A histórica má sorte de David Price

Não que eu queira criticar o ataque dos Tigers, mas...
Não que eu queira criticar o ataque dos Tigers, mas…


David Price foi o jogador mais disputado na última Trade Deadline. Com diversos times na disputa por uma vaga nos playoffs, muitos viam Price como o reforço ideal para sua rotação na reta final da temporada. Os Tigers foram os grandes vencedores do leilão pelo pitcher. Em uma troca que envolveu também os Mariners, além obviamente dos Rays, a equipe de Detroit conseguiu fortalecer ainda mais seu grupo de arremessadores, que já era forte.

Enfim, Price é, sem muita discussão, um dos 10 melhores pitchers da AL na atualidade. Seus números provam isso. Seu prêmio de Cy Young em 2012 prova isso.

E nesta quinta-feira, enfrentando pela primeira vez seu ex-time e revisitando o Tropicana Field (ovacionado merecidamente pela torcida adversária), ele teve mais um jogo brilhante. Esses foram seus números:
– Partida completa (8 entradas);
– Uma rebatida (UMA!) cedida;
– Nenhum walk cedido;
– 9 strikeouts;
– 100 arremessos (73 strikes, 27 balls);
– Uma corrida cedida (não merecida).

De forma simples: CG, 1 H, 0 BB, 9 SO, 1 R, 0 ER.

Apenas dois jogadores dos Rays chegaram em base (Ben Zobrist, após um erro da defesa, e Brandon Guyer, com a rebatida tripla). Resumindo: uma partida quase perfeita. Quase. O problema é que o erro e a rebatida aconteceram em jogadas consecutivas e Tampa acabou anotando uma corrida. O ataque de Detroit não foi capaz de pontuar nenhuma vez diante de Alex Cobb e o bullpen dos Rays. A matemática é simples: se você não anota nenhuma corrida, você perde o jogo.

E é aí que o desempenho de Price entra para a história. Temos um banco de dados que possui estatísticas da temporada de 1914 em diante, disponibilizados pelo Baseball Reference. Vamos aos fatos:

Foram arremessados 910 one-hitters (partidas completas cedendo apenas uma rebatida) na história da MLB.

Não é um fato comum, mas também não é uma grande raridade. Em média, 9 one-hitters acontecem por temporada. Aprofundando mais:

Em 135 ocasiões, o pitcher não cedeu walks nem hit by pitches.

Ou seja, o arremessador só foi responsável por colocar um único corredor em base, que veio através da rebatida. Outros possíveis adversários que chegaram em base vieram através de erros da defesa. Mais adiante:

Desse total de 135, em 19 oportunidades o ataque adversário anotou uma corrida.

Basicamente, quando um pitcher é tão dominante em uma partida e só possibilita um hit, o oponente dificilmente consegue pontuar. Isso facilita que seu time vença o jogo.
Ok, chegamos ao momento revelador:

Dos 19 one-hitters em que um pitcher não cedeu walks e cedeu uma corrida, 3 saíram derrotados.

Certo, isso não é nenhuma surpresa. Quando seu arremessador faz um trabalho tão bom quanto esse, é quase uma OBRIGAÇÃO do ataque anotar corridas e vencer o jogo. Nas três situações, os pitchers azarados que dominaram seus adversários e ainda assim viram sua equipe perder o jogo foram:
– Dick Drago, em 30 de julho de 1971, jogando pelos Royals;
– Anthony Reyes, em 22 de junho 2006, jogando pelos Cardinals;
– David Price, ontem, jogando pelos Tigers.

Tanto Drago quanto Reyes cederam apenas uma rebatida, porém em ambos os casos ela foi um Home Run. Já Price não foi responsabilizado pela corrida, já que o erro que possibilitou que Zobrist chegasse até a primeira base e, posteriormente, pontuasse seria a terceira eliminação do ataque de Tampa Bay e encerraria a entrada. Portanto, podemos decretar:

David Price é o único arremessador que se tem registro a arremessar um jogo completo, ceder uma única rebatida, não ceder nenhum walk, não ceder nenhuma corrida merecida e ainda assim perder a partida.

De uma forma ou de outra, é um momento histórico.

Aqui vai um abraço para o shortstop dos Tigers, Eugenio Suarez, que cometeu o erro que acabou virando a corrida dos Rays. Sem ele, não teria sido possível escrever esse artigo.

Autor do post

Blog do Beisebol (Guilherme Shiniti)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *