Na última quarta-feira, Ken Griffey Junior anunciou sua aposentadoria na MLB. O jogador tinha contrato com o Seattle Mariners até o final de 2010, mas expôs seu desejo de parar e o time deu total apoio. Griffey vinha tendo um desempenho abaixo do esperado, fato que ajudou em sua decisão de encerrar a carreira.
Ken Griffey Junior foi a primeira escolha geral do Draft de 1987, pelos próprios Mariners. Não demorou e logo justificou o porquê de ser escolhido: em 1989 já estava na equipe titular. Permaneceu em Seattle até 2000, quando se transferiu para o Cincinnati Reds. Durante a temporada de 2008, foi para o Chicago White Sox. E em 2009 retornou a Seattle.
Ótimo na defesa e excelente no ataque, Ken conseguiu números incríveis em seu currículo:
Gold Gloves
Logo em sua segunda temporada na MLB em 1990, Griffey ganhou a primeira Gold Glove da carreira. Jovem e atlético, era dotado de grandes habilidades defensivas e se destacou atuando como outfielder no Seattle Mariners. Prova disso é que ganhou o prêmio nos nove anos seguintes, entre 1991-1999, somando 10 luvas ao total.
Silver Sluggers
Seus números provam: Ken foi um grande rebatedor. E em sete temporadas foi recompensado ganhando o prêmio de Silver Slugger no outfield, em 1991, 1993, 1994 e 1996-1999.
MVP
Em 1997 veio a maior glória individual que um jogador de beisebol pode ter: o prêmio de melhor jogador da liga, MVP. Na temporada em questão, Griffey liderou a Liga Americana em homeruns (56), corridas impulsionadas (147), corridas anotadas (125) e slugging percentage (.646). Terminou a temporada com 185 rebatidas que lhe valeram um average de .304.
Fatos e Curiosidades da Carreira
– Em 1988, Ken tentou suicídio ingerindo diversas aspirinas. Anos mais tarde revelou que discussões com o time e com seu pai levaram-no à tentativa de tirar a própria vida.
– Dia 14 de setembro de 1990, Ken Griffey Senior rebateu um homerun para o campo centro-esquerdo no Anaheim Stadium. Em seguida, Junior também bateu um homerun, bem perto de onde seu pai havia batido. Foi a primeira, e até hoje única, vez que pai e filho rebateram back-to-back homeruns.
– Com 630 homeruns na carreira, Griffey detém a 5º maior marca na história da MLB.
– Em Julho de 1993, Junior empatou o recorde de Dale Long (1956) e Don Mattingly (1987) quando teve oito jogos seguidos com pelo menos um homerun.
– Em 1995 anotou a corrida da vitória dos Mariners no jogo 5 ALDS contra os Yankees na 11ª entrada do jogo. Aquela foi a primeira vez que o time de Seattle foi aos play-offs e o mergulho de Griffey para o home plate é até hoje uma das cenas mais importantes na história da franquia.
– Ken foi garoto propaganda da Nintendo em quatro jogos. A última vez foi em 1999 em “Ken Griffey Jr’s Slugfest”.
– Foi selecionado para o All Star Game em 12 temporadas: 1990-2000 e 2007. No jogo de 92, foi eleito o MVP. – Venceu o Home Run Derby em três oportunidades: 1994, 98 e 99.
Sem dúvida alguma Ken Griffey Junior foi um dos melhores jogadores de todos os tempos. Seu jeito alegre e irreverente de jogar conquistou o respeito e admiração não só dos torcedores de Seattle e Cincinnati, mas de todos os fãs de beisebol. É um exemplo dentro e fora de campo. Nunca teve seu nome envolvido com investigações sobre uso de esteróides. Esteve presente em diversos projetos para ajuda às crianças carentes.
Os verdadeiros admiradores do beisebol só podem lhe agradecer por tudo o que fez pelo esporte. Esse é o fim de uma carreira brilhante, mas seu nome nunca será esquecido. Porque lendas ficam para sempre na história.