de Nova Iorque (New York Giants e Brooklyn Dodgers). Nos anos 50, os Dodgers se mudaram para Los Angeles. E, em seguida, os Giants acabaram mudando também para o estado da Califórnia, indo parar em San Francisco. Outra rivalidade bastante tradicional é entre Chicago Cubs e Saint Louis Cardinals. E também temos as rivalidade entre times do mesmo estado ou cidade, como Yankees e Mets, Cubs e White Sox.

      Abraço!

  • Obrigada pelas respostas, tem algum livro sobre o beisebol em português que vc possa indicar?

    outra sugestão, um post sobre curiosidades (que não se referem as regras etc), por exemplo, numa das transmissões vi muitos torcedores e jogadores com a aba do boné virada, as flanelinhas nas mãos dos torcedores, ontem vi umas vassourinhas (essa eu entendi graças ao seu Blog!), e o que é que estes jogadores tanto mastigam…rsrrsrs

    muuuito obrigada mesmo!!!!

    abraços

    Karina

    • Olha Karina, livros em português eu não conheço nenhum para te recomendar. Há algum tempo atrás, li um chamado “Calico Joe”, mas na versão original em inglês. Se não estou enganado, a previsão era de que ele teria sua versão traduzida para o português lançada em outubro ou novembro. Tenta dar uma procurada que vale a pena sim!

      E obrigado pelas sugestões. Pode ter certeza que vou fazer posts sobre esses temas sim, ainda mais agora que a temporada está acabando e teremos um longo período sem grandes notícias sobre a MLB.

      Abraço!

  • Amigo, parabéns pelo excelente blog!! Estou super interessado pelo esporte e este blog esclareceu ainda mais as minhas duvidas.

    Você pratica baseball?

    Abs,

  • eu quero fazer algumas perguntas

    1 qual time de baseball voce torce ?

    2 o baseball foi por muito tempo o esporte mais popular no usa porque foi ultrapassado pelo futebol americano ?

    3 é verdade que o baseball esta perdendo popularidade nos eua e esta se tornando um esporte de velhos ?

    4 os jogadores de baseball que jogam no brasil , vivem disso são profissionais ?

    5 eu queria saber quais as chances da seleção mexicana vence world classic baseball ?

  • Ola, gostaria de saber em quais canais da TV paga, posso assistir a temporada da MLB, começei a jogar baseboll aquie em BH, no Parque ecologico, porem, nao posso ver meus times jogando, fico grato com sua resposta. LAdodgers. NY Yankes!!!!! hehee XD!

  • Ola! Parabens pelo blg e show! Uma duvida qual o intervalo de um jogo para outro? Sou brasileiro e gosto muito de futebol mas comecei a gostar de beisebol por causa de um jogo de videogame! Obrigado desde já! toronto o/…

  • Comecei a entender esse esporte a pouco tempo,mas não tenho time para torcer, alguém pode me sugeri um?
    menos os NY,não gosto dos NY apesar de que os NYY são um dos melhores….!

  • Bom dia,

    Tenho um dúvida que não consegui sanar de maneira nenhum. Já morri de “googlear” e não encontro nada…

    Qual é o critério usado para considear uma equipe como National League ou American League?

    Geograficamente há equipes muito próximas e cada uma faz parte de uma liga diferente. Há casos da mesma cidade, como New york, que tem um time na NL e outro na AL, Los Angeles a mesma coisa… isso me deixa completamente confuso.

    Um abraço!

  • Gostei muito de seu site, mas estou com uma dúvida, estou começando a acompanhar por agora os jogos e acabei baixando um APP, mas quando fui ver os jogos, percebi que tem 3 jogos seguidos com o mesmo time. Ex: segunda, terça e quarta, na quinta, sexta e sábado já seria outro time. Como funciona esse enfrentamento? Não sei se ficou bem claro.

  • Heeeey, gostaria de saber se há um título para o melhor time de sua divisão depois da Regular Season… Por exemplo, o New York Yankees foi o melhor time da Divisão Leste da Liga Americana na Temporada Regular, teve mais vitórias e menos derrotas, ele ganha um título por isso? Um trófeu? Enfim, desde já agradeço! Esse site tem me ajudado MUITO a entender o Baseball, gosto muito desse esporte, valeu xD

  • Nairton, na MLB os confrontos são divididos assim mesmo. O mais normal são as séries de 3 jogos mas existem também de 2 e 4 jogos. Isso ocorre porque, como há jogo quase todo dia, seria muito difícil ir pra um lugar diferente todo dia pra jogar.

    Então por exemplo, os Red Sox recebem os Yankees em Boston numa segunda, terça e quarta, e quinta sexta e sábado vão até a Philadelphia jogar tres jogos contra os Phillies. Depois vão à San Diego jogar tres contra os Padres… e assim vai.

  • Cara, estou com uma dúvida que está me incomodando e não consigo solução em lugar algum…

    Queria saber como é essa coisa de alguns times terem jogos a menos que outros… Tipo, um time jogou 150 partidas, e o outro jogou só 145 por exemplo… Por que uns times jogam mais que outros? Isso não é injusto? Quer dizer, é mais dificil meu time ter mais vitórias que o seu se eu joguei menos vezes que você…

    Então é isso, queria saber porque uns times têm mais jogos que outros… Obrigado desde já…

  • olá,

    primeiramente gostei muito do site, muitas das minhas dúvidas foram esclarecidas.

    Eu estou acompanhando os jogos da MLB a algum tempo, mas estou com dificuldade para entender como funciona a tabela de classificação da temporada, poderiam me ajudar quanto a isso?

    obrigado

    • Olá Leandro.

      Já aconteceram vários casos de um time da AL ser transferido para a NL e vice-versa. Isso é determinado pela própria MLB. O caso mais recente foi em 2013, quando o Houston Astros se “mudou” da NL Central para a AL West, para balancear as ligas (agora ambas possuem 15 equipes cada).

      Abraço!

  • Respeito o Baseball, sei que ele é popular nos EUA e no Japão, e e alguns países da américa central, Aqui no Brasil, o Baseball tem baixíssima popularidade, nos programas esportivos, nunca se ouve falar em baseball, nos sites esportivos, também nunca se vê nada sobre esse esporte, porque o brasileiro não dá chance á essa modalidade??

    • Pois é Eduardo, é uma pena que o beisebol não receba maior atenção aqui no Brasil. Mesmo em 2012, quando o Yan Gomes foi o primeiro brasileiro a chegar na MLB (e hoje é um jogador que se destaca em sua posição), quase nenhum programa noticiou o feito.
      Num país onde um único esporte domina, resta aos outros competirem pela atenção. E como o país já teve sucesso em outras modalidades, como vôlei e basquete, o incentivo ao beisebol, que nunca foi uma força aqui, é baixíssimo. E aí se torna um ciclo vicioso: sem incentivo o esporte não progride; sem progressão não ganha mídia; sem mídia não gera interesse do público.
      É uma questão realmente complicada, mas ainda tenho esperança que no futuro tenhamos mais espaço no país.
      Abraço!

  • Olá!

    Bom, essa é minha primeira temporada acompanhando a MLB e na verdade comecei a seguir um pouco depois da metade da temporada.

    Agora no fim de temporada regular me veio uma dúvida.

    Cada time faz 162 jogos na TR e são 15 times por liga. E nesse tempo acompanhando, percebi que são 3 jogos fora de casa e 3 jogos em casa contra cada time, no entanto, fiz o cálculo de 6×15 e não dá o número 162, fica faltando ainda uma boa parte dos jogos. Esses 6 confrontos por time somam apenas 90 jogos.

    Como funciona esse lance dos confrontos entre os times?

    Esses 72 jogos “que faltam” pra completar os 162 são feitos entre confrontos inter-ligas ou há alguns times que se enfrentam mais de 6 vezes na temporada dentro da mesma liga?

    Desde já, agradeço a ajuda!

    • Olá David!

      A tabela não é balanceada, ela varia de temporada para temporada. Entretanto, contra times da mesma divisão, sempre ocorrem 18 jogos (9 na casa de cada um), totalizando 72 jogos contra os 4 adversários da divisão. Os outros 90 são divididos contra as demais equipes, sejam elas da mesma liga ou inter-ligas.

      Abraço!

  • Ahhh, saquei!

    Cara, a gente acostumado com futebol, quebra a cabeça pra entender essa temporada e as demais regras do baseball kkkkkk

    Mas, to curtindo muito o baseball!

    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

  • Bom dia pessoal, minha dúvida é, porque tem 2 jogos seguidos, por exemplo comprei o ticket de um jogo dia 18 de abril … e dia 17 tem o mesmo jogo, sou novo ainda … porque esse 2 jogos seguidos?

    • Olá Carlos.

      A temporada é bastante longa (162 jogos por ano para cada equipe) e, por isso, os adversários acabam se enfrentando em séries de jogos seguidos. Em geral, uma série é composta por três jogos, mas pode ter apenas dois ou até mesmo quatro partidas consecutivas com os mesmos times se enfrentando.
      Em parte, trata-se também de uma questão logística, já que seria inviável uma equipe viajar para uma cidade, disputar apenas um jogo e no dia seguinte viajar novamente para outro lugar para enfrentar outro adversário.

      Abraço!

  • Eu queria saber da parte econômica do beisebol! Quanto ganham? Como isso afeta o país economicamente? Também sobre as figurinhas de jogadores, esse tipo de coisa!

    • Olá Natália!

      O beisebol movimenta bilhões de dólares todos os anos. Na MLB, o salário mínimo de um jogador com contrato de Major League (ou seja, na liga principal) em 2015 será de US$507 mil por ano. Os valores variam muito, de acordo com a qualidade e idade do atleta. Para essa temporada, espera-se que a média salarial seja de US$4 milhões.
      O jogador mais bem pago este ano será o Clayton Kershaw, do Los Angeles Dodgers, que colocará na conta pouco mais de US$32,5 milhões!

      Sobre o impacto, cada time domina um “mercado” no território norte-americano. Isso significa que em cada cidade ou até mesmo estado, uma franquia tem maior influência que as demais e tem o direito de fazer ações de marketing, além de ter maior cobertura da mídia.

      Quanto aos cards, todo ano algumas empresas produzem diversas variações para serem comercializadas. A mais famosa é a linha da Topps. Se tiver interesse em comprar, sugiro que dê uma olhada no Ebay. Você encontra uma grande variedade e um preço bem justo (cerca de um dólar por card).

      Abraço!

  • Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo Blog.
    É muito bem feito e esclarecedor.
    Estarei em NY entre os dias 19 e 24 de abril e vi que haverão jogos entre Mets x Braves (dias 21,22 e 23) e Yankees x Mets (dia 24).
    Qual jogo você, como expert no assunto, recomendaria ir?

    Grande abraço.

  • Parabéns pelo site, muito bom!
    Estou viajada para Los Angeles e San Francisco nos dias 20 a 28/09/15 e tenho algumas dúvidas:
    a) qual o time voce aconselha assistir a uma partida GIANTS, DODGERS ou ANGELS?
    b) reparei que na “schedule” existem 3 partidas em seqüência contra o mesmo time isso é normal (ex: 18, 19 e 20/09/15 vs PIRATES)?
    c) qual a partida é mais interessante assistir, a primeira, a segunda ou a terceira?
    Muito obrigado.
    Valew

    • Olá David!

      Os três times são boas pedidas. Mas se quiser uma experiência mais emocionante, aconselho ir a um jogo dos Giants, em que a torcida é realmente fanática.
      É normal os times se enfrentarem em séries de três jogos, pois facilita a logística, para evitar que as equipes sejam obrigadas a viajar vários dias seguidos.
      Sobre qual partida escolher, não há grande diferença entre primeira, segunda e terceira. Mas vale a pena conferir quais serão os arremessadores de cada dia.

      Abraço!

    • Olá Ewerton.

      Essa temporada, dificilmente teremos um brasileiro no All-Star Game. O Paulo Orlando, apesar de um bom início, não conseguiu manter bons números no ataque e não tem o quesito “fama”, que poderia levá-lo a ser indicado. O Yan Gomes poderia ser uma boa escolha, mas a lesão o prejudicou muito e dificilmente conseguirá dar a volta por cima num prazo tão curto.
      Quem sabe ano que vem o Brasil não ganha um representante?

      Abraço!

  • Bacana ter encontrado seu blog… Sou um fã do esporte há anos e um praticante também e o que mais faz falta são pessoas para comentar =( kkkkk

    E como o Kershaw está com o rendimento baixo essa temporada… O cara está irreconhecível perto do que era ano passado e sem o Ryu acho que fica difícil para os Dodgers sonharem com a WS, deixar tudo nas costas do Greinke fica tenso

    • É verdade, Fabio! Minha maior dificuldade é encontrar alguém com quem possa trocar ideias e comentar as partidas!

      Sobre o Kershaw, acho que é uma questão de tempo para ele voltar a ser o arremessador dominante das últimas temporadas. Ele está com a melhor média da carreira em strikeouts, mas em compensação tem cedido muitos home runs (já foram 7, ano passado inteiro foram 9). Se ele conseguir manter a bola dentro do campo, creio que os números voltem a melhorar bem.
      Sobre a rotação, concordo com você que o Ryu é fundamental para o sucesso da equipe. Particularmente gosto do Brett Anderson, a questão é que o cara parece ser feito de vidro! E não dá para confiar que o Bolsinger e o Carlos Frias serão arremessadores confiáveis até o final do ano.
      Enfim, para a grana que os Dodgers têm, dava para ter montado um elenco mais equilibrado. Ainda assim acho que são os favoritos para levar a NL West. Chegar na WS, o buraco é mais embaixo hehe

      Abraço!

    • Olá Renan.

      Os times costumam se enfrentar em séries de três jogos em dias seguidos. Isso acontece por uma questão de logística. Como cada equipe participa de 162 partidas por temporada, não seria viável o elenco fazer uma viagem cruzando o país para fazer um único jogo e no dia seguinte ter que viajar novamente.

      Abraço!

  • Olá! Me parece que o beisebol é um esporte que depende muito mais da habilidade dos jogadores do que de táticas. É isso ou estou com uma percepção errada? Outro aspecto: qual a interferência do técnico no decorrer de uma partida, além da possível troca do arremessador?

    • Olá Marco!

      Em parte você está correto, os jogadores têm uma alta importância no beisebol, até porque mesmo sendo um esporte coletivo, no momento da rebatida o confronto se resume no 1 contra 1 (arremessador versus rebatedor).
      Mas o técnico tem sua importância sim, além das substituições de arremessadores e rebatedores no decorrer das partidas, ele é responsável por definir os “shifts” da defesa (posicionamento dos defensores, levando em conta as estatísticas do rebatedor adversário), chamar por uma tentativa de roubo de base para um corredor, chamar um bunt numa situação de avançar um companheiro de equipe que esteja em base ou, em alguns casos, sinalizar para o pitcher qual deve ser o próximo arremesso.
      São pequenos detalhes táticos, menores do que os encontrados no futebol ou no basquete, por exemplo, mas que podem ser fundamentais no resultado de um jogo.

      Abraço!

  • Olá, em primeiro lugar queria dar parabéns pelo blog! Estou começando a assistir beisebol agora e seus posts tem me ajudado muito a entender melhor o esporte! Mas eu tenho uma dúvida quanto ao Wild Card. Pelo que entendi, essa chance é concedida aos 2 times com melhor pontuação de cada liga que não tenham sido líderes de suas divisões, certo? Se for isso mesmo, me tire mais uma dúvida: fui ao site da MLB agora ver o placar e percebi que eles mostram 3 times classificados como “Wild Card” em cada liga, sendo que um desses times em cada liga apresenta o WCGB (Wild Card Games Behind, imagino) em um número positivo. Poderia me explicar o que é isso? Segue um print de como está a tabela da American League, caso eu não tenha explicado muito bem: http://prntscr.com/80kfpa

    Obrigado desde já!

    • Olá Daniel.

      No caso, dois times estavam com a mesma campanha em % de vitórias (Minnesota e Toronto), por isso aparecem empatados com o segundo wild card da American League. O WCGB significa isso mesmo que você disse, o número de jogos que uma equipe está atrás da vaga de wild card. No caso, um time sempre aparece com o saldo positivo, pois significa que a equipe está 1.5 jogo à frente do primeiro time que não está se classificando como wild card.

      Abraço!

    • Olá Thalys,

      A temporada regular está na reta final. Na Liga Americana, Kansas City Royals, Toronto Blue Jays e New York Yankees já se classificaram para os playoffs, a briga continua apenas na divisão oeste e última vaga no wild card.
      Já na Liga Nacional, o New York Mets, Chicago Cubs, Saint Louis Cardinais, Pittsburgh Pirates e Los Angeles Dodgers foram os classificados para a pós temporada.

      Abraço!

  • Excelente blog.
    Estou morando no Canada e desde que assisti a um jogos do Blue Jays no estadio tenho acompanhado os playoffs e torcendo assim como todos os Canadenses, porem sera dificil reverter essa diferenca contra os Royals.
    O que realmente acho interessante e inusitado eh como os times variam a performance de jogo para jogo.
    Na minha percepcao no duelo rebatedor x arremesador o utimo tem mais influencia, quero dizer. Depende mais da qualidade de arremesso do cara do que na habilidade do rebatedor. Ate pq o aremessador faz varios arremessos enquanto os outros rotacionam. Concorda com isso?

  • Tenho algumas duvidas especificas

    1 – Quando o rebatedor rebate os demais que estao na base podem correr imediatamente apos a rebatida, certo? Pelo que percebi quando ja existem 2 outs e a defesa pega a bola do rebatedor (ficando 3 out) no ar automaticamente elimida todos da base tb mesmo que eles corram pra quarta base? E em contra partida se tivesse apenas 1 out ou 0 o ponto contaria pra os jogadores que conseguem chegar a quarta base?

    2 – Ontem vendo o jogo do Mets X Cubs aconteceu algo intrigante. No lugar do muro tem uma cerca viva (de plantas) a bola rebatida entrou nessa cerca e nao voltou e se nao me engano contou como se fosse um homerun solo (estou na duvida) e os outros rebatedores que estavam na base nao correram (acho que nao poderiam correr). Fiquei meio confuso com o que acontece nesse caso, pois a bola nao saiu do campo e se tivesse um muro ela voltaria como rebatida valida

    • Olá Henrique,

      1- Sim, quando estão com dois outs, os times só conseguem a corrida se o rebatedor não for eliminado. Desta forma, mesmo que o jogador que estava na 3B chegue ao home plate (quarta base) antes que a eliminação ocorra, ele não marcará um ponto. Caso estivesse com 0 ou 1 eliminados, aí sim ele seria computado com uma corrida.

      2- O caso desse jogo é realmente curioso. O Wrigley Field, estádio dos Cubs, é um dos ballparks que tem uma regra válida somente para ele. Essa regra estabelece que se a bola cair na cerca viva e “sumir”, tanto o rebatedor quanto os corredores que estão em base avançam duas bases automaticamente.

      Abraço!

  • Eu não sei se já tem isso escrito aqui no site, mas acredito que não (pergunta um pouco inútil). Em alguns times tem mais ou menos duas pessoas com as letras “BB” atrás da camisa, quem são elas? Eu imagino que são ajudantes, mas estou com essa dúvida.
    E para não deixar passar já que faz tempo que não apareço por aqui, para qual time você torce na MLB?

    • Olá Escritora,

      Exatamente! As pessoas com o “BB” nas costas são os ballboys ou batboys, auxiliares dos times (geralmente são jovens), que são responsáveis por ajudar com a reposição de bolas para os árbitros, retirada de bolas que ficam no território foul, retirar os bastões que os jogadores deixam no chão após as rebatidas, além de terem controle sobre outros equipamentos, como luvas e capacetes de proteção.
      Sobre minha torcida, sou fã do Seattle Mariners. E você?

      Abraço!

      • Muito obrigado, sempre volto aqui para olhar um pouco das jogadas e arremessos que acabo me esquecendo e cada vez acho o blog melhor, pois ajuda muito quem não entende das regras e quer conhecer mais sobre beisebol e até pessoas que já entendem mais um pouco. E eu sou fã do Cleveland Indians. 🙂

  • Cara, seu blog é demais!! Um oásis…
    Me apaixonei recentemente pelo Baseball e o que mais chateia é a pouca abertura que o esporte tem aqui no Brasil.. é triste não ter com quem conversar e os amigos ainda tirando o sarro por gostar de algo tão inusitado… Parabéns novamente!! Só não tenho à quem recomendar o blog..jkkkk

    • Olá Davi,

      É difícil encontrar um material sólido sobre o assunto, pois cada equipe adota um padrão de códigos para confundir os adversários. De maneira geral, quando não há adversários em base que possam roubar os sinais, os catchers utilizam um dedo para indicar fastball, dois dedos para bola de curva ou outro efeito vertical, três dedos para sliders ou efeitos horizontais e quatro dedos para changeups. Mas isso não é uma regra.

      Abraço!

  • Olá sou o André tenho 14 anos e prático baseball através de um projeto, gostaria de saber se eu posso me tornar um jogador profissional de baseball, eu sei que em Jundiaí tem o centro de treinamento yakut, e meu professor falou que se jogar bem o baseball pode ir jogar no centro de treinamento yakut é verdade ?

    • Olá André,

      Existe sim a chance de você se tornar um profissional. Não é fácil, ainda mais que no Brasil é impossível viver somente disto, você teria que ir jogar em uma liga em outro país. Mas tente sim, não tenho contato com o pessoal do CT Yakult, então não posso te dar maiores detalhes.
      Da MLB, o Tampa Bay Rays já fez peneiras aqui no Brasil e pode voltar a fazer. Então, é importante ficar ligado!

      Abraço e boa sorte!

  • Eu aqui novamente para te incomodar um pouquinho, quando eu entro no site do meu time e vou nos scores as vezes tem um time que no simbolo dele aparece um triangulo azul no canto esquerdo com as seguintes letras : “SS”. Porém, não faço ideia do significado :p

  • Olá, achei o blogue muito bom
    Mas eu queria saber se é normal ter jogos dia apos o outro
    Ex: teve um hj do New York Yankees
    E amanhã terá outro jogo deles é normal isso ou estou vendo jogo repetido???

  • Bom dia, estou nos EUA e ontem assiti um jogo de basebol (Merlins x Nets) e me interessei pelo esporte.
    Entrei na internei, achei o seu blog e gostei.
    Algumas duvidas:
    1) O Basebol era o principal esporte norte americano mas perdeu espaço para o Futebol Americano e até para o Basquete. Voce sabe porque isso ocorreu?
    2) Existe perspectivas de reduzir o numero de jogos numa temporada? É muito jogo e a partida que fui ontem nao estava lotada (jogos de Futebol Americano e Basquete em geral lotam)
    3) Essa é uma duvida mais geral sobre esportes amercianos. Sempre tive a impressao que os americanos adoram esporte como um evento social, mas nao estao tao preocupados com o resultado da partida (ou pelo menos estao muito menos preocupados do que os brasileiros). Voce concorda com isso?

    • Olá Guilherme,

      Que legal que assistiu um jogo ao vivo, é uma emoção muito diferente! Sobre suas perguntas:
      1) Realmente, isso começou a acontecer. Não sei ao certo te dizer o motivo, mas o marketing que tanto NBA e principalmente NFL começaram a praticar acabaram superando e muito a divulgação da MLB.

      2) Não existem perspectivas para uma redução da temporada regular. Já se estudaram medidas que reduzissem o tempo de jogo. Porém, o número geral de partidas por enquanto continuarão a ser de 162 partidas.

      3) Em parte isso é verdade sim! Os americanos veem nos esportes uma forma de se passar um tempo tanto com a família quanto com os amigos. Ainda há muita gente apaixonada pelas equipes, mas se compararmos com o futebol no Brasil, a paixão seja realmente menor.

      Abraço!

  • Olá!
    Vou viajar pra Miami e na época que estarei lá, terá jogo do Marlins contra o time de Washington nationals, e contra o chicago Cubs. Qual jogo é melhor pra ir assistir na sua opinião?
    Obrigada!

    • Olá Marcela!

      Os dois são excelentes jogos. Os Nationals possuem Bryce Harper, que é uma das jovens sensações do momento e está entre os melhores jogadores da liga. Já o Chicago Cubs é o atual campeão e tem muitos jogadores bons, além de ser um time centenário. Se eu tivesse que escolher um, seria contra os Cubs, por toda a tradição da equipe.

      Abraço!

  • Olá! Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho, acompanho a MLB desde o ano passado muito por conta do blog e consequentemente torço pelos Cubs! Tenho as seguintes dúvidas: Uma liga o arremessador vira rebatedor e na outra existe um rebatedor designado? O que seria isso? não entendi muito bem. A outra dúvida é, quantos rebatedores são escalados por entrada??
    Desde já agradeço! 🙂

    • Olá Marcelo,

      Fico feliz que esteja gostando do beisebol e que o Blog está ajudando 🙂

      Sobre a primeira pergunta: na Liga Nacional, os arremessadores também rebatem nos turnos de ataque. Já na Liga Americana, existe o rebatedor designado, ou seja, ao invés do arremessador rebater no turno de ataque, o time pode escalar um rebatedor em seu lugar, sem que o arremessador seja substituído. Assim, nos turnos de defesa, o time pode contar com seu pitcher fazendo os arremessos, enquanto no turno de ataque terá um rebatedor especializado.

      Sobre a segunda dúvida: O técnico monta a escalação da partida com nove jogadores na ordem que preferir. Durante uma entrada, o time terá no mínimo três rebatedores e não haverá um limite máximo. Isso porque depende do número de eliminações. Imagine que os jogadores 1, 2 e 3 estão escalados para rebater na primeira entrada. Porém, nenhum deles é eliminado. Então o jogador 4 também poderá rebater, o 5… e assim sucessivamente, até que três jogadores sejam eliminados e a entrada termine. Se os nove jogadores escalados conseguirem chegar em base antes que as três eliminações da entrada ocorram, a ordem dos rebatedores voltará para 1, 2, 3, e assim por diante, até que ocorram as três eliminações.

      Abraço!

  • Olá! Parabéns pelo Blog, aprendi beisebol graças à vocês.

    Ando tendo bastante dificuldade pra entender o cálculo dos jogos. Vejo um time tendo uma unica série de 3 jogos com outro a temporada inteira. Enquanto o mesmo time joga 3 séries espalhadas pela temporada de 3 ou 4 jogos com outro time.

    Tem algum numero de jogos pré definido que um time joga com times da mesma divisão? Ou da mesma liga?

    O mesmo se aplica aos jogos Interliga?

    Agradeço desde já!

  • Sou de Portugal e sou um verdadeiro fã dos SF Giants! Inclusivé sou subscritor da MLB.tv e muito raramente perco um jogo dos Giants, excepto aqueles que se desenrolam de madrugada, devido ao fuso horário. Sempre que posso vejo também jogos de outras equipas. Tenho muita pena que este seja um desporto irrelevante em Portugal 🙁 Encontrei hoje este blog e concerteza será consultado diariamente.
    Julgo estar por dentro de praticamente todas as regras do jogo, mas tenho uma questão que gostava de esclarecer:
    A equipa A está com 0 outs e tem o batedor. Tem também um jogador na 2B. O batedor bate e a bola vai para o RF adversário. A partir de que momento pode um jogador da 2B correr para a 3B? O RF quando receber a bola o 2B tem que estar com o pé na base? Ou pode estar mais avançado, encurtando a corrida?

    Mais uma vez obrigado por existir este blog.

    Abraço de Portugal

    ‘Let’s go Giants’

    • Olá Paulo,

      Fico feliz que outros fãs deste esporte estejam espalhados pelo mundo!
      Sobre sua dúvida: nesse tipo de jogada, o corredor só pode começar a avançar depois que a bola toca na luva do defensor (nesse caso, o RF). E, no momento em que ela encosta na luva, o corredor deve obrigatoriamente estar em contato com a base ou voltar até ela, encostar na mesma e aí sim correr para a base seguinte. Espero que tenha ficado mais claro!

      Abraço!

  • Acompanho a MLB há uns 2 anos, gosto bastante, o que me impede de assistir mais, é que a assinatura da temporada da MLB para assistir via streaming, é muito caro, só sobra assistir pela ESPN, os jogos que ela transmite algumas vezes por semana.

    Alguém sabe se tem um serviço de streaming com preço justo?

    • Nao sei,tb tinha o mesmo problema ai no Brasil. Estou mora do em Orlando agora e aqui tem um canal so de Beisebol 24 hs no ar o ano todo, fora da temporada tb funciona com debates,noticias jogos de temporada antigas e filmes que tenha Beisebol. Nao sei se consegue assinar ai do Brasil. Abraço

  • Parabéns ,Ben explicativo.
    Uma dúvida, a PRE TEMPORADA, sāo jogos anistosos que servem somente para os tecnicos irem arrumando seus times?

  • Olá! Estarei em NYC m junho e gstaria de assistir Yankees x Mets, mas reparei que vai ser uma série (sgeunda e terça). Qual jogo deve ser mais legal de ir, o primeiro ou o segundo?

    Obrigada!

    • Olá Natalia,

      Que legal! Tenho certeza que será uma experiência incrível!

      Sobre os jogos, é bem difícil saber qual o mais legal com muita antecedência. O mais indicado seria dar uma olhada no site da equipe mandante para ver se algum dos dias terá uma programação especial (em que tenha distribuição de brindes, uma celebração ou comemoração etc.). Se nenhum dos dois dias tiver nada de diferente/especial sendo divulgado, você pode dar uma olhada em quais arremessadores estão escalados para a partida e ver se tem algum de sua preferência. Mas independentemente da situação, será um programa bem legal para ir com a família (ou sozinha também)!

      Abraço!

  • Oi estou acompanhando mais o baseball por agora, mas tenho uma dúvida muita grande e gostaria de saber como funciona, que são as infrações, por exemplo, se o pitcher pisa de forma incorreta, o corredor ganha a base, etc.
    Poderia tirar essa minha dúvida?

    • Olá Thales,

      A principal infração cometida pelos pitchers é o balk. Existem diversas situações que levam ao balk e, consequentemente, fazem com que os corredores em base avancem uma base (o rebatedor não avança).
      As mais comuns de acontecer são: começar o movimento de arremesso e parar no meio do caminho (desistir do arremesso), arremessar a bola para uma base sem se virar para ela, deixa a bola cair enquanto está pisando sobre o rubber (placa que fica sobre o montinho e que o arremessador é obrigado a pisar no movimento do arremesso) e atrasar o jogo sem motivo aparente.

  • Olá, gostaria de saber como é feita a tabela e como são determinados contra quem e quantas vezes será os confrontos dos 162 jogos da temporada regular.

    • Olá Luciano,

      Os confrontos variam de temporada para temporada, mas seguem uma lógica:
      – Times enfrentam seus rivais de divisão 19 vezes por temporada (19 x 4 = 76 jogos);
      – Times enfrentam outros times da mesma liga (Americana ou Nacional) de divisões diferentes 6 ou 7 vezes por temporada, respeitando a quantidade de 66 jogos;
      – Times realizam 20 jogos interligas, sendo esses confrontos definidos de tempos em tempos para determinar quem são os “rivais” de outras ligas.

      Logo: 76 (divisional) + 66 (interdivisões) + 20 (interligas) = 162 jogos.

  • Olá, obrigado por compartilhas tantas informações sobre esse esporte maravilhoso (pelo menos eu me encantei, cansei de futebol rs), tenho umas dúvidas, sou leigo, tenho um leve conhecimento que aprendi assistindo a partidas (mesmo sem entender) e também jogando o MLB THE SHOW (Querendo ou não o jogo também ensina a jogar e aprender as regras rs) se você puder me ajudar ficarei grato:

    O que os pitcher’s usam quando arremessam? eles pegam um “saquinho” que não faço ideia do que seja aquilo;

    Você falou sobre um pacote anual que você paga para assistir aos jogos, qual seria? Recomenda algum canal? (ex. ESPN e outros)

    Ansioso pela sua resposta e parabéns pelo blog! Tudo de bom!

    • Olá LG Bispo,

      Fico feliz que tenha se apaixonado pelo beisebol. Realmente, é um esporte maravilhoso!
      Sobre suas dúvidas:

      – Os pitchers usam aquele saquinho (rosin bag) como uma forma de ter mais aderência ao pegar a bolinha. Basicamente, o saquinho é preenchido por pó de resina, que ajuda o arremessador a manter a mão mais seca.

      – No próprio site da MLB (em inglês), você encontra as opções da MLB.TV. Há alguns anos, fizeram algumas alterações e disponibilizam apenas dois tipos de pacotes: o completo, que dá direito a assistir a todos os jogos, e o “Single Team”, em que você paga um pouco mais barato e assiste apenas aos jogos da sua equipe.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *