Guia do IniciantePublicado por: Blog do BeisebolO Beisebol é um esporte pouco divulgado e, consequentemente, pouco praticado no Brasil. Infelizmente, muitas pessoas pensam que o jogo se resume em “rebater uma bolinha”. Porém este é um grande erro. Através deste guia, o Blog do Beisebol tem o objetivo de explicar o básico deste fascinante (e complexo) esporte. Entradas (Innings)No beisebol, as equipes se revezam em turnos de ataque e defesa. Enquanto uma se defende, a outra ataca. Quando um turno se encerra, as equipes trocam de posição: quem atacava passa a defender e quem defendia passa a atacar. A cada dois turnos, completa-se uma entrada (inning). O jogo termina com nove entradas. Caso ao final dessas nove entradas os times estejam empatados, são jogadas entradas extras, até que alguma equipe abra vantagem e saia vitoriosa. Ataque x DefesaDurante um turno de ataque, o time é representado por apenas um jogador por vez para tentar a rebatida. Já o time que está na defesa atua com nove jogadores distribuídos no campo:
C = Catcher (resposável por recepcionar as bolas arremessadas pelo pitcher) P = Pitcher (responsável por realizar os arremessos do time, em busca da eliminação adversária) 1B = First Baseman ou 1ª Base (responsável por defender o lado direito do infield e realizar eliminações na primeira base) 2B = Second Baseman ou 2ª Base (responsável por defender o lado centro-direito do infield e realizar eliminações na segunda base) SS = Short Stop (responsável por defender o lado centro-esquerdo do infield e realizar eliminações na segunda base) 3B = Third Baseman ou 3ª Base (responsável por defender o lado esquerdo do infield e realizar eliminações na terceira base) RF = Right Fielder (responsável por defender o lado direito do outfield) CF = Center Fielder (responsável por defender a porção central do outfield) LF = Left Fielder (responsável por defender o lado esquerdo do outfield) Pode-se dizer que a figura de destaque na defesa é o Pitcher (Arremessador). Sua função é arremessar a bola para o catcher, que deve recepcioná-la. O objetivo do arremesso é atingir a “zona de strike”, uma área imaginária que se localiza entre os ombros e os joelhos do rebatedor (representado pelos pontos vermelhos na figura). À partir do arremesso, três situações podem ocorrer: -STRIKE É o objetivo do pitcher. Existem três formas de se conseguir o strike: 1- Arremessar a bola na zona de strike e o rebatedor não tentar a rebatida (called strike); 2- Arremessar a bola em qualquer área e ao tentar a rebatida, o rebatedor não acerta a bola (swinging) 3- O rebatedor manda a bola para uma área considerada “fora do campo”, tornando-se uma foul. -BALL Caso o arremesso do pitcher não atinja a zona de strike e o rebatedor não tente a rebatida, é considerado ball. A cada quatro balls contra um mesmo adversário em uma de suas passagens pelo ataque, o arremessador cede um Walk, que consiste na passagem automática do rebatedor para a 1ª base. Caso já exista um jogador do time na 1ª base, ele avançará para a 2ª base e o rebatedor que recebeu o Walk vai para a 1ª base. -BOLA EM JOGO Se o jogador de ataque conseguir rebater a bola para a parte “dentro de campo” (fair), será considerada bola em jogo. À partir daí, ele pode chegar em base, anotar/impulsionar corridas ou ser eliminado.
EliminaçõesQuando um time está na defesa, seu objetivo é eliminar três adversários para que ocorra a mudança de turnos e entradas. As eliminações podem ocorrer de diferentes maneiras: -STRIKEOUT: Quando o pitcher consegue três strikes contra um mesmo rebatedor é considerado strikeout e o jogador é eliminado. Um detalhe importante é que o 3º strike não pode ser um foul ball, a menos que o rebatedor tente um bunt e este torne-se foul. -FLYOUT: Se após a rebatida, um jogador da defesa pega a bola sem que ela toque no chão, o rebatedor é automaticamente eliminado. -GROUNDOUT: Se após a rebatida, um jogador da defesa pega a bola depois que ela toca o solo e lança até a 1ª base, onde exista outro defensor pisando nela e que agarre a bola, o rebatedor é eliminado, desde que ele ainda não tenha tocado a própria 1ª base. -TAG OUT: Se um jogador da defesa encosta a bola num corredor, o adversário é automaticamente eliminado.
LineupNo turno de ataque, os jogadores seguem uma ordem para tentarem as rebatidas. Eles são “enumerados” de 1 a 9 e devem seguir a ordem crescente para enfrentar o pitcher adversário. Sempre participarão, no mínimo, 3 rebatedores por entrada (visto que são necessárias três eliminações da defesa para ocorrer a troca de turnos). Após as três eliminações e seu turno defensivo, os jogadores continuam a seguir a ordem no “número” que havia parado na entrada anterior. Por exemplo: Na 1ª entrada de um jogo, o #1 é eliminado por strikeout, o #2 consegue uma rebatida simples, o #3 é eliminado por flyout e o #4 é eliminado por groundout. O time então vai para a defesa e consegue as três eliminações. Na 2ª entrada, o primeiro rebatedor será o #5 e assim sucessivamente. Após os nove jogadores passarem pelo bastão, a contagem recomeça e será novamente a vez do #1 tornar-se rebatedor.
RebatidasNos turnos de ataque, os jogadores do time viram rebatedores. Seu objetivo é conseguir uma rebatida válida. Basicamente, existem dois tipos de rebatidas: o swing normal, em que o jogador faz o movimento completo, e o bunt, no qual o jogador apenas bloqueia a bola, geralmente utilizado para impulsionar um companheiro de equipe que já esteja em base para a base seguinte. Para que se torne uma rebatida válida, é necessário que a bola vá para a parte considerada “dentro do campo” (fair) e que não ocorra uma eliminação no ataque. Após o contato entre o taco e a bola, o rebatedor torna-se corredor. À partir daí, seu objetivo é correr até a primeira base sem ser eliminado e ainda possibilitar que seus companheiros que estejam em base (caso haja algum) correrem até a(s) próxima(s) base(s). Quando um jogador chega em uma base sem ser eliminado, dizemos que ele está à salvo. Uma rebatida válida pode ser: -Simples: o rebatedor vai até a 1ª base com sua rebatida. -Dupla: o rebatedor vai até a 2ª base com sua rebatida. -Tripla: o rebatedor vai até a 3ª base com sua rebatida. -Inside the Park Home Run: o rebatedor vai até a 4ª base (home plate) com sua rebatida (muito rara de acontecer). -Home Run: o rebatedor manda a bola para fora dos limites do campo (geralmente para as arquibancadas) numa área considerada válida, e todos os jogadores em base anotam a corrida (inclusive o rebatedor). Se ele rebater, a bola sair de campo numa área inválida, será considerada foul. OBS: Caso o jogador realize uma rebatida em que a bola toque o chão ou no muro do campo e depois saia dos limites do campo, será considerada uma rebatida dupla automática e todos os jogadores em base avançarão duas bases, assim como o rebatedor.
Avançando Bases e Anotando CorridasComo dito anteriormente, uma vez em base, o jogador está à salvo. Ele permanecerá nesta base até que venha o próximo rebatedor de seu time e enfrente o pitcher adversário. Caso seu companheiro consiga uma rebatida válida, o jogador do ataque que estava na base deve correr para a base seguinte. No total são 4 bases, sendo que quando ele alcança a quarta base (home plate) à salvo, ele anota uma corrida. As corridas são como pontos: o time que anotar mais corridas depois de nove entradas jogadas vence a partida. Há ainda outras duas maneiras de conseguir avançar nas bases: -Roubar base: o corredor pode tentar roubar a próxima base enquanto seu companheiro de time enfrenta o arremessador adversário. Para que o roubo ocorra, ele deve correr até a base seguinte, chagando nela à salvo. A defesa por sua vez, percebendo a tentativa de roubo deve tocar o corredor com a bola, antes que ele chegue na base. -Erro: caso o time adversário cometa um erro na defesa, os corredores podem tentar correr e chegar à salvo nas próximas bases.
ErrosDurante o jogo, podem ocorrer erros defensivos que favorecem o ataque adversário. Os erros mais comuns são: -Lançamento errado (throw): sempre que um jogador da defesa lançar a bola para outro defensor de maneira errada, ou seja muito alta/baixa ou na direção errada, impossibilitando que o companheiro apanhe a bola, será considerado um erro. Caso o lançamento saia do campo, indo para a arquibancada, cada jogador do ataque avança automaticamente duas bases. -Defesa perdida (fielding): sempre que um jogador de defesa não conseguir pegar a bola numa defesa relativamente fácil, será considerado um erro. Por exemplo, o rebatedor manda uma bola alta para o Right Fielder, que se posiciona e quando a bola está descendo ele não consegue efetuar a defesa (Flyout) e possibilita ao adversário chegar em base sem ser eliminado. Caso o ataque anote uma corrida devido ao erro defensivo do adversário, o pitcher não será responsabilizado pela corrida (Unearned Run – confira no “Glossário”). PlacarO placar é bem simples de ser entendido. Vamos nos basear na figura abaixo:
Para facilitar a visualização, dividimos o placar em 5 partes, representadas por cores diferentes. -Em VERDE ficam os nomes das equipes. Neste caso, são as iniciais de Arizona e New York. -Em AMARELO, abaixo dos números 1 até 9, fica a quantidade de corridas anotadas por cada equipe nas entradas. Neste caso, New York anotou 4 corridas na 4ª entrada, uma na 5ª e mais 4 na 8ª. Repare que há um “x” na nona entrada, pois New York Mets já haviam ganho a partida, já que Arizona não teria mais passagens pelo ataque. -Em AZUL, abaixo da letra R, fica o número total de corridas anotadas por cada time durante o jogo. Neste caso, Arizona anotou 6 corridas, enquanto New York anotou 9. -Em PRETO, abaixo da letra H, fica o número total de hits conseguidos por cada time. Neste caso, Arizona conseguiu 9 hits, enquanto New York conseguiu 12. -Em ROXO, abaixo da letra E, fica o número total de erros cometidos por cada time. Neste caso, Arizona cometeu um erro e New York nenhum.
Para entender melhor…Agora você já sabe o básico do beisebol. Para esclarecer suas dúvidas e entender melhor como o esporte funciona, recomendamos que: - Assista aos jogos. Com certeza em pouco tempo você entenderá melhor o esporte. A ESPN passa jogos, com a narração de Everaldo Marques e comentários de Paulo Antunes! - Jogue jogos de videogame de beisebol. Existem bons jogos (alguns disponíveis para baixar) que ajudarão você. - Visite a página “Glossário” aqui do Blog para entender as expressões e abreviações do beisebol. - Deixe um comentário com suas dúvidas que o Blog do Beisebol terá a maior honra em respondê-las! Sugestões também são bem-vindas! |
Pesquise no SiteEnqueteCategoriasConteúdo Por TimeTagsArizona Diamondbacks
Baltimore Orioles
Carlos Pena
Chicago Cubs
Chicago White Sox
Cincinnati Reds
Cleveland Indians
Cliff Lee
Colorado Rockies
Dallas Braden
Detroit Tigers
Edwin Jackson
Felix Hernandez
Florida Marlins
Houston Astros
Jamie Moyer
jason hammel
John Lannan
Josh Hamilton
Kansas City Royals
Lance Berkman
Los Angeles Angels
mark buehrle
Milwaukee Brewers
Minnesota Twins
MLB
New York Mets
New York Yankees
no-hitter
Oakland Athletics
os caras
os malas
perfect game
Philadelphia Phillies
Pittsburgh Pirates
Roy Halladay
Ryan Howard
Saint Louis Cardinals
Seattle Mariners
Tampa Bay Rays
Texas Rangers
tim lincecum
Toronto Blue Jays
ubaldo jimenez
Washington Nationals
|
225 Comentários para " Guia do Iniciante "
Tweets that mention Blog do Beisebol |Guia do Iniciante (Regras do Baseball) -- Topsy.com28 abril 2010
[...] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Prado. Guilherme Prado said: @isamiaki http://www.blogdobeisebol.com/guia-do-iniciante-regras-do-baseball/ [...]
excelente tenho algumas dúvidas;
durante uma rebatida a bola vai para trás e o catcher segura a bola , o que acontece? e se após rebater a bola vai para trás e o catcher não segurar, a bola cai no chão o que acontece?
Durante um turno todos os oito atacantes conseguiram ponturar ( chegaram a 4º base ), o nono atacante para pontuar terá que rebater a bola de forma que consiga passar pelas 4 bases sem ser eliminado ?
Quando um jogador corredor vai da primeira para segunda base, e já exeistia na segunda base um jogador parado que não correu o que acontece? E a equipe de defesa já levou a bola para terceira base, Qual dos dois é eliminado?
grato
Eduardo
Olá Eduardo! Vamos às respostas:
1º) Se o jogador apenas “raspar” o taco na bolinha e o catcher pegar, será considerado uma “Foul Tip”, ou seja, será strike e não eliminação automática. Porém, se o rebatedor já estiver com 2 strikes e rebater uma Foul Tip, será um strikeout (ao contrário das Fouls comuns, um Foul Tip pode ser o 3º strike). Se o catcher não segurar, será uma Foul normal.
2º) Para de fato pontuar (anotar uma corrida), o nono rebatedor terá de percorrer todas as 4 bases como todos os outros. Na verdade, não existe diferença alguma. Pode ocorrer de, em uma única entrada, o mesmo jogador rebater duas ou mais vezes (neste caso, todos os outros terão de conseguir rebatidas/walks/hit by pitch sem que ocorram três eliminações).
3º) Se estiver um jogador na 1ª e outro na 2ª base, o rebatedor colocar a bola em jogo e a defesa jogar a bola até a 3ª base, aquele que estava na 2ª base (e que no caso, não correu o suficiente) será eliminado. Lembrando que dois jogadores nunca podem ocupar a mesma base!
Espero ter esclarecido as dúvidas! Se tiver outras, não hesite e pergunte.
Grande abraço!
PODERIA ME ESCLARECER COMO É FEITA O SISTEMA DE JOGOS DA TEMPORADA REGULAR DA MLB?
NÃO CONSEGUI NENHUMA LITERATURA QUE EXPLIQUE. EU ACOMPANHO ALGUNS JOGOS PELA ESPN HD E TAMBÉM PELO SITE OFICIAL DA MLB. POR QUE DOIS TIMES SE ENFRENTAM QUASE UMA SEMANA INTEIRA ENTRE ELES? EXISTE UMA QUANTIDADE X DE JOGOS QUE PRECISA SER FEITA ENTRE ELES?
Olá Ezio! Durante uma temporada na MLB, cada time realiza 162 jogos. Os times são divididos em 3 divisões (Leste, Oeste e Central) e duas ligas (Americana e Nacional). Portanto, são 6 divisões no total. Ao final da temporada, quando todos os times já tiverem completado 162 jogos, o time que terminar com a melhor campanha de cada divisão se classifica para os playoffs. Classificam-se ainda mais dois times: o melhor segundo colocado de uma das divisões da liga Americana e o melhor segundo da liga Nacional. Com os 8 times, é formado o “mata-mata”, para definir quem será o campeão.
Referente aos jogos seguidos entre os mesmos times: isso ocorre porque como são muitos jogos durante a temporada e cada time jogo quase todo dia, ficaria inviável fazer apenas um jogo contra time X e depois viajar para jogar contra o time Y. Seria muito cansativo para as equipes, que teriam que ficar voando de um lado para o outro dos EUA, e, por isso, são feitas essas séries de jogos entre os mesmos times, que geralmente são de 3 partidas seguidas.
Para entender melhor, confira a página: http://www.blogdobeisebol.com/mlb/como-funciona-a-mlb/ aqui do site.
Abraço!
Parabens pelo blog, me ajudou muito a entender o jogo. Fiquei somente com uma duvida. Afinal qtos pontos valem um Home Run…Agora mesmo vendo o jogo do Red Sox contra Twins o Papi fez um home run e valeu 3 pontos, logo em seguida o outro rebatedor que o substituiu fez outro home run e so valeu 1 ponto. Desde ja agradeço a ajuda..
Olá Alex! Bom, a pontuação de um home run varia de 1 a 4. Isso depende de quantos jogadores estão em base. Por exemplo, quando o Davi Ortiz bateu o home run, havia um jogador do Red Sox na 1ª base e outro na 2ª, portanto os três anotaram as corridas (os dois que estavam em base e o próprio Ortiz). Quando o outro jogador rebateu um home run, não havia nenhum outro companheiro de time em uma das bases, logo, somente ele anatou a corrida, marcando apenas um ponto.
Abraço!
Primeiramente, parabens pelo otimo blog, o baseball acabou de ganhar + um Fã.
Gostaria de saber caso os rebatedores de uma equipe não sejam eliminados, qdo q muda de turno? até os 9 rebaterem? e quanto tempo dura um jogo de baseball?o catcher tbm rebate?
Valew, abraço…
Olá Roger! Primeiramente, obrigado pelo elogio.
Quanto às dúvidas:
- Até que 3 jogadores sejam eliminados, o time continua rebatendo. Caso os 9 jogadores rebatam na mesma entrada, a sequência começa novamente (o primeiro jogador rebate novamente, depois o segundo, terceiro…) até que aconteçam as 3 eliminações.
- Os jogos duram, em média, entre duas e três horas. Porém, existem casos em que jogos chegam a durar até 5 horas ou mais!
- Sim, os catchers rebatem normalmente. A única posição que não rebate são os pitchers (arremessadores) na American League. Neste caso, os designated hitters entram para rebater em seu lugar.
Abraço!
Dúvida:
O rebatedor manda uma bola alta e é eliminado pelo Right Fielder por exemplo.
Suponha que no momento da rebatida há um jogador na 2º base e corre para a 3º base. esta corrida é válida ? ou ele não pode correr ? ou ele também é eliminado ?
Bom Josimar, neste caso, o jogador da 2ª base só poderá correr para a 3ª base quando o Right Fielder efetuar a defesa. Assim que a bola encostar na luva dele, o cara que estiver na 2ª base poderá correr. Porém, se ele correr antes da bola do Right Fielder fizer a defesa, ele terá que voltar até a 2ª base e só poderá correr depois que pisar nela. Se um jogador da defesa estiver com a posse da bola e pisar na 2ª base antes do corredor, então esse corredor será eliminado.
Cadê o nome do Boston Red Sox na relação “conteúdo por time” no site. É simplesmente o mais tradicional dos times de baseball da liga americana. Mancada heim! Go Red Sox!!!
Realmente João, foi um deslize meu. Na verdade, tenho quase certeza que eles estavam na lista, mas quando fui tirar o Florida Marlins pra colocar o Miami Marlins eu tive que mexer na lista inteira e devo ter deletado os Red Sox por engano! Já corrigi o erro.
Obrigado pelo aviso!
Ótimo blog para quem conhece e principalmente para quem quer conhecer e/ou aprender sobre o esporte, Jogo à 2 anos e amo o beisebol, não troco ele por nada…
Blog perfeito… e estou usando algumas dicas na minha página do facebook http://www.facebook.com/Spiders.Sinop.Baseball vlw
Muito obrigado pela visita e pelas palavras, Paulo. Fico feliz em saber que o Blog tem sido útil.
Abraço!
Olá! Acabei de virar um fã de baseball, estou aprendendo aos poucos, uma perguntinha, se eue stiver na segunda base esperando pra voar na terceira, eu posso ficar dando uns passinhos pro lado aos poucos, aliás, eu posso roubar a base enquanto o pitcher não estiver olhando? (huahuahua) Quando é que eu posso roubar uma base?
Mais uma coisa, material de baseball é um pouco caro aqui no Brasil, (eu só encontro em loja de esporte de shopping) pra convencer meus amigos de uma partia de baseball fica impossivel agarrar aquela bola sem luva, vc sabe o q pode substituir?
Olá Eder!
Bom, em relação à primeira pergunta, você pode se mexer e tentar roubar a base quando quiser. O que acontece é que todos roubam as bases quando o pitcher está fazendo o movimento do arremesso, para que tenham maiores chances. Se você correr enquanto o pitcher não faz o movimento do arremesso, alguém da defesa pode alertá-lo e assim o corredor seria facilmente eliminado.
Já a segunda pergunta é mais complicada haha. O que pode ser feito é utilizar o boné como luva, segurando ele pela aba e a bola caindo onde coloca a cabeça. Mas, nesse caso, teriam que fazer arremessos “leves”, porque se for arremessar forte não vai ter como defender (e as chances de acidentes são altas!).
tenho uma tia que esta em Nova Yorke e pedi para ela me trazer uma camisa dos yankees e uma luva
existe alguma diferença entre as luvas, dependendo da posição do jogador? por exemplo, se existe alguma diferença entre a luva de um pitcher e um 1B
outra duvida
quantos reservas um time pode ter no banco de uma partida?
podem ser feitas quantas substituições?
na posição de pitcher as substituições sao ilimitadas, certo?
e por ultimo…
a ordem dos rebatedores é escolhida jogo por jogo?
pode ser mudada no meio do jogo?
antecipadamente agradeço a todos
Vamos às respostas:
1) As luvas variam de acordo com a posição na defesa. Por exemplo, a luva de um 1B é maior e mais larga que a de um outro jogador do infield (2B, 3B ou SS), pois ele recebe diversos lançamentos ao longo do jogo e precisa garantir que as bolas não passem reto e ele seja capaz de fazer a eliminação. Já os outfielders têm luvas mais fundas, pois recebem várias flyballs e, tendo um espaço mais fundo na luva, facilita pegar bola que caem em alta velocidade sem que ela bata na luva e saia da mesma.
2) Um time pode ter até 25 jogadores numa partida, sendo 9 (National League) ou 10 (American) titulares e os outros reservas.
3) O técnico pode fazer quantas substituições quiser, até que esgote seu número de jogadores no banco de reservas. Lembrando que, ao contrário do basquete ou futebol americano, se um jogador é substituído, ele não pode voltar ao jogo.
4) A ordem dos rebatedores é escolhida a cada jogo, de acordo com a vontade do técnico. Porém, durante a partida, a sequência não pode ser alterada. Por exemplo, se a ordem que começa a partida é João, Carlos e Pedro, essa sequência permanecerá até o fim do jogo. Se algum deles for substituído, o jogador que entrar em seu lugar ficará obrigatoriamente na mesma ordem.
É isso. Mais dúvidas é só perguntar!
obrigado pelas respostas
a cada dia entendo mais esse esporte incrivel!
como funciona o playoff da mlb?
eu sei que existem duas conferencias e tres divisoes em cada uma
e porque uma conferencia tem 2 times a mais do que a outra?
valeu!
Bom, 4 times de cada conferência classificam-se aos playoffs sendo os três campeões de divisão e o melhor segundo colocado (wild card). São feitas então as semi-finais das ligas, as finais e o campeão de cada liga vai pra World Series. Para mais detalhes, por favor dê uma conferida nessa página:
http://www.blogdobeisebol.com/mlb/como-funciona-a-mlb/
O motivo de ter 14 times numa conferência e 16 times na outra se deve ao fato de que se fossem 15 e 15, sempre ficaria uma equipe de cada liga sem jogar ou teriam que jogar contra um time da outra liga. Dessa forma teríamos jogos interligas durante toda a temporada, porém na época em que montaram a divisão atual isso não foi visto com bons olhos…
Porém, a partir de 2013 isso mudará, pois Houston Astros será movido da NL Central para a AL West, deixando todas as divisões com 5 times e cada conferência com 15. E é bem provável que tenhamos jogos interligas todas as rodadas, para que nenhuma equipe fique sem jogar.
Abraço! Mais dúvidas é só postar.
bem explicado!
agora eu entendo o porque
ganhei a luva de beisebol!
nela vieram algumas instruções, tipo passar algum oleo especial, e depois fecha-la com uma bola dentro e colocar um elastico pra segurar
eu pesquisei e vi que realmente os americanos fazem isso
devo fazer antes de usa-la? ou so quando eu perceber que ela esta “desidratada”?
Olha, agora eu vou ser bem sincero com você: eu nunca joguei de verdade. Apenas brincava de fazer catches com a luva de um amigo. Então, prefiro não dizer quando utilizar o óleo, pois estaria apenas palpitando. Nesse caso é melhor perguntar para alguém que jogue. Essa eu fico te devendo!
tranquilo…
tenho mais uma duvida (quanto mais eu me interesso, mais duvidas aparecem)
qual a diferença entre 1B, 2B, 3B e o inter-base (não sei se esse é o nome correto)? eles praticamente tem o mesmo trabalho, não?
e os outfielders? existe alguma diferença entre o da esquerda, o do meio e o da direita?
entre os infielders e os outfielders eu penso que a grande diferença esta na velocidade, pois os outfielders tem de se deslocar mais. estou correto?
abraços
Basicamente o trabalho dos infielders é não deixar as bolas rasteiras passarem, sempre tentando eliminar o rebatedor adversário. A grande diferença é que o 2B e o shortstop (ou inter base mesmo) precisam cobrir uma área maior, cobrindo sua direita e sua esquerda. Além disso, precisam de precisão e força nos lançamentos para o 1B realizar as eliminações. O 1B, em geral, é o “slugger” do time, ou seja, o rebatedor de força. Como são jogadores fortes/grandes, têm menos mobilidade e acabam ficando na 1B, pois cobrem uma área menor. O mesmo vale para o 3B, apesar deste precisar de um bom braço para realizar os lançamentos pra 1B. Resumindo, a ordem da posição na defesa mais fácil para a mais difícil é: 1B – 3B – 2B – SS.
No outfield também existem algumas diferenças. Os três precisam de velocidade, mas o center fielder em especial precisa ser ágil. Isso porque ele cobre uma área maior que o RF e o LF, tendo que correr grandes distâncias em poucos segundos. Já o right fielder, geralmente, é um jogador com braço forte para realizar arremessos para o infield, buscando impedir que corredores adversários avancem mais bases ou ainda tentando eliminá-los em sacrifice flies (jogadas de sacríficio). O left fielder também precisa ser rápido e ter um braço potente, porém não tanto quanto os outros dois. Resumindo, a ordem do outfield seria: LF – RF – CF.
A diferença do outfielder e do infielder, além da velocidade, também está relacionada à agilidade, mobilidade, tempo de reação e leitura da rebatida. Jogadores altos dificilmente jogam em posições como 2B e SS, pois não têm tanta mobilidade e costumam ser menos ágeis do que jogadores mais baixos.
Abraço!
obrigado pela resposta. foi a mais completa que já recebi. só fiquei em duvida em uma coisa. porque as posições de left e right fielders tem funções diferentes? Eles não ocupam o mesmo espaço no campo, só que de lados diferentes? Obrigado
Basicamente a função defensiva dos dois é a mesma sim. Porém, a grande diferença está na distância do lançamento para a 3B. Digamos que um time tenha um jogador na primeira base e o rebatedor consiga uma rebatida simples para o right field. O jogador que estava na 1B corre para a 2B com possibilidades de correr para a 3B. Tendo um cara com um braço forte no Right Field fará o corredor pensar duas vezes se vale ou não a pena tentar avançar mais uma base. E mesmo que ele arrisque, ainda existe a possibilidade do RF fazer um lançamento forte para a 3B e conseguir a eliminação.
Se a situação ocorresse com a bola rebatida para o LF, a distância para a 3B seria menor, portanto não haveria a necessidade de um braço tão forte para o arremesso.
Bom, de um modo geral é isso, já que a distância para a 2B e para o home plate é a mesma tanto do left quanto do right field.
Agora sim!
entendi tudo : )
valeu mais uma vez pela ajuda!
Fico feliz em ajudar!
Abraço.
se um jogador esta na primeira base e o seu companheiro de time rebate uma fly ball:
a) se o jogador da primeira base correr no momento em que seu companheiro acerta a bola e este é eliminado, o que acontece com o jogador da primera base se ele chegar na segunda base?
b) ele deve esperar seu companheiro ser eliminado para correr?
lançar uma bola alta na zona de strike:
a) é uma boa, pois é bom revezar
b) não é bom porque fica mais facil para o rebatedor
c) depende do rebatedor
qual das 3 opções é a mais correta?
lançar uma bola fora da zona de strike de proposito, só para testar o rebatedor ( tipo lançar fora e tentar um strike pois o rebatedor achou que a bola estava dentro da zona)
isso existe, ou eles sempre tentam acertar a zona de strike?
valeuu
1) Sim, o jogador que estava na primeira base só poderá correr para a segunda depois que seu companheiro for de fato eliminado, ou seja, a bola encostar na luva do defensor adversário. Se ele correr antes e seu companheiro for eliminado, ele deverá correr de volta para a 1B. Se a bola chegar na 1B antes dele voltar, ele também será eliminado.
2) Lançar alto na zona por lançar nunca é uma boa ideia. A bola alta na zona de strike é aquela que a maioria dos jogadores gosta de rebater. Claro que um pitcher pode arremessar uma bola alta para variar, mas quando fizer isso deve arremessar fora da zona. Isso porque a bola será tão alta que sairá da zona de conforto do rebatedor e pode acarretar numa foul ball.
Existe sim lançar uma bola fora da zona propositalmente. Em geral isso ocorre quando o pitcher está em vantagem na contagem, por exemplo 2 strikes e 1 ball. O arremessador pode fazer um lançamento com efeito que vá parar fora da zona de strike, buscando que o rebatedor vá para o swing, mas erre a bolinha.
otimas respostas! mais uma vez, valeu!
o que voce sabe sobre o pitcher japones yu darvish, que foi contratado pelo texas rangers?
eu vi alguns videos dele e li alguns comentarios. parece que ele é realmente bom.
mas será que ele está no nivel de jogar a MLB?
ele tem nivel para ser o “ace” do time?
Confesso que não acompanho a NPB (liga japonesa) tão de perto, mas o Darvish é bom sim. Muito bom, aliás. Ele tem apenas 25 anos e desde os 20 já destruía na NPB. Claro que existe uma diferença gigantesca entre as duas ligas, mas se tem um arremessador japonês que possa chegar na MLB e ter sucesso, esse cara é o Yu Darvish. Ele tem porte de ace sim, ainda mais no Texas Rangers, onde não há um arremessador “top”. Mas só dará pra fazer uma análise de verdade no final da temporada.
Por enquanto, minhas expectativas são altas. Se fosse para apostar, diria que ele vai ter uma boa temporada de estreia. Algo como 13 vitórias, 180 entradas e ERA em torno de 3.50, o que seria ótimo para qualquer estreante.
Você sabe algum site em que posso acompanhar a NPB? Ver os jogos ao vivo? E a MLB?
O que acontece se em um strike, o catcher não segura a bola? (eu sei, e muito raro de acontecer) por exemplo em um strike out, o rebatedor seria eliminado?
Obrigado mais uma vez! A cada dia tenho mais certeza que este blog e o melhor sobre beisebol no Brasil!
Da NPB eu não sei não. Da MLB você pode assinar a MLB TV, que dá direito a você assistir todos os jogos da temporada regular e dos playoffs (cerca de 80 dólares, se não me engano).
Tem um site chamado Wiziwig, onde alguns caras compartilham a transmissão de graça. Basta baixar um programa e utilizar o link que eles disponibilizam.
No caso, se for o terceiro strike e o catcher não segura a bola, o rebatedor tem o direito de correr para a 1B, pois é considerado bola em jogo. Nesse caso, o catcher deve arremessar a bola para a 1B ou fazer o tag no rebatedor para que a eliminação de fato ocorra. Se o corredor chegar antes que a bola, ele estará a salvo e tem o direito de permanecer na 1B. Se for o primeiro ou o segundo strike, é considerado strike normal e o jogo continua.
Valeu pelos elogios! Fico feliz em saber que o blog está agradando.
Abraço!
Cara parabens pelo otimo site ,jogo Baseball a 1 ano e realmente é um esporte incrivel ,eu jogo como First aqui no Paraná e de vez em quando o treinador da seleção brasileira de Baseball vem aqui dar uma ajudinha.Pena que não tem muitas pessoas que se interessem por Baseball aqui no Brasil.
Sabe de algum site onde pode assistir partidas completas online gratis?
Olá Matheus.
Primeiramente, obrigado pelos elogios.
Sobre o site, tem um chamado Wiziwig, onde alguns dos usuários compartilham a transmissão de graça. Dê uma procurada no Google que você achará.
E que legal que você joga! Realmente é um esporte apaixonante e que merecia receber uma atenção maior aqui no Brasil. Bom, quem sabe num futuro isso seja possível…
Abraço!
O time A tem um jogador na primeira base. O rebatedor do time A rebate e corre para a 1b enquanto o jogador que estava na 1b corre para a 2b. Na hora de eliminar, o SS passa a bola para o 2b, eliminando o corredor que vinha para a 2b e consegue, porém o corredor eliminado, querendo fugir da eliminação, se jogou na base e atingiu o 2b, que caiu e não pode eliminar o jogador que corria para a primeira base.
O que acontece?
a) se a eliminação era certa
b) se a eliminação era duvidosa.
Valeu mais uma vez, blog do beisebol!
Nesse caso, o corredor que ia da 1B para a 2B seria eliminado, porém o rebatedor que correu para a 1B estaria à salvo.
Atingir o adversário enquanto corre para a 2B é considerado parte do jogo, principalmente quando o corredor tem a real chance de chegar na base antes da eliminação. Porém, as slides (aqueles carrinhos que os jogadores dão) muito agressivas e que não teriam chances de chegar na base são mal vistas pelos jogadores, consideradas anti-éticas.
1) Como funciona a eliminação por ” toque”? Devemos tocar a luva com a bola no jogador do outro time para estar feita? E se o jogador já tiver o controle da bola e tocar no corredor com a mão sem a bola? Serve?
2) qual a maior diferença entre um 2b e um SS? Porque dizem que o SS e o jogador mais ágil da defesa?
3) o que são aqueles objetos que alguns rebatedores usam nas pernas? E como se fosse uma caneleira. Para que servem?
4) quando o 1b tem que se deslocar pra pegar uma bola rebatida, pra quem ele passaria a bola para eliminar o corredor, caso ele esteja longe demais para correr até a base, pro pitcher ou pro 2b?
Quanto mais eu me interesso, mais duvidas aparecem. Um dia quero ser um conhecedor do beisebol como você. Valeu!
Vamos lá
1) Para a eliminação (tag out) se concretizar, o jogador deve tocar o outro com a mesma mão em que tem posse da bola. Se ele estiver com a bola na luva, deverá tocar com a luva. Se estiver com a bola na mão sem a luva, deverá tocar com a mão sem a luva.
2) Na teoria, a tendência é que destros rebatam na diagonal para a esquerda (posição onde se encontra o shortstop), enquanto os canhotos rebatem para a diagonal direita (onde está o 2B). Como existem mais rebatedores destros na liga, o jogador mais exigido da defesa no infield é o SS. E como ele fica a uma distância maior que o 2B em relação a primeira base, ele precisa fazer o movimento mais rapidamente para arremessar a bola para o 1B tentando realizar a eliminação.
3) São protetores. Eles têm uma função parecida com a caneleira mesmo, que é de prevenir possíveis pancadas na perna. Só que essas pancadas seriam da própria bola. Alguns jogadores tem tendência de rebater algumas foul balls na direção da própria perna. E isso dói bastante. Então, eles usam aquilo para proteger a perna que fica na frente (direita no caso dos rebatedores canhotos, esquerda no caso dos destros).
4) Isso vai depender de quem fará a cobertura da primeira pase. Em geral, como o 2B também tentará realizar a defesa, quem faz essa cobertura na maioria das vezes é o pitcher.
quais as melhores posições do beisebol para os canhotos?
eu li que quase nao existem canhotos nas posições de 2B, 3B e SS, isto porque para um destro essas posições são mais naturais, pois um canhoto teria que virar o corpo todo pra lançar e isso gastaria mais tempo.
eu li também que um canhoto rebate melhor a bola do que um destro, normalmente.
isso tudo é verdade?
quais são as melhores posiçoes para os canhotos?
nas posições de outfielder, para um canhoto, é melhor ser LF, RF ou CF?
abraços
É verdade sim, que canhotos dificilmente jogam como 2B, 3B ou SS. Catcher então, nem pensar. Para os destros, os movimentos são mais naturais, principalmente levando em conta que a maioria das eliminações ocorrem na primeira base… Imagina um 2B fazendo a defesa numa bola rasteira e tendo que lançar para o 1B. Ele teria que inverter toda a base do seu corpo e isso seria desperdício de tempo.
Aos canhotos, resta mesmo jogar como 1B ou outfielder.
Porém, não existe isso dos canhotos serem melhores rebatedores que os destros. Isso varia de jogador para jogador. Além do mais, muitos destros rebatem como se fossem canhotos, pois a mão dominante durante o swing continua sendo a direita.
Já no outfield, não faz muita diferença ser destro ou canhoto. Talvez uma pequena vantagem para destros no RF e canhotos no LF em defesas perto na linha de foul, já que a luva estará do lado “certo”, mas nada que mude muita coisa. No CF são rigorosamente iguais.
Abraço!
quando o jogador está na terceira base e corre para o home plate, este só poderá ser eliminado por tag out?
quando um jogador tenta roubar uma base, este tambem so poderá ser eliminado por tag out?
abraços
Sim, no caso de não ser rebatida e só tentativa de roubo de base, só o tag out elimina o jogador nas duas situações.
No home plate, se houver colisão entre o corredor e o catcher adversário, e o catcher soltar a bola, mesmo que tenha feito o tag, não será out, pois ele deve ter o domínio da bola ao final da jogada.
Abraço!
As três eliminações necessárias para encerrar o turno do ataque são apenas eliminações de rebatedores ou eliminações de corredores já nas bases (por tag out ou force out) tb entram nessa conta?
entendi…
mas no home plate, existe a eliminação pela “base” (quando o jogador vai em direção ao home plate e por exemplo o catcher ja tem o controle da bola e o pé sobre a base)?
um jogador está em alguma base. seu companheiro de time rebate a bola e ela é pega por um dos outfielders antes de tocar o chao e está eliminado.
ao que estava na base, ou resta correr em direção a proxima base depois da defesa do outfielder ou retornar a base em que estava, certo?
para ele correr até a proxima base, ele deveria estar com algum pé sobre a base, ou ele ja poderia ir andando devagar antes da rebatida de seu companheiro e completa-la somente apos a defesa do outfielder?
Quaisquer três eliminações. Podem ser tanto rebatedores ou corredores, somando 3 eliminações o turno do ataque acaba e torna-se a vez do outro time atacar.
A única possibilidade de existir uma eliminação no home plate sem o tag out é ter bases lotadas. Nesse caso, se após uma rebatida fraca a defesa mandar a bola para o catcher e ele pisar na base antes do corredor que vinha da 3B, será um out.
Após a eliminação ser concluída, ele obrigatoriamente deve pisar na base em que já estava para ter o direito de correr para a próxima. Em geral, nas jogadas de sacrifício, o corredor fica pisando na base já na posição para correr e assim que um outfielder faz a eliminação, ele avança, afinal, já estava pisando na base original.
uma curiosidade sobre o filme moneyball
no filme, billy beane é um ex jogador que nao deu tão certo quanto se esperava dele
tem uma parte do filme, em que mostra 2 recrutadores do new york mets falando com os pais do billy para ele nao jogar na universidade e pular direto pro profissional
isso ainda pode acontecer?
e eles falam que o billy domina 5 posiçoes! voce sabe quais?
é realmente possivel um jogador saber jogar em 5 posições?
Existem jogadores (normalmente reservas) que são chamados de “utility man”. Eles recebem esse nome porque conseguem jogar em diversas posições da defesa. Em geral, um cara que é bom SS e 2B, consegue se arriscar também na 3B. A 1B é a posição mais fácil da defesa, então não há problema. Jogar no outfield requer velocidade, porém também é possível se arriscar lá. Então é possível sim jogar em 5 posições diferentes, mas logicamente ele não terá a mesma qualidade em todas.
Não sei se o Beane chegou a jogar em todas essas posições, sei que ele foi outfielder. Mas é bem comum jogadores jovens mudarem de posição e aprender a jogar em mais de uma.
Atualmente, um bom exemplo é o utility Willie Bloomquist, do Arizona Diamondbacks. Ao longo da carreira na MLB, ele já jogou na 1B, 2B, SS, 3B, RF, LF e CF. Ou seja, só faltou jogar como catcher e pitcher!
Sei que e humanamente impossível um mesmo jogador jogar todos os jogos da temporada regular da mlb. Por isso há o revezamento de pitchers ( são 5, certo ? ). Há o revezamento das outras posições? Quantos jogadores são na rotação? Qual o numero médio de jogos que um não-pitcher faz durante a temporada regular? E nos playoffs?
Nas outras posições os revezamentos não são como dos pitchers, que jogam uma partida a cada 5. Os rebatedores podem ser poupados em alguns jogos ou acontece o revezamento de acordo com o arremessador adversário (se ele for canhoto, um rebatedor destro tem a preferência, contra pitchers destros, jogam os rebatedores canhotos). Isso só vale para jogadores medianos, já que os bons jogam tanto contra destros quanto contra canhotos.
Numa rotação de arremessadores, os times podem escolher o número desejado, mas todos acabam usando 5 pitchers. Nos playoffs, as rotações geralmente são de apenas 4 arremessadores e em alguns casos somente 3.
Um rebatedor titular joga em torno de 140 a 150 jogos dos 162 na temporada regular. Alguns chegam a jogar todos os 162 jogos, apesar disso ser raro hoje em dia. Em 2012. por exemplo, Prince Fielder jogou os 162 que os Brewers fizeram.
Já nos playoffs os revezamentos acontecem de acordo com os arremessadores adversários. Como todo jogo na pós-temporada é muito importante, os técnicos tentam tirar o melhor de seus times e muitas substituições são feitas ao longo das partidas.
Em geral é isso. Garantia de revezamento acontece só na rotação titular dos arremessadores. O resto varia muito de time pra time e jogo pra jogo.
Valeu pelo esclarecimento
E existe rotação entre os pitchers que entram só pra terminar o jogo? Tipo Brian wilson e Mariano rivera.
Esse pitcher pode jogar 2 jogos ou mais seguidos? Na pos-temporada eles conseguiriam jogar todos os jogos?
E sobre um pitcher starter, digamos que o pitcher 3 da rotação esta tendo um péssimo dia. O tecnico então resolve substitui-lo. O substituto seria o pitcher numero 4? No próximo jogo o numero 5 jogaria?
Esses pitchers que entram para fechar os jogos (closers) conseguem sim arremessar alguns jogos seguidos, pois arremessam apenas uma entrada por partida. Eles podem arremessar três dias seguidos sem problema nenhum. No caso, os dois só entram em jogos que estão com o placar apertado e por isso dificilmente é necessário que joguem 5 partidas consecutivas, por exemplo. Mas nos playoffs,u se for necessário, eles conseguem jogar quase todos os jogos.
Bom, se o pitcher 3 chegou a começar o jogo, aí o técnico utiliza somente os pitchers reservas (relievers). Mas se você quis dizer que o 3 não pode começar o jogo por um problema (seja de saúde ou qualquer outro), aí o técnico pula o “start” dele e o pitcher 4 jogaria. No dia seguinte, seria o 5.
Porque alguns times de beisebol não tem capitão? Somente alguns times da Mlb tem. Isso e normal?
E existe algum pitcher que e ou foi capitão? Entendo que para capitão, devemos escolher algum jogador que não seja pitcher porque jogam mais vezes e com isso estão mais presentes na equipe. Estou certo?
Opa, desculpa a demora pela resposta. Estive ocupado e acabei não vindo ver as mensagens…
Bom, esse cargo de capitão acaba sendo simbólico. Realmente são poucos capitães na MLB, como Derek Jeter nos Yankees, Paul Konerko nos White Sox e até pouco tempo, Jason Varitek nos Red Sox. O cara escolhido é experiente, exemplar (não arranja confusão), respeita e é respeitado, sabe lidar com o grupo e o mais importante: tem o perfil de líder. É difícil que um jogador reúna todas essas características e por isso acabam sendo poucos capitães. Fora que como as equipes já tem um manager, ele acaba tendo esse cargo também.
Jogos de beisebol são permitidos sob chuva ou neve?
Eu nunca vi. Na Mlb e nas outras ligas pelo mundo existe isso?
Se não, o que acontece?
- Se a chuva estiver bem fraquinha o jogo ocorre sem problemas, porém se começar a ficar mais forte, os juízes fazem uma pausa e esperam para ver se passa. Se ela passar, voltam a jogar, se não, o jogo é cancelado e jogado em outra data.
- Se a chuva for muito forte antes do jogo, dão um tempo para ver se pára. Se não parar, cancelam para outro dia.
- Não há jogos no inverno, portanto não há o risco de neve (a menos que ocorra algo fora do comum).
Geralmente, quando jogos são cancelados, marcam para o dia seguinte, caso o jogo seja novamente entre os 2 times. Aí temos as doubleheaders (um jogo à tarde e outro à noite). Se for contra outra equipe, agendam para uma data aberta.
Boas
Estou a ver o jogo de abertura entre os Rangers e os White Sox e isto foi uma situação que já vi acontecer nos jogos do ano passado, mas nunca percebi, e aconteceu no jogo de hoje.
Aquando da vez do Nelson Cruz bater, o lançador arremessa uma bola que passa por baixo do catcher (creio ser um wild pitch) mas o Cruz faz o Swing, mas mesmo assim ele corre para a primeira base, eu pensava que isso só poderia acontecer se ele não fizesse o swing. Por que acontece isso?
Quando o terceiro strike é um wild pitch, o rebatedor tem o direito de correr para a 1B, mesmo que ele tenha ido ou não para o swing. Ou seja, ele sofre o strikeout, porém, como o catcher não tem a posse da bola, o rebatedor pode correr para a 1B e, se chegar lá antes do lançamento, ele estará a salvo e será um corredor.
Abraço.
Parabéns pelo site, eu sei que a maioria dos pitcher tem no maximo 4 arremesos, por acaso existe algum pitcher que consiga usar todos os tipos de arremesos tradicionais em alto nivel!
Olá Eduardo.
É bem difícil um pitcher ter todos os arremessos em alto nível. Existem jogadores com 5 arremessos, e alguns até com 6 (como o Yu Darvish), porém não são todos que são excelentes. Em geral, o arremesso de confiança são as bolas rápidas (fastballs) e aí o pitcher tem outros arremessos que são considerados “plus”, como uma boa slider ou curveball. Em geral, os aces são capazes de dominar uma maior quantidade de arremessos.
Por exemplo, o Pedro Martinez, nos seus melhores dias, conseguia arremessar fastballs, cutter, changeup e curveball em alto nível.
E se o wild pitch ocorrer no segundo ou primeiro strike?, ou mesmo numa ball, o rebatedor tb pode correr em direção à 1B ?
Sávio,
Nesse caso, o rebatedor não pode correr para a 1B. Somente em caso de strikeout mesmo. Já os outros corredores que estiverem nas bases, esses sim poderão correr para a base seguinte.
uma bola rebatida, para ser considerada boa, deve sempre estar dentro do campo, ou após o primeiro toque no chao (na parte valida do campo) ela pode sair?
por exemplo, o rebatedor acerta a bola, que quica dentro do campo e o segundo quique é do lado de fora. a jogada é valida?
nas situações de bunt, quando a bola é considerada valida nas mesmas situações?
ou melhor…
nas situações de bunt, a bola é considerada valida nas mesmas situações?
Se a bola quica no chão e vai para a aréa de foul ball ou arquibancadas, ela é considerada válida. Porém, se ela tocar no parte válida do campo e ir pra a zona de foul ball entre o home plate e a 1B ou entre o home plate e a 3B, ela será considerada foul. Portanto, depois que passar pela 1B ou 3B, a bola pode ir para qualquer lugar e será considerada uma rebatida válida, mas se for antes da 1B ou 3B, será foul ball.
Para os bunts vale a mesma coisa. Mesmo que a bola pingue 5 vezes na parte válida e depois vá para fora antes de passar pela 1B ou 3B, será uma foul ball.
Abraço.
PARABÉNS PELO SITE, ÓTIMO, ÓTIMO, ÓTIMO… CONSEGUI ENTENDER O BEISEBOL GRAÇAS A SUAS DICAS.
Uma dúvida, quando um rebatedor rebate a bola e corre até a primeira base, ele fica lá e outro vem rebater, ou uma pessoa fica na primeira base representando e ele volta para continuar rebatendo normalmente. (não cheguei a assistir um jogo ainda ,vou ver hoje yankes e red sox por isso a pergunta besta)
Olá Gabriel. Obrigado pelos elogios!
Bom, quanto a sua dúvida, o jogador que consegue a rebatida é o mesmo que ficará na primeira base. A única exceção seria o técnico colocar um “pinch runner”, que ficaria no lugar dele na primeira base. Nesse caso porém, o jogador que conseguiu a rebatida estaria fora da partida, já que foi substituído.
Abraço.
Como funciona a rotação de pitchers na pos temporada?
Continua a ser de 5?
Geralmente os managers optam por uma rotação de 4 jogadores, já que sempre tem um dia de descanso para a viagem de uma cidade até a outra.
De vez em quando utilizam apenas 3 starters, como os Yankees fizeram na campanha de 2009 e na ALDS do ano passado.
Gostaria de sua opinião sobre dois jogadores pra vc quem é o melhor entre tim lincecum e felix henandez e quais são os melhores arremessos que cada um tem
Olá Vinicius.
Cara, que pergunta difícil hein. Ambos são muito bons e muito talentosos, não tem uma resposta certa. Mas não quero ficar em cima do muro, então vou escolher o Lincecum, por uma diferença muito pequena. Acho o Lincecum um pouquinho mais talentoso, além de ele ter uma mecânica de arremessos totalmente diferente, enfim, num dia inspirado, ele tem pitches melhores.
Masss se fosse pra escolher um pro meu time, escolheria o Hernandez. Gosto de sua postura de sempre estar lutando, colocando energia em cada arremesso, além de ter mais porte de ace e conseguir variar um pouco mais a quantidade de arremessos.
Quanto aos melhores arremessos, creio que de ambos sejam a changeup. O Lincecum usa muito esse arremesso para o 3º strike e tentar conseguir o strikeout. O Hernandez tem uma changeup que atinge uma velocidade bem alta e quebra bem perto do home plate, confundindo bastante os adversários. Gosto também da bola rápida de 2 costuras (2-seam) dele, que corta bastante para a direita e é bem efetiva contra canhotos.
Bom, essa é minha opinião. De qualquer forma, os dois estão na elite da liga.
Oalá, estou indo a San Francisco em férias com a família e queríamos ir a um jogo de baseball. Qual a duração da partida? Há jogos na hora do almoço e outros de noite, qual o mais interessante? Pela tabela vi que dois times jogam dois dias seguidos, por que? É aconselhavel para crianças pequenas?
Obrigada pela atenção, Lídi
Olá Lídia. Que legal ir para San Francisco.
Bom, uma partida dura em média entre 2:30 e 3:00 horas.
Sobre o horário dos jogos, eu particularmente prefiro o da noite, com o estádio iluminado o espetáculo fica ainda mais legal. Porém, como você estará com crianças, talvez fique um pouco tarde para elas. Além disso, nos jogos à noite, a torcida costuma ser um pouco mais agitada. Se as crianças forem muito novas, a melhor opção é ir no horário da manhã.
Os times jogam muitas partidas durante a temporada (162), é uma tradição. E eles se enfrentam em “séries”, ou seja, um time joga contra o outro por três dias seguidos. Por isso, é comum ver o calendário cheio de jogos agendados.
Por fim, é um programão, mesmo para quem não entende muito do esporte. O estádio dos Giants (AT&T Park) é um dos mais bonitos que há. Fica ao lado do mar, tem uma vista maravilhosa. Opções de restaurantes não faltam, desde pizzas e hot-dogs até comida japonesa. É um programa bem familiar!
Obrigado pela visita. Mais dúvidas, é só perguntar.
Os pitchers reservas (fora da rotação titular) sao piores do que os titulares ou apenas não tem tanta resistência? E por isso entram mais no fim da partida e lançam menos bolas?
Nos casos dos reservas que se tornaram titulares, a contagem de vitorias e derrotas continua a mesma ou começa de novo, já que a contagem e diferente?
Abracos
Na verdade é um misto dos dois. Em geral, os titulares são mais completos e têm mais resistência. Além disso, os reservas têm menos tempo de descanso e por isso arremessam menos bolas em um jogo. Outro ponto importante é que os titulares precisam ter pelo menos 3 ou 4 arremessos para sobreviver na MLB, enquanto os relievers com 2 conseguem ser efetivos.
A contagem de vitórias/derrotas permanece a mesma se um reserva vira titular ou vice-versa.
Abraço!
existem jogadores que ao serem escolhidos no draft entram direto para as equipes principais da mlb ou todos eles passam pelos times das ligas menores antes?
percebi que nas ligas menores existem 3 categorias
A, AA e AAA
o que elas significam?
sabe como funciona o draft no japao? é parecido com o americano ou não tem nada a ver?
valeu!
É muito, mas muito raro um jogador ser draftado e ir para o time principal. Não me lembro de nenhum caso recente disso ter acontecido. Eles sempre vão para a Minor League e geralmente começam no time A.
É dividido em A, A+, AA e AAA, sendo que o AAA é o último passo antes da MLB. Então, se o jogador tiver bom desempenho ele pula para o nível seguinte. Pode ser que numa mesma temporada ele comece no A e termine o ano no AAA. No caso dos pitchers, tem ocasiões em que ele pula do AA direto para a MLB.
No Japão tem o mesmo esquema do jogador ser escolhido pelo time no draft após sair se formar no colégio, porém lá, cada franquia só tem um time de Minor League.
Abraço!
Qual a posição mais importante do beisebol?
Seria um pitcher que quase não cede corridas ou um rebatedor excepcional, que impulsiona mais de 150 corridas?
O melhor jogador de todos os tempos e mesmo o babe ruth ou o pessoal o considera como um dos maiores, junto com outros?
O joe dimaggio era do mesmo nível dele?
É difícil dizer quem é mais importante. Mas sou obrigado a dizer que os rebatedores podem ser mais decisivos, pois jogam umas 150 partidas na temporada, enquanto um starter joga entre 30 e 35.
Também é difícil dizer quem foi o melhor de todos os tempos. Não existe um consenso. O esporte evoluiu muito nos últimos 100 anos e fica complicado comparar um cara de 1920 com um jogador da atualidade. Mas, sem dúvida, Babe Ruth é o nome mais conhecido do beisebol. Teve uma carreira sensacional como rebatedor, onde foi recordista de HR durante muitos anos até o Barry Bonds quebrar sua marca. Além disso, ele também foi pitcher durante uma parte da carreira, ganhando quase 100 jogos. Ou seja, ele estava muito a frente de seu tempo.
O DiMaggio também é um dos grandes do esporte. Seus número não chegam perto do Babe, mas ele jogou bem menos tempo. A verdade é que ele acabou sendo um sucessor do Ruth nos Yankees e encaminhou o time a ganhar muitas World Series.
Bom, é isso. Tem muitos outros jogadores históricos que também merecem destaque. A diferença de gerações dificulta uma comparação mais precisa.
Gostava de saber qual a diferença entre um “Perfect Game” e um “No-Hitter game”. Obrigado e parabéns pelo blog.
Olá Nuno!
No Perfect Game, o pitcher não deixa nenhum jogador adversário chegar sequer à primeira base. Ele não cede hits, walks, não acerta nenhum jogador, a defesa não comete erros… enfim, um adversário nunca estará na 1B.
Já no No-Hitter, o arremessador não permite que nenhum adversário consiga uma rebatida durante toda a partida, porém ele cede walk, acerta um jogador, a defesa comete erros. Ou seja, pelo menos um destes fatores acontece para que algum adversário chegue à 1B.
Um Perfect Game é também um No-Hitter, já que o arremessador não cede nenhum hit em ambas as ocasiões.
O que é balk?
Luan, o balk ocorre quando o pitcher comete uma infração enquanto está arremessando e existe um ou mais jogadores em base. Entre estas infrações, estão:
- arremessar a bola rapidamente, tentando pegar o rebatedor desprevenido;
- atrasar o jogo sem motivo;
- faz menção de tentar o pickoff na 1B e não lança a bola (para a 2B ou 3B essa jogada é legal);
- derruba a bola no chão, mesmo que por acidente.
Enfim, existem várias regrinhas que um pitcher deve seguir a cada arremesso. Se ele falhar em uma delas, ocorre o balk e os jogadores que estavam em base avançam uma base. Se houver algum na 3B, ele anota a corrida.
Como e a relação entre pitcher e catcher?
Eles devem se conhecer melhor do que os outros companheiros de time?
Na rotação titular, o catcher tem os mesmos códigos com todos os pitchers ou acontecem casos em que o catcher tem códigos diferentes com cada um dos pitchers titulares?
Na hora de escolher o arremesso, quem decide?
O pitcher, o catcher, os dois,o mais experiente ou o melhor jogador mesmo que ele seja jovem e não tenha tanta experiência?
eu jogo MBL no videogame, e tem um termo “double switch” que nunca entendi.
o que é?
Olá Luan.
O double switch ocorre nos jogos da National League. Basicamente, ocorre duas substituições ao mesmo tempo. Elas são feitas para mudar a ordem do pitcher na lineup de rebatedores. Por exemplo, na maioria das vezes o pitcher é o 9º a rebater. Digamos que na 8ª entrada, o técnico coloque um novo arremessador, sabendo que na sua entrada de ataque, seus rebatedores sejam 7, 8 e 9. Ele não quer que o novo pitcher rebata, então ele tira um jogador (o center fielder que rebata como 6º, por exemplo) e coloca o novo arremessador em seu lugar. E no lugar do pitcher anterior, ele coloca o center fielder reserva. Então, basicamente, ele troca a ordem de rebatedores com o intuito de seu arremessador não rebater.
Bom, não sei se deu pra entender muito bem haha
Abraço!
Olha, em geral os pitchers têm uma relação um pouco mais estreita com os catchers sim. Chegam a ter casos que o pitcher só arremessa para o mesmo catcher, pois ele tem uma sintonia melhor com ele do que com o outro catcher da equipe.
A questão dos códigos é um pouco difícil de saber exatamente, mas todos os times têm alguns códigos que são padrão.
Para escolher os arremessos, geralmente se leva em conta a experiência. Se o pitcher é muito jovem e imaturo, então o catcher chama quais arremessos ele quer. Se for um arremessador um pouco mais experiente, ele decide quais arremessos, mas ainda assim quem chama o jogo é o catcher. Se o arremessador não concorda, ele faz o sinal negativo com a cabeça até que ambos entrem num consenso.
Já houve até casos que o pitcher não concordou com o arremesso que o catcher chamou, fez sinal negativo e quis utilizar outro tipo de lançamento. Acabou cedendo uma rebatida ou home run e aí o catcher saiu de sua posição e foi discutir com ele, como quem diz: “eu não disse pra lançar a changeup invés do slider?!”. Fazer o que né? hehe
é verdade que o yan gamez foi chamado pelo toronto
É verdade sim! O Yan Gomez foi o primeiro brasileiro a jogar uma partida na MLB!
quantas equipes são necessarias para ter um jogo de besebal
Olá Julia. São necessárias duas equipes com pelo menos 9 jogadores cada para o jogo acontecer.
imagine essa situação… 1 out / 3 bases cheias ,o rebatedor rebate uma bola direto na mão do SS,ninguem corre pois a bola não entrou em contato com o chão.
o SS pode deixar a bola cair no chao de proposito, para obrigar a corrida, e assim fazer um double play?
Sim, Luan. Ele pode deixar a bola cair de propósito, forçando todos os jogadores em base a correr e realizar facilmente a double play.
Na situação: Um jogador na 1a base e outro rebatendo
supondo que a rebatida foi fraca, o jogador da 1a base, prevendo que seria eliminado caso corresse para a 2a base, pode ficar parado, mesmo sabendo que seu companheiro nao chegaria salvo a 1a base?
Nas outras bases isso acontece também?
Estando na primeira base, ele seria obrigado a correr. Se não correr, ele será eliminado de qualquer jeito, bastando a defesa mandar a bola para o segunda base. Mas, se o jogador estiver na 2B e a rebatida for fraca, caso ele pense que será eliminado se correr para a 3B, ele pode ficar parado e estará à salvo.
Quando jogadores precisam ser eliminado para que se troquem as posições no campo ( a equipe que estava lançando passa a rebater e vice-versa )?
Olá Myanaga!
São 3 eliminações para que os times troquem de turno. Depois de ter três jogadores eliminados, o time que estava atacando vai para a defesa e o que estava defendendo entra em seu turno de ataque.
Abraço.
Oi, tudo bem?
Acho que aqui será o único lugar que poderei tirar uma dúvida
Assistir um filme verídico que contada a história de um grande jogador de beysebol. Ele era forte, mas ao meu olher o considerava um pouco gordo. Ele foi o primeiro a consegui jogar a bola pra fora do estádio, e sempre fazia isto. O filme mostrava uma pessoa boa, se um coração muito bom, mas ao mesmo tempo um homem ignorante e cheio de amigos em volta por interesse. Depois ele ficou em um time fraco e o sonho dele era ser tecnico, mas não conseguiu. Já estava com idade avançada e todos duvidávam que ele consegueria jogar a bola pra fora do estádio e ele jogou novamente.
Bem, quero saber o nome do filme, alguem sabe informar?
Muito grato e um forte abraço!!!
Olá Danilo! Lendo essas informações que você postou, creio que se trata do filme “Ânsia de Viver” (original “The Babe”), que conta a história do Babe Ruth.
Abraço!
Digitei na internet o nome que tu digitastes e realmente é este o filme Ânsia de Viver, fico muito grato pela atenção.
Abraço!
Eu ouvi ontem na espn o paulo antunes dizer, que tal jogador tinha bons números para um SS arremeçando por acaso alguma posição no beisebol é tradicionalmente melhor com o bastão? e tambem o que vc acha sobre miguel cabrera (um dos meu maiores idolos no esporte)
Shortstop e catcher são consideradas as posições mais críticas quando se trata de defesa. Por isso, muitos times e na própria formação dos jogadores dessas posições visam trabalhar na defesa e o ataque acaba ficando um pouco secundário. Claro que se um jogador conseguir combinar defesa e ataque é melhor ainda, mas shortstops historicamente não são grandes rebatedores (existem exceções, claro).
Quando ao Cabrera, pra mim ele é um dos top 5 rebatedores no momento e nos últimos 3 anos. É o chamado “pure hitter”, ou seja, ele é capaz de rebater para qualquer parte do campo e ter uma average alta e muita potência. Já na defesa… com certeza o ponto fraco dele. Tá certo que ele acabou sendo muito prejudicado com a vinda do Prince Fielder para o Detroit Tigers. Na primeira base, não havia problema, mas agora sendo movido para a terceira base ele tem enfrentado muitos problemas de adaptação. Ele não tem mobilidade suficiente para jogar ali.
Abraço!
alem dele na sua opinião quem são os outros 4 melhores
Colocaria ali no meio: Albert Pujols (não pela temporada atual, mas pelas anteriores), Matt Kemp, Josh Hamilton e Ryan Braun. Desses 5 eu considero o Braun um pouco abaixo, apesar de ser um excelente jogador. Gosto muito de ver também o Paul Konerko, Troy Tulowitzki e o Ichiro Suzuki jogando, mas aí é por questão de gosto mesmo, pois eles não estão no mesmo nível dos 5.
Voltando a pergunta anterior, acho que o troy tulowitzki esta quase no nível dos 5 primeiros. O konerko também, já o ichiro e bom, mas não acho que ele esteja no nível dos dois.
E quanto aos rebatedores dos yankees? Se não me engano, eles estão a muito tempo como pelo menos o terceiro melhor ataque da liga. Não acha que a-Rod, cano, granderson, Teixeira, jeter e cia estão entre os 10 melhores rebatedores de hoje?
Outra coisa, alguma dica pro dia seguinte de um jogo como pitcher? Foi o meu primeiro jogo, então e claro que e normal sentir alguma dorzinha, mas existe algum treinamento pra recuperar melhor, além de alongamento?
Abraços!
Olá galera..!
Quem é expert em jogos de Baseball ?
Por favor entrem em contato comigo !
meu facebook é http://www.facebook.com/raphael.quintas.5
Bom dia. Alguém poderia me dizer o significado de AA, AAA em beisebol? Acabo de ler que o cara foi rebaixado para o AAA… não entendi. Já agradecendo pela atenção. Abraços!
É o seguinte Antônio, cada franquia da MLB tem times “de base”. A ordem é A, A+, AA, AAA e finalmente o time principal. Como somente 25 jogadores podem ficar no elenco principal, caso algum jogador esteja muito bem no AAA e um esteja mal na MLB, eles rebaixam o jogador da MLB para o time AAA e sobem o que estava lá para a MLB.
Abraço!
Yohan Santana teve um no-hitter. Mas afinal, o que é isso?
Seria um jogo completo sem permitir nenhuma corrida?
E o que é um hit? Por mais que eu leia, eu não entendo….
Valeu!
Olha Tim,
Um hit é uma rebatida válida. Quando o jogador rebate a bola e consegue chegar na 1B (ou 2B, ou 3B ou bate um home run) ele é creditado com um hit. No caso, Johan Santana arremessou um jogo completo e não permitiu que nenhum adversário conseguisse uma rebatida sequer! Ou seja, nenhum jogador do ataque dos Cardinals conseguiu chegar a primeira base com uma rebatida.
Então a única diferenca entre um no-hitter e um jogo perfeito e que no jogo perfeito o pitcher não cedeu nenhum walk?
Para não cometer um balk, o pitcher deve estar com um dos pés em cima da “faixa branca” em cima do montinho, antes de arremessar?
Ele deve estar de frente para o rebatedor e no momento em que arremessa vira o corpo de lado, ou ele já pode começar com o corpo de lado??
Pois é, a diferença do no-hitter pro jogo perfeito é não ceder walks, não acertar o rebatedor (hit by pitch) e a defesa não cometer nenhum erro. Se um desses fatores acontecer, aí deixa de ser jogo perfeito e torna-se um no-hitter.
Quanto à segunda pergunta: sim, o pitcher deve sempre estar com um dos pés na linha branca (rubber) que fica no montinho quando for iniciar o movimento de um arremesso .
Existem duas posições básicas que são permitidas na MLB:
- a Windup, com o arremessador ficando com o corpo e os pés (paralelos) apontando para o home plate e depois faz o movimento rotacionando o corpo para o lado;
- O Set (também conhecido como Scretch), com o arremessador ficando com o corpo de lado para o home plate, o pé direito (no caso dos destros) apontado para a terceira base e o pé esquerdo à sua frente.
Ou seja, ele pode sim começar a mecânica do arremesso com o corpo virado para o lado.
Olá! tenho 3 duvidas!
1-Quando a bola é rebatida e vai direto na mâo do pitcher,
o que acontece? por que algumas vezes o jogo é parado?
2-A defesa pode eliminar dois corredores ao mesmo tempo? EX: o jogador de fundo pega a bola e arremessa para o second baseman antes do primeiro corredor chegar na 2 base, e depois o mesmo arremessa para first baseman antes que o segundo corredor chegue na 1 base.
3- tem outra forma de pontuar a nâo ser anotando corridas?
Olá Pedro. Respondendo às perguntas:
1 – Se a bola rebatida for direto na mão dele, sem quicar no chão, o rebatedor é eliminado. As vezes param o jogo nessas ocasiões porque a distância é muito pequena e a bola vem muito rápida, então existe uma preocupação em ver se o pitcher não está contundido.
2 – Sim, esse tipo de jogada se chama “Double Play”. Quando um jogador está na 1ª base e o rebatedor rebate uma bola fraca, a defesa pode tentar lançar a bola para a 2ª base e depois para a 1ª base. Se em ambos os casos, a bola chegar à base antes dos corredores, os dois serão eliminados.
3 – Não. A única forma é anotando corridas. Eles podem vir por meio de rebatidas, erros da defesa, jogadas de sacrifício ou home runs (que geram corridas automáticas).
Abraço!
Olá!
Entendi bem do que você falou sobre a bola voltar para a mão do pitcher, então se a bola quicar no chão e ir para mão dele ele pode jogar para o first baseman para eliminar o rebatedor?
Tambem tenho uma duvida sobre o placar da mlb, quando eu vou ver tem 3 quadradinhos (que eu acho que sao as 3 bases) alguns estão pintados outros não, o que é aquilo?
Obrigado!
Oi!
Eu queria saber o que é um draft nunca consegui explicações sempre vejo em mlb e na nfl.
Valeu
Pedro, respondendo às perguntas:
1) Sim, no caso da bola quicar, o pitcher pode mandá-la para o primeira base para fazer a eliminação.
2) Esses quadradinhos no placar são as bases mesmo. Quando ficam acesas, significa que um jogador do ataque está nela. Se as três estão acesas, é porque as bases estão lotadas (um jogador na 1B, um na 2B e um na 3B).
3) O draft é a maneira como os times conseguem jogadores jovens (saídos do colegial ou da universidade) para compor seus elencos e “times de base”. Basicamente, existem várias rodadas e em cada rodada o time tem o direito de escolher um jogador. Para mais detalhes, por favor de uma olhadinha na página que fala sobre o assunto: http://www.blogdobeisebol.com/mlb/como-funcionam-os-contratos-e-negociacoes-na-mlb/#draft
Abraço!
Olá!
Adorei esse site, foi o único em que eu consegui aprender direitinho sobre beisebol, muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas me ajudou muito, valeu!
Opa Pedro, é sempre um prazer ajudar a divulgar esse esporte maravilhoso que é o beisebol! Se tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar!
Abraço!
Olá tenho mais uma duvida
Em um jogo quando eu assisto, tem três letras e umas bolinhas,
Mais eu queria saber o que é de vez enquando elas estão acesas outras apagados e etc.
São 3 letras B, S, O. Tem três bolinhas do lado do b, e 2 do lado do s, e do, o. EX:
B ooo
S oo
O oo
Qual o melor jogador de beisebol?de que time ele é?
E qual é o melhor time?
Pedro,
sobre as letras, elas indicam:
- B: balls (tem três bolinhas porque quando ocorre a 4ª ball, é automaticamente um walk);
- S: strikes (tem duas bolinhas porque no 3º strike ocorre a eliminação por strikeout);
- O: outs (número de eliminações que já ocorreram na entrada. Tem duas bolinhas porque na 3ª eliminação os times trocam de turno entre ataque-defesa).
Já sobre os jogadores vai muito da questão pessoal. Atualmente, alguns nomes em destaque são Josh Hamilton (Texas Rangers), Matt Kemp (machucado, LA Dodgers), Stephen Strasburg (Washington Nationals), Clayton Kershaw (LA Dodgers), Justin Verlander (Detroit Tigers)… Tem muitos jogadores bons e é difícil cravar um em especial. O que muita gente entra em consenso é que o Albert Pujols (atualmente no LA Angels), tem sido o rebatedor mais completo dos anos 2000 (apesar de estar em uma temporada relativamente ruim em 2012).
Sobre os times, também é difícil cravar um. No momento, a equipe de melhor campanha é o Los Angeles Dodgers. Na história, a franquia de maior sucesso é a do New York Yankees, com 27 títulos.
Abraço!
Apesar de me interessar pelo esperte, infelizmente nunca tive a oportunidade de jogar… Baixei o MLB 2k11 por esses dias! Sem querer você acaba entendendo um pouco melhor sobre como o baseball funciona.
É verdade, Dimitri.
Eu mesmo peguei o básico das regras jogando All-Star Baseball nos tempos do gameboy!
Eu sempre vejo em matérias e enquetes nos EUA falando sobre os melhores jogadores ofensivamente, e todos sempre discartam o atual mvp Ryan Braun, eu sei que ano passado O Matt Kemp merecia o Titulo mais do que o Jogador dos Brewers, mas mesmo assim o que eu não intendo omo oum jogador que é 4x Silver Slugger, já foi Rookie of the Year em 2007, e que nessa temporada já tem 19 HR mesmo ficando de fora de algumas partidas é sempre deixado de lado; por acaso ele tem alguma falha em seu jogo tanto na defesa ou no ataque que faz dele inferior a nomes mais badalados como O proprio Matt Kemp, Josh Hamilton ou Joey Votto?
Olá Eduardo, desculpe a demora em responder.
Bom, o Braun é um jogador acima da média e isso ninguém discute. A questão é que ele jogava dividindo a responsabilidade com o Prince Fielder. Além disso, alguns stats como home runs e rbis são muito valorizados no meio da MLB e ele nunca liderou a liga nesses quesitos (algo que os outros fizeram ou fazem).
Outro fator é que temporada passada ele foi pego no exame anti-dopping, apesar dos Brewers terem apelado e ele não ter cumprido suspensão, e isso acabou, de uma forma ou outra, manchando um pouco sua imagem.
Olá queria perguntar se você já jogou beisebol 2k11
Porque eu não sei como rebater a bola, se puder me explicar agradeço
Olá! Você sabe algum lugar que posso jogar beisebol sem fazer matricula, escritura, ser sócio e etc.
Obrigado!
oi
eu comprei um kit de beisebol, mais ainda tenho uma dúvida em saber se o taco e a luva sao proporcionais a min
Olá Pedro.
Quanto ao MLB 2k11, eu nunca joguei. Mas já joguei o 2k10 e devem ser parecidos. Se você joga no Xbox, você precisa puxar o stick da direita para trás no momento em que o arremessador adversário começar o movimento. Quando a bola estiver chegando perto, você empurra o stick para frente rapidamente. O tempo correto você acaba pegando conforme vai jogando mais. No início é meio complicado mesmo. Ou então, você pode mudar as configurações para rebater apertando A, ao invés de usar os sticks.
Sobre um local para jogar sem ser sócio, eu não sei. Depende da sua cidade.
Por fim, a luva vai depender da sua mão. O tamanho correto será o que você se sentir mais confortável. Quanto ao taco, o tamanho máximo é de 1,06 metro. Na verdade, ambos dependem de como você vai se adaptar.
Abraço!
Olá!
eu tenho uma bola de beisebol e ela é bem dura, não sei se é oficial, queria saber do que ela é feita. E se tem alguma com material mais leve com menos perigo de brincar com os amigos.
E qual a diferença de peso entre as duas.
Se puder ajudar, Agradeço,
Cada vez aprendo mais sobre este maravilhoso esporte
OBS:+ 1 fã
Olá Pedro. A bola oficial tem entre tem uma circunferência de aproximadamente 23 cm e pesa em torno de 145 gramas. Ela é feita de borracha por dentro e recoberta por couro.
Existem bolas mais leves (geralmente recomendadas para crianças) que são mais leves e o risco de machucar é menor, além de serem mais macias.
Abraço!
Parabéns pelo Blog, muito bem explicado..
as minhas duvidas sobre esse esporte americano muito bom sao as seguintes:
1- o que é um rebatedor designado?
2- e o que significado o homem de little lot ( juro q nao sei como escreve visto nao consegui entender qndo os narradores falam)
Obrigado
Olá Neto.
Bom, o rebatedor designado é o nome dado a um jogador na Liga Americana, que rebate no lugar do arremessador. Ao invés do arremessador ir para as rebatidas, esse jogador rebate no lugar dele (algo que não existe na National League).
Sobre o significado, a expressão “homem de leadoff”. Esse é o nome dado ao primeiro rebatedor do time, ou seja, aquele que inicia o turno de ataque do seu time rebatendo.
Abraço!
Olá!!!
tenho uma dúvida:
1-) SITUAÇÃO: um jogador na 2 base, e outro rebatendo.
quando o rebatedor tiver uma rebatida válida, o seu parceiro que estava na 2 base só pode correr uma base, ou seja até a terceira base?
2-) O quê acontece se o pitcher acertar a bola no rebatedor?
3-) Eu vi o video na página inicial do jogador do Los Angeles Angels pulando, mais porque ele desviou da bola quando ela se aproximou, acontece algo se a bolinha tocar nele?
Agradeço as respostas
Obrigado!!!
OPA!!
falei errado, o jogador do washinton nationals,
desculpe, nao vi direito!!!
Olá Pedro.
Respondendo:
1) Não há limite de bases a serem corridas. Se ele tiver oportunidade, ele pode correr até o home plate numa única rebatida.
2) O rebatedor vai automaticamente para a 1B. Se já houver um jogador lá, este avançará até a 2B. Se as bases estiverem lotadas, uma corrida será anotada. Enfim, é a mesma coisa que um walk.
3) Naquele caso, quem pulou foi o técnico da terceira base que pulou. Se a bola toca nele (ou no corredor), é considerado interferência e seu time acaba sendo prejudicado.
Abraço!
Quando o jogador ”toca a bola no corredor” Ele toca a bola no chão ou no jogador que esta tentando alcançar a outra base?
Pedro,
Ele encosta a bola no jogador que está correndo para realizar a eliminação.
Abraço!
Bom dia,
Só para reiterar os parabéns para o excelente blog e para a disponibilidade do(s) administrador(es) em responder a todas as duvidas que surgem. Muitos parabéns e continuem.
Nuno
Olá Nuno. Muito obrigado pelos elogios. Fico feliz em saber que meu trabalho está agradando.
Abraço e viva o beisebol!
Estou aqui novamente para fazer uma perguntar e para novamente lhe parabenizar pelo belo site.
a minha pergunta é sobre os estadios dos times, vejo que alguns tem muros mais altos, outros os “jardins” sao maiores que outros, existe algum padrão ou cada clube constroi do seu modo?
abraço
Neto,
cada time pode construir seu estádio da maneira que lhe for mais conveniente. Se eu não estiver enganado, existe apenas uma restrição quanto à distância mínima dos muros para o home plate é de 315 pés (cerca de 96 metros).
Abraço!
olá,
Primeiramente mais uma vez parabéns pelo site, que pelo que vejo ajudou muitas pessoas que queriam aprender sobre esse esporte.
Tenho uma dúvida, estava assistindo beisebol, e tinha um corredor na terceira base, quando a bola foi rebatida o que estava na base 3 correu para home plate e o outro jogador arremessou a bola para o catcher, e na chegada o catcher coloca a bola para baixo.
Dúvida: o que ele faz com a bola? encosta na base ou no corredor??
Obrigado
Olá Pedro,
obrigado pelos elogios. No caso dessa jogada, o catcher deve encostar a bola no corredor para efetuar a eliminação. Se ele conseguir fazer isso antes que o corredor chegue à base, ele realiza a eliminação.
Abraço!
Vi uma contagem, não saberei reproduzir, mas era basicamente a seguinte como exemplo:
Time A 42-40 2
Time B 42-41 1 1/2
Time C 42-40 1
O que significa esse 2, principalmente o 1/2
Um time tem vantagem de 1/2 ponto sobre outro? É isso?
Olá Jarbas,
esses números indicam a quantos jogos um time está atrás do time que está na liderança. Por exemplo, se o time A estiver com 10 vitórias e 4 derrotas, e o B estiver com 8 vitórias e 6 derrotas, o time B estará 2 jogos atrás do time A. No caso, podem existir números com a metade. Isso significa que um dos times tem um jogo a mais que o outro.
Uma fórmula para calcular a quantos jogos uma equipe está atrás da outra é a seguinte:
- Multiplicar o total de vitórias e o total de derrotas por 0,5
- Com esses valores, subtrair o número das vitórias pelo das derrotas
- Do valor obtido, subtrair do valor do time que está na liderança
Exemplificando:
- Time A: 20-10
- Time B: 18-13
Cálculo A
Vitórias: 20 x 0,5 = 10
Derrotas: 10 x 0,5 = 5
Valor total: 10 – 5 = 5
Cálculo B
Vitórias: 18 x 0,5 = 9
Derrotas: 13 x 0,5 = 6,5
Valor total: 9 – 6,5 = 2,5
Diferença entre times (A – B): 5 – 2,5 = 2,5
Portanto, neste exemplo, o time B estaria 2.5 ou 2 1/2 atrás do time A.
Ficou meio confuso, mas a explicação é esta haha
Abraço!
Parabéns pelo trabalho, esse blog foi uma das coisas que me motivou a praticar o esporte! Tem duas semanas que comecei… Hoje meu corpo tá doendo pra caramba, tomei várias boladas! Bate até um pouco de vergonha de aparecer por lá, já que todo mundo já parece bem treinado. O pior pra mim é ter que ficar de pitcher/rebatedor. Minha mira é ruim e eu não consigo rebater nada…
Enfim, parabéns mais uma vez e muito obrigado!
Que legal Douglas!
Fico feliz em saber que o blog ajudou a te inspirar para praticar esse esporte maravilhoso. E não ter que ter vergonha não! Com o tempo você estará jogando melhor e ganhará ainda mais gosto pelo esporte!
O importante é se divertir.
Grande abraço e obrigado pelas palavras!
Boa Noite. Acompanho há alguns meses a MLB, mas tenho certas dúvidas.
1 – Como funciona os innings, quero dizer, quantas eliminações são necessárias para acabar um inning ?
2 – Vale Flyout no infield ?
Olá William,
vamos às respostas:
1- Em cada inning ou entrada, um time tem 3 eliminações. Quando elas acontecem, o inning acaba. Lembrando que são 3 eliminações no turno de ataque de cada time, ou seja, no total são 6 eliminações por inning (3 de um time e 3 de outro).
2- Sim, ocorrem flyouts no infield (geralmente chamados de popout). O que pode acontecer é de ter jogadores em base e numa bola que vai muito alta mas não sai do infield, o umpire chama a “infield fly rule”. Essa regra faz com que o rebatedor seja eliminado mesmo antes dos defensores tocarem na bola. Isso ocorre para evitar que os infielders deixem a bola cair de propósito, obrigando os jogadores que já estavam em base a correrem e serem facilmente eliminados.
Abraço!
Qual loja você me recomenda comprar materiais de baseball online?? Tipo bolas, tacos e luvas??
A bola oficial é feita com seu miolo de cortiça ou borracha? E do que é feito a que serve para crianças sabe onde posso encontrar?
Primeiramente, parabéns pelo blog. Muito bem feito.
Gostaria de saber se você conhece livros, dos mais variados assuntos, sobre beisebol em português. Gostaria de saber sobre a história do esporte, curiosidades, que discuta a MLB em geral e sobre os times. Ou seja, de qualquer assunto em que o livro seja bem feito, gostaria da indicação. E se você souber, como posso comprá-los ?
Agradeço antecipadamente.
Olá Rodrigo!
Obrigado pelos elogios.
Quanto aos livros, não há muito material em português não. Recentemente li um livro chamado “Calico Joe”, uma história fictícia sobre um jovem jogador da MLB, narrada pelo filho de um jogador mais velho. É bem interessante o livro, porém ainda não foi lançado em português.
Queria poder te ajudar mais, mas realmente não conheço muitos livros aqui no Brasil que tratem do assunto. Vou ficar te devendo!
Abraço!
Algumas dúvidas sobre foul ball:
I – Se a bola é rebatida para “território foul” e um fielder apanha ela antes que toque o chão, isso vale como eliminação por fly out?
II – A mesma coisa vale para o caso de a rebatida ser para trás e bola ser pega pelo cather?
III – E se a bola quicar uma (ou mais) vezes dentro do “território fair” e só depois cruzar a linha de foul ball?
Por fim, uma dúvida que não tem haver com foul balls:
Numa dúvida minha que vc tirou há um tempo,disse que em caso de wild pitch,os corredores em bases poderiam tentar avançar, mas não o rebatedor, certo?
E se houver um cara na terceira base e ele tentar avançar até o home plate, como elevai fazer isso com o rebatedor parado lá? Ou não há nenhum problema em ele marcar corrida como rebatedor posicionado o seu box?
Olá Sávio.
Respondendo as perguntas:
1 – Sim, mesmo em território foul, se ele apanhar a bola será um flyout.
2 – Se a bola desviar no bastão e for direto para a luva do catcher, é considerado um “foul tip”, que é o equivalente a um strike. Se a contagem já estiver com 2 strikes e ocorrer um foul tip, será strikeout.
3 – No caso, se a bola quicar uma vez dentro do território fair e rolar para o território foul, será considerada bola em jogo. Porém, a bola deve ultrapassar a primeira base ou a terceira base para ser considerada válida. Mesmo que ela quique 5 vezes em território fair e depois vá para a área de foul, ela só é válida se ultrapassar a linha da primeira base (se for rebatida para direita) ou linha da terceira base (se for uma rebatida para a esquerda).
Sobre o wild pitch, não há nenhum problema do corredor anotar uma corrida, mesmo com um rebatedor lá. Aliás, é bastante comum isso acontecer. Esse vídeo mostra um exemplo da situação: http://mlb.mlb.com/video/play.jsp?content_id=23625789&c_id=mlb
Abraço!
Muito obrigado,pelos esclarecimentos!
Só mais quatro perguntinhas, ainda sobre foul balls e wild pitches:
I) Vc explicou que o rebatedor só poderia aproveitar um wild pitch para correr até a primeira base se este fosse um 3º strike. No entanto, o wild pitch quase sempre (ou sempre?) não será um strike, e sim um “bola”, certo? Quer dizer, se o arremesso tivesse sido bonitinho dentro da zona de strike provavelmente o cather teria pego. Então, como é que isso funciona na prática? O rebatedor dá uma rebatida “no vácuo” de propósito, pra transformar a “bola” em “strike” e assim poder tentar chegar à primeira base?
II) Se a bola quicar em território fair e depois sair pelas linhas de foul (desde que ultrapasse a altura da 1ª ou 3ª base,como vc explicou), ela continua em jogo, certo? Mas e se nessa saída de campo ela for parar nas arquibancadas, não mais podendo ser pega pelos defensores, o que acontece? Seria a mesma coisa de um home run?
III) Se a mesma coisa acontecer (isto é, a bola ir parar nas arquibancadas) no momento em que um defensor efetua um passe para outro? Exemplo: o SS pega a bola e vai mandar pro 1B, mas faz um passe bisonho e a bola vai parar nas arquibancadas em vez de ir pras mãos do companheiro.
IV) No caso de um “foul tip”, que vc me explicou na pergunta anterior, se a bola não for parar diretamente nas mãos do catcher (aliás,nem sei se nesse caso pode ser chamado de foul tip) o que ocorrerá? Será apenas uma foul ball comum?
Oi Sávio!
Vamos às respostas:
I) É isso mesmo: em 95% dos casos, um wild pitch seria uma “bola”. Porém, o que acontece às vezes é que o pitcher lança a bola de propósito fora da zona de strike, tentando fazer com que o rebatedor tente a rebatida, passe reto e ele consiga um strikeout. O problema é que nem sempre o catcher consegue segurar a bola e aí, mesmo sendo computado o strikeout nas estatísticas, o rebatedor pode correr para a 1B caso seja um wild pitch. Porém, o rebatedor nunca erra a rebatida de propósito. Quando ele acerta o vácuo, significa que de fato ele tentou bater na bola, mas não foi bem sucedido.
II) No caso, quando a bola quica no campo e pula para as arquibancadas, é considerada uma rebatida dupla automática. Os corredores avançam duas bases (o que estava na 1B vai para a 3B, o que estava na 2B ou na 3B anota a corrida) e o rebatedor vai direto para a 2B.
III) Ocorre a mesma coisa: todos avançam duas bases. Porém, nesse caso existe uma observação a ser feita. Digamos que um corredor esteja na 1ª base e o rebatedor consiga uma rebatida com a bola indo em direção ao SS. Se no momento em que ele realiza a defesa e faz o lançamento errado (que vai para a arquibancada) para o 1B, o corredor já tiver chego na 2ª base, ele terá o direito avançar até o home plate e anotar a corrida, ao invés de ir para a 3ª base. Isso ocorre porque, no momento do lançamento, é considerado que o corredor está na 2ª base e não mais na 1ª, portanto, como ele avança duas bases automaticamente, ele vai até o home plate. Se, no momento do lançamento para fora ele NÃO tiver alcançado a 2ª base ainda (mesmo que esteja a apenas um passo dela), então será considerado que ele estava na 1ª base, e avançara automaticamente até a 3ª base. (Ficou um pouco complicado o exemplo, mas acho que deu pra entender, né? hehe)
IV) Isso mesmo, será um foul ball comum. Digamos que o bastão raspe de leve na bolinha e ela vá diretamente para a luva do catcher, porém ele não consiga dominá-la e ela caia no chão, será um foul ball (e, nesse caso, nunca poderá ser um strikeout, já que uma foul não pode ser o 3º strike).
Bom, é isso aí. Se tiver mais dúvidas, é só chamar!
Abraço!
Parabens pelo blog! Excelente!
Estou a começar a perceber as regras. Tenho algumas duvidas numas situações:
3 bases ocupadas, 2 outs, o batedor coloca a bola em jogo mas é eliminado por flyout. O turno acaba automaticamente, certo?
Ou o corredor da 3b pode tentar chegar na home?
Ao rebater a bola os jogadores nas bases n são forçados a correr?
E se acontecer a mesma coisa só com um jogador na 3b e as outras livres?
Obrigado e desculpe se as perguntas forem de caras. Chega um ponto onde as coisas começam a ficar algo confusas no inicio!
Olá Pedro!
Primeiramente, obrigado pelos elogios.
Vamos às respostas:
- Sim, o turno acaba automaticamente assim que o rebatedor é eliminado. As “sacrifice flies” (jogadas de sacrifício) só podem ocorrer com 0 ou 1 outs.
- Os jogadores só são forçados nas situações: bases cheias, jogador na 1B, jogador na 1B e 2B. Na verdade, o jogador que estiver ocupando a 1B, ele é obrigado a correr porque, na teoria, o rebatedor vai tentar chegar a 1B e dois jogadores não podem ocupar a primeira base. Daí para frente, uma coisa é consequência da outra: como o rebatedor vai para a 1B, o jogador que estava na 1B tem que correr para a 2B, o que estava na 2B para a 3B e assim por diante.
- No caso de haver apenas um jogador na 3B, ele escolhe se quer correr ou não. Em alguns casos, vale mais a pena ficar parado lá, esperando pela melhor chance de anotar um corrida.
Abraço!
MUITO BOM O BLOG, PARABÉNS !!!!!! PARA QUEM QUER ASSISTIR TEM UM JOGO POR DIA GRATIS NA MLB MEDIA CENTER .
Obrigado Samir!
É verdade, desde a temporada passada o site da MLB disponibiliza um jogo de graça por dia.
Abraço!
Olá,meu nome é Jhonathan e sou professor de Educação Física,
e neste semestre, gostaria de ensinar meus alunos a aprender a jogar um pouco de beisebol,mas ainda tenho algumas dúvidas,
- se o jardineiro esquerdo ou qualquer outro pegue a bola (que já tocou o chão), o pitcher já estará eliminado, ou ele deverá arremessa la para alguém?
- qual é a área em que a bola deve ir para se realizar um home run?
- qual é a área válida (campo)?
- um jardineiro externo somente deve jogar a bola para o inter bases ou para qualquer outro jogador?
- digamos que o pitcher arremessou a bola e o batter apenas deu toque bem de leve na bola e ela apenas ficou um 2 metros a frente do batter, isto é válido? se sim quem deve pegar a bola o receptor ou os outros bases,ou o próprio arremessador?
- caso tenha 1 jogador na 1ª base, outra na 2 e outro na 3ª, para eliminar eles todos de uma vez seria só pegando a bola no ar?
caso sim,como fazer para eliminar todos eles se a bola tocar no chão, terá que lança-la para cada jogador que fica na base?
- percebi que não há jogadores que ficam em cima da base,eles tem que correr em direção a ela para eliminar um corredor?
o acontece quando a bola bate no pooste amarelo
Quando a bola bate no poste é considerado como um home run!
Bem, lá vão mais algumas perguntas, qt mais conheço esse esporte mais acho ele fascinante.
Na verdade é uma pergunta só:
Eu li em algum lugar que se o rebatedor for eliminado por ground-out antes de chegar na 1ª base e esta for a 3ª eliminação, nenhuma corrida daquela jogada vale, mesmo que tenha sido anotada antes da eliminação.
Então a pergunta é:
Se na mesma jogada um corredor anotar uma corrida e outro jogador qualquer (rebatedor ou corredor) sofrer a terceira eliminação, em quais situações a corrida vale e em quais não vale?
Olá Sávio!
É isso mesmo, mesmo que o jogador que estava na 3ª base complete a corrida, se o rebatedor for eliminado antes de chegar na 1ª base e for a terceira eliminação, a corrida não valerá. Aliás, não precisa ser só o rebatedor. Quando se está com 2 eliminações, a corrida só será anotada se todos os jogadores avançarem pelo menos uma base ou se todos permanecerem a salvo. Caso contrário, a corrida não valerá.
Por exemplo, se tivermos jogadores na 1B e 3B, e o jogador que estava na 1B for eliminado antes de chegar na 2ª base, a corrida não valerá.
Se tivermos jogadores na 2B e 3B, e o que estava na 3B chegar ao home plate, o rebatedor chegar a salvo na 1B, o cara que estava na 2B pode ficar parado lá se ele quiser, pois estará a salvo e a corrida valerá.
Um último caso é o seguinte: digamos que um jogador está na 3B e o rebatedor consegue uma rebatida simples. Porém, ao invés de parar na 1B, o rebatedor tenta transformar a rebatida simples em dupla, porém acaba eliminado antes de alcançar a segunda base. Neste caso, ocorrerá a 3ª eliminação, porém a corrida VALERÁ, pois todos avançaram pelo menos uma base e a eliminação só aconteceu depois da corrida ser anotada.
Espero que tenha dado para entender haha
Abraço!
Outra coisa que eu queria entender melhor é como funciona a história do “corredor obrigado” (nem sei se usa essa expressão em português, eu vi num site em espanhol).
Bem o que eu entendi foi: o corredor é obrigado a correr quando um companheiro seu necessita da base em que ele se encontra para poder avançar. Isto é, um corredor na 1B é sempre obrigado a correr qd ocorrer rebatida válida, um na 2B qd a 1B estiver ocupada e um na 3B qd as bases estiverem lotadas.
Quando o corredor é obrigado a correr pode ser eliminado tanto por force-out quanto por tag-out. Quando ele corre sem estar obrigado, só pode ser eliminado por tag-out.
Até aqui tá tudo certinho, né?
Pois bem, o que eu quero entender é o seguinte: se um corredor que vem atrás resolver correr “facultativamente”, isto é, sem estar obrigado, os corredores que estão ocupando as bases à frente terão necessariamente que avançar tb (afinal, uma base não pode estar ocupada por dois corredore).
Mas esse avanço é consideradado um “avanço obrigatório”? Em outras palavras um “avanço facultativo” de um corredor que vem atrás gera um “avanço obrigatório” de quem está na frente, ou todos esses avanços serão considerados “facultativos”?
Pergunto porque a depender do tipo de avanço mudam as formas de eliminação dos jogadores….
Abraço!
Olá Sávio,
sua explicação está correta sim quando à corrida ser ou não obrigatória.
Quanto à sua dúvida, os dois serão considerados “facultativos”. Aliás, a única chance disso acontecer seriam os jogadores estando na 2B e 3B. Nesse caso, para que fossem eliminados, teria que ser por meio de tag out. Apenas pisar na base não bastaria.
Abraço!
Finalmente achei um site com informações claras sobre este esporte e pude entender melhor as regras. Não existe esporte chato, a gente é que não entende as regras. Se Deus quiser ainda vou visitar o Comerica Park, em Detroit, para ver um jogo dos Tigers. Parabéns pelo Blog.
Muito obrigado Gustavo!
Abraço!
nossa parabéns para o dono ou a dona desse site e muito bom estou na 8 serie e fiz um trabalho e tirei 10 de nota por que tinha tudo o que precisava valeu a vcs
Olá Jaime!
Muito obrigado pelo elogio e parabéns pela nota hehe
Abraço!
Olá, gostaria de saber como funciona a pontuação do jogo, pois nos sites tem muito pouco a respeito e estou com uma grande dificuldade em entender. Até agora entendi que a pontuação é de acordo com as corridas e depende da base que cada jogador conseguir alcançar. Mas gostaria de algo mais especifico. Li todas as regras do jogo e comecei a assistir na ESPN. Estou bastante interessado no esporte, mas entender como acontece a pontuação tem sido um desafio e tanto.
Olá Pablo.
Sei como é complicado entender a dinâmica do jogo logo de cara. Mas, vou tentar de explicar como as corridas são anotadas.
Basicamente, o jogador precisa percorrer as 4 bases para marcar um ponto para seu time. Digamos que ele consiga uma rebatida simples, ou seja, uma rebatida que lhe permite chegar até a 1ª base. Ele ficará ali na base e outro jogador de seu time irá para enfrentar o pitcher. Digamos que esse companheiro consiga uma rebatida. Assim, o jogador que já estava na 1ª base poderá correr para a próxima base, no caso, a 2ª base. Suponhamos que o próximo rebatedor também consiga por a bola em jogo, e o que estava na 2ª base corra até a 3ª base e depois até a 4ª (o home plate). No momento em que ele pisa no home plate, seu time marca um ponto, ou seja, anota uma corrida.
Claro que os avanços nas bases não ocorrem apenas com rebatidas simples. Podem haver rebatidas duplas, triplas, home runs ou ainda erros da defesa, walks, roubos de base… Mas a dinâmica é essa: o jogador é obrigado a pisar em todas as 4 bases para anotar um ponto.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sua dúvida, Pablo. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraço!
Parabéns pelo Site!
tenho uma duvida, na situação de ter um corredor na 3B com nenhum ou 1 eliminado, o rebatedor tenta uma rebatida que pinga no chão, e vai correr para a 1B, o defensor pode eliminar o da 3B que vai tentar a corrida ou ele tem que primeuro eliminar o que vai tentar a 1B? Se ele eliminar o da 1B e o da 3B conseguir chagar ao Home plate a salvo a corrida é valida? na mesma situação os defensores podem tentar uma dupla eliminação?
Olá Fernando, desculpe pela demora na resposta.
- Não há a necessidade dele eliminar primeiro na 1B, ele pode tentar a eliminação direta do cara que estava na 3B.
- Sim, a corrida será válida normalmente e será adicionado um eliminado.
- Podem sim tentar a dupla eliminação, porém é bem difícil disso acontecer. Simplesmente porque é obrigatório que o jogador da 3B seja eliminado por tag, então até conseguirem eliminá-lo, provavelmente o rebatedor já terá chego à 1B.
Abraço!
Poderia esmiuçar melhor como é elaborado o placar do jogo?
Perdão, mas tenho outra dúvida: Quantos jogadores são necessários para seu time marcar um ponto?
A propósito, como está o Beisebol no Brasil?
Olá Marcos!
Bom, o placar basicamente marca essas três estatísticas: corridas marcadas, rebatidas válidas e erros.
Embaixo do “R”, estão as corridas do time, ou seja, quantos pontos ele marcou no jogo. Em “H” estão as rebatidas, ou seja, quantas vezes a equipe conseguiu rebatidas válidas (colocar a bola em jogo e chegar à salvo em base). No “E” são os erros cometidos pela defesa, onde são contabilizados o número de vezes durante a partida que os jogadores de uma equipe não conseguiram realizar uma eliminação em uma bola “defensável”.
Não há um número necessário para se marcar um ponto. O mínimo é um jogador, que marcaria um ponto ao rebater um home run.
No Brasil o beisebol ainda está jogado às traças. Os campeonatos que ocorrem são amadores, e mesmo as competições da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) costumam durar apenas um final de semana, e não uma temporada. E como o esporte não tem crescido muito em popularidade (como aconteceu com o futebol americano e o MMA recentemente), pouco se investe nele.
Abraço!
Muito bom o blog. Parabéns, tirou várias dúvidas que eu tinha.
Obrigado Moser! Abraço!
Boa tarde,
Em primeiro lugar, é óbvio, parabéns pelo blog. Está simplesmente sensacional. Com certeza sou só mais um daqueles que se sentiam completamente perdidos a respeito do esporte e aqui conseguiram esclarecer as dúvidas e aí sim, sentir prazer em assistir esse esporte maravilhoso.
Tenho assistido jogos da MLB há algum tempo e já consigo “acompanhar” o placar, a maior parte das jogadas, conseguindo entender quase tudo (do básico).
Entretando, há uma situaão que mesmo lendo o guia do iniciante, não consegui esclarecer e gostaria, se possível, que me ajudasse.
(Por exemplo, no jogo de ontem entre os Yankees e os Tigers aconteceu um lance assim) Por que algumas vezes o pitcher concede um walk “de graça” para o rebatedor, lançando quatro vezes a bola “fora”, para ser apanhada pelo catcher? No jogo de ontem fiquei confuso, porque me pareceu que a torcida (do time beneficiado) vaiava a ação…
Olá Mateus!
Isso acontece, em geral, por dois fatores.
1º: o rebatedor tem números bons contra o pitcher. Nesse caso, as vezes vale mais a pena ceder um walk de graça do que correr o risco de sofrer um home run ou uma rebatida importante.
2º: o time do ataque tem um jogador em posição de anotar corrida, 1 eliminado e a 1B está livre. Nesse caso, você cede o walk e tenta conseguir, enfrentando o próximo rebatedor, uma double play (eliminação dupla) para encerrar a entrada.
No caso desse jogo, os Yankees acabaram levando em conta os dois fatores, pois a 1B estava livre e o Delmon Young tem um ótimo histórico quando enfrenta os Yankees.
Abraço!
Vlw pela resposta
é só nesse caso que o corredor só pode ser eliminado com um Tag? da 3B pro Home Plate? se ele estiver na 2B e tentar a corrida para a 3B pode ser eliminado por GROUNDOUT né?
Olá Fernando!
O jogador pode ser eliminado a qualquer momento por tag out. Se ele estiver fora da base e algum jogador da defesa encostar a luva nele enquanto estiver em posse da bola, esse corredor será eliminado.
No segundo caso, se tiver um jogador na 2B e nenhum na 1B, ele só poderá ser eliminado por tag out. Para ser eliminado num groundout, teria que ter um jogador na 1B e ele na 2B, pois só assim ele é “obrigado” a correr para a próxima base.
Abraço!
Muito obrigado pela resposta. No entanto, continuo “complicado” em relação à isso.
Pelo que entendi, a primeira base tem que estar livre para essa jogada “valer a pena”, é isso? Mas, não é um risco, de toda maneira? Já que depois virão mais dois batedores e isso aumenta a chance do time marcar MAIS corridas?
Imaginemos que tem um jogador na segunda base, com a primeira vazia. Fazendo isso, restarão dois batedores e em vez de um jogador em posição de anotar corrida, serão dois, qual a vantagem que a defesa tira?
Desulpe a dúvida boba, mas ela permanece, não entendi a vantagem da defesa…
Um abraço!
Oi Mateus.
Eu entendo bem sua dúvida, quando comecei a acompanhar o esporte também não entendia o que ganhavam com isso. Vamos pensar no seguinte:
- Jogador na 2B, com a 1B e a 3B livres e 1 eliminado;
- O rebatedor tem um excelente histórico contra o arremessador;
- O rebatedor seguinte não tem um histórico tão bom (ou então é um confronto destro x destro ou canhoto x canhoto, casos em que o pitcher é favorecido).
No caso de uma bola rasteira, a eliminação poderá acontecer na 1B. Porém, é praticamente impossível conseguir uma queimada dupla, já que para consegui-la, seria necessário aplicar o tag no jogador que estava na 2B e, depois, lançar a bola para a 1B, para eliminar o rebatedor. A situação seria 2 eliminados, um jogador na 3B e o time ainda teria um rebatedor.
Porém, se você cede o walk intencional, a situação seria a seguinte:
- 1 eliminado, jogadores na 1B e 2B;
- Rebatedor com histórico ruim contra o pitcher.
Se o pitcher conseguir induzir uma bola rasteira, a queimada dupla poderá ser realizada mais facilmente, pois bastará lançar a bola para a 2B e depois para a 1B, sem necessidade de fazer o tag em qualquer um dos jogadores. Com as duas eliminações, a entrada terminará
O que acontece é que existe muita estratégia envolvida. É sim um jogo de risco. Você pode ceder um walk intencional e o jogador seguinte bater um home run, e ver seu time sofrer mais corridas ainda (aliás, é bem comum isso). Portanto, é uma aposta que o time que está na defesa faz para tentar encerrar a entrada e não sofrer corridas.
Consegui esclarecer melhor? Qualquer coisa, estou à disposição para mais dúvidas.
Abraço!
Para acontecer uma eliminação dupla é obrigatório eliminar o que estava na 1B e depois o rebatedor? pode acontecer uma eliminação tripla com jogadores na 1B e 2B? se sim, ja aconteceu alguma vez?
mais uma duvida amigo rs
quem decide o walk intencional? o Pitcher, o Catcher ou o técnico?
Olha Fernando, não é obrigatória que a eliminação ocorra nessa ordem, porém é mais fácil. Como o jogador que estava na 1B é obrigado a correr para a 2B, basta pisar na base para eliminá-lo e depois mandar a bola para a 1ª base para eliminar o rebatedor. Se você manda a bola primeiro para a 1B e elimina o rebatedor, você é obrigado a eliminar o jogador que estava na 1B e correu para a 2B com um tag, pois, na teoria, agora ele poderia tanto continuar correndo para a 2B quanto voltar para a 1B.
Sim, apesar de raras, eliminações triplas ocorrem!
Sobre a questão do walk intencional, a ordem geralmente vem do técnico, que controla a estratégia do time.
Abraço!
Cara… mesmo já tendo um monte de elogios o Blog é demais. Não só a maneira que está organizado, mas também a linguagem, a velocidade em responder, as sugestões e principalmente a humildade em transmitir o conhecimento profundo do assunto que você domina e sem custo…simplesmente por gostar desse esporte. Olha! Parabéns mesmo….
Eu ia só elogiar, mas esse último comentário me gerou uma dúvida.
Pode explicar as situações de eliminação da 2B?
Olá Aquilino!
Muito obrigado pelos elogios e pela força, fico feliz em saber que posso estar contribuindo, mesmo que de maneira pequena, com o entendimento do esporte aqui no Brasil.
Bom, quanto a sua dúvida, existem basicamente duas formas de eliminação na 2B.
1ª) um jogador está na 1B e o rebatedor consegue uma rebatida fraca. A defesa pega a bolinha e lança para a 2B. Se o corredor que estava na 1B não chegar a encostar na segunda base antes que um jogador da defesa, ele estará eliminado.
2ª) quando o jogador está na 1B, o rebatedor consegue uma rebatida fraca, porém a defesa manda a bola para a 1B, eliminando o rebatedor, nesse caso a eliminação terá que ser por “tag” ou seja, um jogador da defesa deverá estar com a posse da bola e encostar a luva no corredor. Isso ocorre porque tanto a 1B quanto a 2B estarão livres, portanto, na teoria, ele pode correr para a 2B ou tentar voltar para a 1B e ficar à salvo se chegar em uma delas sem sofrer o tag.
O mesmo caso de tag ocorre nas tentativas de roubar base. Para o jogador que tenta roubar a 2B ser eliminado, a defesa precisa encostar nele estando em posse da bolinha.
Bom, em geral é isso. Qualquer dúvida, é só postar aqui.
Grande abraço e valeu pelo apoio!
Ola amigo! Show de bola o Blog! Esta de parabéns!
Minha duvida é a seguinte! O arremessador faz o arremesso e o rebatedor faz o swing e não rebate a bola! o Catcher faz a defesa q logo em seguida ele aplica o tag no rebatedor! por que isso ocorre?
Minha outra duvida é também bem semelhante a minha última! O Arremessador lança a bola e ela raspa o chão e o catcher defende ela no bate pronto o rebatedor tenta rebater ela mesmo tão baixa porém ele não consegue só não sei se ele a raspa com o taco! más mesmo assim ele corre para a 1ª base! e o catcher q faz a defesa o elimina na 1ª base! porque isso ocorre? e quando?
Olá Anderson!
Em ambos os casos, a situação só ocorre quando é o terceiro strike. Assim, se a bola toca no chão e o rebatedor “passa reto” em seu swing, o catcher obrigatoriamente tem que aplicar o tag no jogador ou mandar a bola para a 1ª base para realizar a eliminação. Isso só ocorre se o catcher perde o controle da bola ou se ela encosta no chão.
Abraço!
O rebatedor corre para a primeira após a rebatida assim como nas outras bases ele pode também fazer o slide de frente ou ele também pode fazer o carrinho? Quase não se ve eles fazendo Slide na primeira base e quando eles fazem eles só usam o de frente o carrinho é proibido na primeira base?
Olha Anderson, o slide para a primeira base é bem raro mesmo de se ver, pois não há vantagem em se jogar ao invés de continuar correndo. O jogador atinge uma velocidade maior se continuar simplesmete correndo e tem maiores chances de alcançar a base a salvo. Vale lembrar que nas outras bases, se você pisa nelas a salvo, mas em seguida fica sem encostar nelas, a defesa pode aplicar o tag e te eliminar. Na primeira base, você pode pisar e “passar reto”, pois mesmo que a defesa aplique o tag, você não será eliminado (a menos que expresse uma reação de tentar correr para a 2B, nesse caso um tag te eliminaria). E o carrinho é muito arriscado, pois coloca em risco tanto o seu corpo quanto do adversário.
Abraço!
O que você faz? porque pelo o q eu estava lendo nos comentarios, tu sabe muito disso =], eu tenho o sonho de me profissionalizar em baseball, como consegueria isso??
Olá Álvaro,
Olha, pra ser bem honesto eu nunca pratiquei o esporte para valer (por falta de local e tempo). Mas desde que comecei a acompanhar o beisebol fiquei apaixonado e busquei me aprofundar cada vez mais. Cada dia aprendo mais e as dúvidas que o pessoal deixa aquino blog também me ajudam bastante a estar sempre atento ao que está acontecendo na liga.
Quanto a se profissionalizar, é preciso de muito treino, dedicação, talento e sorte. Algum tempo atrás, o Tampa Bay Rays tentou abrir uma academia em Marília, porém, infelizmente o projeto não se concretizou.
Precisa da sorte de algum olheiro identificar o talento do jogador e aqui no Brasil isso é bem difícil. O ideal seria tentar uma vaga numa faculdade americana.
Abraço e boa sorte!
tenho uma duvida sobre as trocas.
Por exemplo.
Se o time A, troca um jogador com 3 anos de contrato que recebe 250.000 por um jogador com 2 anos de contrato que recebe 120.000 do time B, quem pagará o salário do jogador do time A? E do time B?
O time B terá que pagar os 3 anos de contrato, mesmo que nao tenha assinado nenhum contrato com o jogador e o adquirido através de troca?
Olá Pedro!
Sim, o time que adquirir o jogador fica responsável pelo contrato dele. Nesse caso, o time A passaria a pagar 120.000 e o B pagaria 250.000. Mas os times podem negociar. Quando um jogador tem um contrato muito grande e seu time quer trocá-lo, ele pode fazer um acordo com o novo time (por exemplo, de um salário de 7 milhões, o time antigo pode pagar 4 milhões e o novo time apenas 3 milhões).
Essa questão de salário é bastante “negociável” na MLB.
Abraço!
Em quais bases os jogadores são eliminados por tag e em quais são eliminados pelo arremesso a base??
Na primeira base é por arremesso
Na segunda depende
Na terceira eu não sei (no caso de não roubar base, se o jogador estiver correndo como os outros do time, como ele será eliminado?)
Obrigado!
Olá Pedro!
O jogador sempre pode ser eliminado por tag, ou seja, sempre que ele não estiver em contato com a base e um defensor em posse da bola encostar a luva nele, esse jogador será eliminado. Na 1ª base, basta fazer o arremesso e ele também é eliminado. Nas outras três bases, depende da situação.
- Na 2ª base: se um jogador estiver na 1ª base, com a rebatida ele será obrigado a avançar para a 2ª e, caso o lançamento será feito para a base antes dele chegar lá, ele será eliminado.
- Na 3ª base: se houver jogadores na 1ª e 2ª bases, o jogador da 2ª será obrigado a avançar para a 3ª, nesse caso poderá ser eliminado apenas com um lançamento para a base.
- No home plate: se as bases estiverem lotadas, o jogador da 3ª base será obrigado a avançar para o home plate, nesse caso basta o catcher (ou algum outro jogador da defesa) pisar no home plate e o jogador será eliminado.
Abraço!
Sr. Blogueiro, tenho umas perguntas sobre beisebol, de vez em quando vejo os defensores de base, qualquer base, agarrar a bola e ficar esperando o corredor vir de encontro, eu sei que o corredor pode voltar percebendo isso (quando tem bases vazias) mas se ele quiser encarar e continuar avançando ele pode ganhar a base? Porque os corredores chegam deslizando? É para evitar ser tocado com a luva? Mas nesse caso ja não estaria eliminado porque a bola chegou primeiro?? Seria algo como roubada de base na cagada? Outra dúvida é sobre infield fly, não entendi bem, mas os corredores podem avançar antes de alguém fazer a defesa sem a bola tocar no chão? Até porque estaria muito perto das bases e ninguém arriscaria correr. Desde já muito obrigado, parabens por esse bellísimo blog
Olá Eder!
Sobre a primeira questão, sim, o jogador pode encarar o defensor e tentar chegar na base. Os corredores deslizam porque assim diminuem a área de contato do corpo e para não passarem da base (imagine que, correndo a toda velocidade, você tem que parar exatamente em um quadrado pequeno como a base. Seria muito difícil de “frear”, portanto, compensa mais deslizar). Ele só seria eliminado se estivesse na 1ª base e, com a rebatida, corresse para a 2ª. O rebatedor correria obrigatoriamente para a 1ª e, se a bola chegar antes na 2ª, o corredor seria eliminado (caracterizando um forceout).
Sobre a regra do infield fly, é muito simples: se o árbitro indica que é infield fly (uma bola muito alta no infield que deve ser defendida facilmente), o jogador que rebateu é imediatamente eliminado e o restante dos corredores ficam congelados nas bases em que estavam. Na teoria, eles já ficariam parados na base, pois sabiam que a eliminação era fácil. Porém, a regra existe para impedir que a defesa deixe a bola cair de propósito, para obrigar os jogadores a correrem até a base seguinte, sendo facilmente eliminados.
Bom, acho que deu pra entender, né? hehe
Abraço!
Muito obrigado! Entendi tudo, às vezes acho o beisebol um porre de ser assistido mas muito emocionante de ser jogado, acho que é por causa das regras que não entendo, principalmente quando tem um corredor na terceira base com dois rebatedores fora e dois strike, tipo é a unica chance de rebater e fazer ponto, é alta tensão e aí o cara rebate mas é eliminado na 1ª base e consequentemente não vale o ponto, que desperdicío!!
Olá! Estou querendo jogar baseball mas ainda não tenho os equipamentos. Por acaso, vocês sabem a qualidade da marca Vollo?? Obg!!
A marca Vollo não é muito bem falada no time onde jogo, mas se for pra começar a aprender, acho válido. É meio complicado achar os equipamentos aqui no Brasil. Minha dica é usar equipamentos melhores (Wilson, Rawlings, Nike etc), mas no caso de só ter o Vollo disponível, use-o!
O equipamento Vollo não tem vida útil muito longa, então, pegue leve no início!
quem tem mais chances desses dois times para ganhar a mlb dodgers ou red sox
Tem brazuca na Major League Baseball | Blog de BozzanoBlog de Bozzano5 abril 2013
[...] Mas essa história é papo para outro post. Por enquanto, talvez seja o momento para conhecer um pouco mais sobre o beisebol e suas regras. [...]
Olá! Eu tenho acompanhado alguns jogos de baseball, mas fiquei com uma dúvida: quando ocorre o “passe livre” para a 1a base? Obg!
ola, irei um jogo dos mets no citifield, mas tem tres dias seguidos que os mets irao enfrentar o mesmo time. Em qual jogo seria o ideal para ir ?
Ola parabens pelo blog,a minha pergunta é quando o rebatedor rebate a bola e a defesa pega a bola sem cair e out(eliminado)mais ja vi em jogos e ate em jogos de video game que eu pega a bola sem cair no chao e rebatedor avanca pra base?
Parabéns pela belíssima iniciativa de um blog sobre Baseball!
Uma pergunta:
Há um corredor em base (3B) e dois eliminados. O rebatedor bate um ground out, mas antes de ser eliminado na 1B o corredor da 3B chega ao home plate a salvo. A corrida é válida?
Se a resposta é sim, é possível que o rebatedor pratique um bunt para que isso ocorra também, não é?
Se a resposta for negativa para a corrida a salvo antes da eliminação, é possível compreender isto logicamente, uma vez que se houvesse um eliminado isto é possível???!!!
Muito bacana este blog !!! Qual seria o melhor lugar do estádio para se assistir um jogo de Beisebol ?!
Meus parabéns pelo Blog, realmente vc me tirou algumas dúvidas…
Eu começei assistindo os jogos da MLB pela ESPN e me tornei uma grande fan de Baseboll, ja consegui entender varias regras só de acompanhar os jogos!
muito obrigado pelas informações.
tenho uma pquena duvida! A base Central, onde o pitcher realiza os arremessos, elimina algum jogador?
Obrigado por responder!
Beisebol também pode ser verde e amarelo | Blog de BozzanoBlog de Bozzano17 maio 2013
[...] [...]
Mais uma vez parabens pelo blog…esta demais.
Vi ontem a expressao `ball in dirt` no lancamento de um pitcher e nao entendi o que ele fez, uma vez que n’ao vi o jogo so o `play to play`. Por favor me ajude a entender, pois nao achei no glossario.
Valeu!
Deixe um Comentário
ATENÇÃO: Comentários que sejam ofensivos a outros usuários, contenham palavras de baixo calão ou sejam caracterizados como spam serão excluídos!