Na noite do último sábado, mais uma vez a MLB foi tomada de emoção com a realização de um Perfect Game. Desta vez, o autor da façanha foi Roy Halladay, ace do Philadelphia Phillies. O feito ocorreu no Sun Life Stadium, contra os donos da casa (Florida Marlins), em 2h13min frente a pouco mais de 25 mil torcedores. Foi o 20º Jogo Perfeito na história.
Halladay terminou a partida com 115 arremessos, dos quais 72 foram strikes. Ao longo das nove entradas, acumulou 11 strikeouts. As outras eliminações ocorreram através de 8 groundouts e 8 airouts.
O jogo foi emocionante até o final, não só pela preservação do Perfect Game, como também pelo placar magro: os Phillies venceram por apenas 1×0. Logo, qualquer rebatida acabaria com a performance perfeita do pitcher e poderia causar a derrota do time de Philadelphia. E isso quase aconteceu na 6ª entrada, quando o CF dos Marlins, Cameron Maybin, conseguiu uma rebatida fraca em direção ao SS Wilson Valdez, que realizou um lançamento preciso para a primeira base. A bola chegou décimos de segundos antes de Maybin, concetrizando a segunda eliminação da entrada para manter o jogo perfeito de Halladay.
Como dito anteriomente, este foi o 20º PG da história da MLB. Curiosamente, ocorreu apenas 20 dias após outra partida perfeita, protagonizada pelo starter dos Athletics, Dallas Braden, no dia 9 (Dia das Mães). A última (e única) temporada em que ocorreram dois Perfectos foi em 1880, antes da considerada Era Moderna. O feito entra para o já brilhante currículo de Roy, que conta com mais de 1500 strikeouts, 155 vitórias, 54 jogos completos, além de 6 participações no All Star Game e o prêmio Cy Young de 2003, quando foi considerado o melhor pitcher da American League.
Parabéns Roy Halladay, considerado por muitos (inclusive por mim) o melhor pitcher em atividade!