História do Beisebol




ORIGEM

Não se sabe com precisão como o beisebol surgiu. Porém, estudiosos acreditam que sua criaçãoo seja baseada em esportes de taco e bola da Inglaterra, assim como o Cricket. A primeira referência de algo relacionado ao esporte que se tem conhecimento data de 1744, numa publicaçãoo britânica chamada “A Little Pretty Pocket-Book”, que, através de rimas, descreve um campo com caracterí­sticas semelhantes as do beisebol, tendo o que seria o “infield” em formato triangular e postes no lugar das bases.
Em 1755 foram escritos relatos por William Bray que descreviam um jogo com bases, criado na Inglaterra chamado “rounders”.
Em 1796 foi citado num livro alemão um jogo que envolvia dois times, no qual o rebatedor tinha três chances para acertar a bola e só era necessária uma eliminação para que as equipes invertessem de posição.
Na década de 1830, foram feitos artigos sobre jogos pela América do Norte, conhecidos como “town ball”, “round-ball” ou “base-ball”, com descrições detalhadas que se aproximavam muito do beisebol (diferenciavam-se por ter cinco bases ao invés de quatro e aconteciam eliminações caso a defesa pegasse a bola após o primeiro quique no campo). Após um encontro em de historiadores em 1907 nos EUA, conclui-se que o Beisebol foi inventado em 1839, por Abner Doubleday em Nova Iorque.
Em 1845, um bombeiro membro do clube “Knickerbockers” da cidade de Nova Yorque comandou a criação de códigos voltados para o jogo, que modificaram diversas regras (algumas ainda presentes no esporte) e adotou-se uma bola menor e mais dura que as utilizadas anteriormente. A primeira partida oficial nos Estados Unidos ocorreu em 19 de Junho de 1846, entre os Knickerbockers e o New York Nine, que teve o placar final de 1-23.  À partir daí­, durante o restante do século XIX, o código dos Knickbockers serviu de base para a formulação das regras do beisebol moderno.

 _

NO BRASIL

O beisebol foi trazido para o Brasil por funcioná¡rios de empresas norte-americanas como Light e Frigorífico Armour, a partir de 1850. De início, tinha um destaque considerável no cenário nacional. No iní­cio do século XX, algumas equipes foram criadas para a disputa de uma liga. Com o passar dos anos, o esporte foi sumindo e cada vez menos praticado. Atualmente, o beisebol é pouquíssimo divulgado no Brasil, com alguns clubes e times amadores (em sua maioria clubes nipônicos) disputando pequenas competições.

 _

OLIMPÍADAS

O beisebol serviu como esporte de exibição nas Olimpí­adas de 1912, porém só se tornou uma modalidade oficial em 1992, em Barcelona. Nas cinco disputas ocorridas, Cuba foi dominante, chegando na final em todas e levando o ouro em três oportunidades. Os EUA ganharam um ouro e dois bronzes, enquanto a Coréia do Sul ganhou um ouro e um bronze. Outros países que receberam medalhas foram Japão (uma prata e dois bronzes), Austrália e China Taipei (cada um levou uma prata).
Infelizmente, foi decidido pelo COI (Comitê Olí­mpico Internacional) que nas Olimpíadas de 2012, em Londres,  o beisebol deixaria de fazer parte das modalidades oficiais. Ainda não se tem uma definição se o esporte voltará a fazer parte do calendário olímpico no futuro.

 _

COPA DO MUNDO

As Copas do Mundo de Beisebol tiveram iní­cio em 1938 (com apenas duas equipes) e ocorriam em intervalos irregulares (2, 3 ou 4 anos), com a participação de muitos países. Após a edição de 2011, a competição foi descontinuada, em virtude da expansão do World Baseball Classic. Assim como nas Olimpíadas, Cuba foi país que mais se destacou: das 37 vezes em que o torneio foi disputado, os cubanos faturaram o título em 25 oportunidades.

 _
 

WORLD BASEBALL CLASSIC

Criado recentemente (2006), o Clássico Mundial de Beisebol é um torneio que tem como grande objetivo divulgar o esporte pelo mundo, além de ser uma boa oportunidade de marketing. A competição ganhou destaque na mídia, uma vez que, ao contrário de outros torneios entre seleções, os jogadores da MLB e de outras importantes ligas de beisebol no mundo participam dos jogos.
O Japão se sagrou campeão nas duas primeiras edições do WBC (2006 e 2009), enquanto a República Dominicana levou o troféu na última disputa (2013).