30 Nomes para observar no Spring Training

Com os jogos do Spring Training da MLB começando nesta semana, as atenções ficam voltadas novamente às estrelas da liga e como vão se comportar antes da temporada ter início. Porém, mais do que isso, para alguns jovens talentos essa é a chance de mostrar do que são capazes e quem sabe arrancarem uma vaguinha no time principal. Pensando nisso, o Blog do Beisebol selecionou um novato de cada franquia que merece atenção nesse ST! Confira a classificação por divisões:


American League Central

Mike Moustakas
Time: Kansas City Royals
Posição: 3B
Idade: 22 anos
Numa farm recheada de bons prospects como a dos Royals, Moustakas destaca-se como sinônimo de potência da nova geração, que deve surgir num futuro bem próximo na MLB. Em 2010, entre AA e AAA, Mike rebateu .322 com 36 homeruns e 124 RBI. Espera-se que ainda nesta temporada ele receba uma chance na equipe principal de Kansas. E quando isso acontecer, dificilmente perderá a titularidade da posição.

Chris Sale
Time: Chicago White Sox
Posição: Left Handed Pitcher
Idade: 21 anos
O talento de Sale é indiscutível. Tanto que, em 2010, foi draftado no primeiro round pelos White Sox e logo recebeu chances de jogar na Major League. Em 21 jogos, acumulou 23.1 entradas e 32 strikeouts contra 10 walks. Obteve 4 saves em 4 oportunidades, com ERA final de 1.93. Tudo indica que ele possa ser um futuro starter dos Sox, após passar algum tempo nas Minors.

Jacob Turner
Time: Detroit Tigers
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 19 anos
Selecionado entre os dez primeiros no draft de 2009, Turner é considerado um dos pitchers mais promissores da franquia. Terminou a temporada de 2010 no A+ dos Tigers, com ERA de 3.28 e 102 strikeouts e apenas 23 walks. Alguns números não foram muito vistosos, mas vale lembrar que foi seu primeiro ano no beisebol profissional.

Lonnie Chisenhall
Time: Cleveland Indians
Posição: 3B
Idade: 22 anos
Após uma nítida evolução em seus dois primeiros anos em níveis mais baixos das Minor Leagues, Chisenhall passou a temporada de 2010 inteira no equipe AA. Apesar de uma average normal de .278, manteve um respeitável OBP de .351, com 17 homeruns e 84 RBI, demonstrando capacidade de chegar em base e rebater para potência.

Kyle Gibson
Time: Minnesota Twins
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 23 anos
Após ser selecionado em 2009 na primeira rodada do draft, Gibson confirmou as expectativas e é considerado o melhor prospect da franquia. Em seu primeiro ano como profissional, subiu do A para o AAA dos Twins. Em 26 jogos como starter, foram 152 entradas, ERA de 2.96 e 126 strikeouts para 39 walks. Vale a pena ficar de olho em sua slider, provavelmente seu melhor arremesso.


American League East

Jeremy Hellickson
Time: Tampa Bay Rays
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 23 anos
Após perder a base do time nessa offseason, os Rays buscam se remontar a partir de seus jovens talentos. Hellickson está nesta lista e é visto como futuro ace da equipe. Depois de destruir na AAA, com ERA de 2.45 em 117.2 entradas e recorde de 12-3 em 24 jogos, recebeu chances de jogar na MLB, iniciando quatro partidas, das quais venceu três. Terminou com 4-0 e ERA de 3.47, com algumas participações no bullpen.

Jesus Montero
Time: New York Yankees
Posição: Catcher
Idade: 21 anos
A grande esperança na farm dos Yankees. Montero é visto como um catcher “à la” Posada: capaz de bater com potência e impulsionar corridas, mas com um defesa não muito sólida. Durante toda a temporada de 2010, jogou no AAA onde teve uma média de .289 com um bom OBP de .353. Rebateu 21 homeruns, 34 duplas e impulsionou 75 corridas, números excelentes para jogadores da posição.

Zachary Britton
Time: Baltimore Orioles
Posição: Left Handed Pitcher
Idade: 23 anos
Em 2009, Britton foi eleito o melhor pitcher das Minor Leagues. Em 2010, foi eleito o melhor pitcher da temporada na farm do O’s. Por aí já se vê o potencial de Zach. Ainda na temporada de 2010, ele simplesmente dominou os adversários no AA, cravando seu ERA em 2.48 em 15 jogos, o que o levou a ser promovido ao AAA, onde fez 12 jogos e, apesar do recorde de 3-4, teve ERA de 2.98. Juntando os números, terminou o ano com ERA de 2.70 em 153.1 entradas e 124 strikeouts. Com uma boa mistura de sinkers, changeups e sliders, Britton é um verdadeiro ground baller e deverá ser muito importante na rotação de Baltimore num futuro próximo.

Kyle Dabrek
Time: Toronto Blue Jays
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 23 anos
Mais um pitcher em nossa lista, Dabrek tem reais chances de ser promovido aos Jays durante a temporada de 2011. Apesar de passar pela famosa cirurgia Tommy John em 2008, já no ano seguinte arremessou 158 entradas. Em 2010, jogando pelo AAA de Toronto, arremessou 162 entradas em 27 jogos, segurou os oponentes a um average de apenas .215 e terminou o ano com ERA de 2.98. Porém, alguns fatores ainda devem ser trabalhados em Dabrek, principalmente seu controle. Uma relação de 1.94 strikeout para cada walk não chega a ser muito animador. Curiosamente, Kyle é filho de um vencedor do prêmio Cy Young, Doug Dabrek.

Jose Iglesias
Time: Boston Red Sox
Posição: Shortstop
Idade: 21 anos
O cubano é visto como futura estrela da franquia numa das posições mais carentes de bons jogadores na atualidade: shortstop. Com qualidade defensiva inquestionável, Iglesias era cotado a fazer parte do roster do Red Sox, mas um dedo quebrado impediu que isso viesse a ocorrer. Ofensivamente, apesar de não ser um grande rebatedor, é capaz de se manter na média dos jogadores da mesma posição.




American League West

Mike Trout
Time: Los Angeles Angels
Posição: Outfielder
Idade: 19 anos
Eleito como o top prospect de 2011 pela própria MLB, Trout ainda deve passar um ou dois anos se desenvolvendo nas Minors dos Angels. Sua extrema velocidade e explosão fazem dele um jogador completo, capaz de ser um excelente center fielder e um respeitável rebatedor. Em 2010, teve uma average de .341, um OBP “ridículo” de .428 e incríveis 56 bases roubadas em 131 jogos. Porém, deve-se lembrar que esses números foram feitos entre A e A+. A diferença entre esses níveis e um AAA, e posteriormente a Major, é muito grande, portanto é necessário ter paciência com o jovem.

Dustin Ackley
Time: Seattle Mariners
Posição: 2B
Idade: 22 anos
Após ser selecionado na segunda escolha do draft de 2009 como outfielder, Ackley foi prontamente movido para a segunda base, posição carente de talento nos Mariners. Com boas habilidades defensivas e, principalmente, excelente qualidade ofensiva (com paciência extrema no bastão), o jogador é a esperança de dias melhores em Seattle. Apesar de um início fraco em 2010, entre AA e AAA, terminou com a temporada em alta. Seu potencial veio a tona na Arizona Fall League (ocorrida durante a offseason), onde em apenas 20 jogos impulsionou 19 corridas, recebeu 26 walks e anotou 28 corridas, números que lhe renderam o prêmio de MVP. Seu average foi de .424 e OBP de .581. Ackley deve passar mais algum tempo nas Minors, porém existe a expectativa de vê-lo no uniforme dos M’s ainda nessa temporada.

Martin Perez
Time: Texas Rangers
Posição: Left Handed Pitcher
Idade: 19 anos
Ainda aos 16 anos, o venezuelano foi contratado pelos Rangers. Em 2009, não teve dificuldades para jogar no A, onde teve ERA de 2.31 e 105 strikeouts em 93.2 entradas. Foi promovido em 2010 diretamente ao AA, onde ficou nítida a diferença de nível e competitividade. Em 24 jogos, arremessou 99.2 entradas e enfrentou muitas dificuldades. Seus adversários mantiveram um average de .290 e seu ERA terminou em 5.96. Apesar do mau desempenho, vale ressaltar que Perez tem apenas 19 anos, e que seu talento ainda precisa ser lapidado. Mais dois anos nas Minors devem lhe fazer muito bem.

Grant Green
Time: Oakland Athletics
Posição: Shortstop
Idade: 23 anos
Green demonstra ser um shortstop completo ofensivamente e este deve ser seu diferencial. Em 2010, passou a temporada inteira no A+, onde rebateu .318, 39 duplas e 20 homeruns, impulsionando 87 corridas e anotando 107. Para 2011, é prevista sua promoção ao AA e, de acordo com o desempenho, possivelmente receba chances no AAA. Atuar pelos A’s só deve ocorrer em 2012.


National League Central

Aroldis Chapman
Time: Cincinatti Reds
Posição: Left Handed Pitcher
Idade: 22 anos
Talvez o jogador mais conhecido por todos nesta lista, o cubano já fez história na MLB. Afinal, arremessar a 105 mph não é algo que se vê todos os dias e isso levou os Reds a assinarem um contrato de 30 milhões com o novato. Em seu primeiro ano de beisebol americano profissional, teve ERA de 3.57 em 95.2 entradas. O número mais vistoso foram os strikeouts: 125. Ao final da temporada, foi promovido a MLB. Em 13.1 entradas foram 19 strikeouts e ERA de 2.03. Para 2011, um espaço no bullpen dos Reds parece ser garantido.

Tony Sanchez
Time: Pittsburgh Pirates
Posição: Catcher
Idade: 22 anos
Apesar de não ser considerado o top prospect dos Pirates, Sanchez ganha espaço na lista, já que Jameson Taillon não estará presente no Spring Training. Em 2010, pelo A+, demonstrou ser um bom rebatedor para chegar em base, terminando a temporada com .314 de average e OBP de .416. Com boa qualidade defensiva, pode se tornar uma boa opção de catcher nos Pirates em alguns anos.

Shelby Miller
Time: Saint Louis Cardinals
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 20 anos
Miller pode ser mais um dos jovens pitchers que têm surgido e se destacado pelos lados de Saint Louis. Em sua primeira temporada completa nas Minors, arremessou 104 entradas e manteve um ERA de 3.62. Mas o que mais chamou atenção foi seu controle e capacidade de gerar strikeouts. Foram 140 K’s para apenas 33 walks. Ainda é cedo para colocar Shelby nos Cards, mas em questão de algumas temporadas poderemos vê-lo na rotação da equipe.

Jordan Lyles
Time: Houston Astros
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 20 anos
Depois de anos difíceis em Houston, os Astros aos poucos vão se reerguendo e tudo começa com seu farm. Lyles é a esperança de um novo ace para a franquia em alguns anos. Jogando no AA teve números bastante sólidos, com ERA de 3.12 e 115 strikeouts em 127 entradas. Destaque para seu excelente controle, cedendo apenas 35 walks. Ao final da temporada foi promovido ao AAA e demonstrou que ainda tem muito a aprender e se desenvolver antes de ir para as Majors. Em 2011 deve ficar no nível mais alto das Minors. Subir para as Majors deve ser uma possibilidade somente em 2012.

Brett Jackson
Time: Chicago Cubs
Posição: Outfielder
Idade: 22 anos
Após o impacto de Starlin Castro em 2010, os holofotes agora se voltam a Jackson na farm dos Cubs. O outfielder tem velocidade e boa capacidade ofensiva. Após passar metade da temporada no A+ e outra metade no AA, acumulou uma average de quase .300, com destaque para rebatidas extra-base: 32 duplas e 14 triplas, além de 12 homeruns que demonstram ter também potência. As 30 bases roubadas e OBP de .395 fazem de Brett um bom leadoff ou #2 na lineup. Disciplina no home plate ainda precisa ser trabalhada, já que 27% de strikeouts em seus at bats não é dos melhores números.

Mark Rodgers
Time: Milwaukee Brewers
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 25 anos
Jogador mais velho da lista, Rodgers pode juntar-se a nova rotação dos Brewers num futuro próximo. Após passar a temporada de 2010 no AA com números bons (ERA de 3.71, 114 strikeouts e average dos adversários de .210), recebeu a chance de iniciar dois jogos nos Brewers, nos quais combinou oito entradas, duas corridas sofridas e 10 strikeouts. Legítimo hard thrower, ainda precisa trabalhar muito no seu controle, já que uma razão de 1.58 K’s para cada walk é bem abaixo da média de pitchers bons.




National League East

Bryce Harper
Time: Washington Nationals
Posição: Outfielder
Idade: 18 anos
Após todo o hype criado em Stephen Strasburg em 2010, a nova “menina dos olhos” em Washington é Bryce Harper. Primeira escolha do draft do ano passado, havia a espectativa de ser o futuro catcher e formar dupla com Strasburg, chamando os arremessos. Porém, ao que tudo indica, Harper será utilizado no outfield. Sua qualidade é inquestionável, tanto que chegou a ser cogitado para disputar uma vaga no roster dos Nationals já em 2011, mesmo sem passar por qualquer time das Minors. Em apenas 66 jogos na faculdade, bateu 31 homeruns e impulsionou 98 corridas. Sua average de .443, OBP de .526 e SLG de .987 são mostras do porquê ser considerado um dos grandes nomes para o futuro.

Domonic Brown
Time: Philadelphia Phillies
Posição: Outfielder
Idade: 23 anos
Depois da saída de um de seus principais rebatedores (Jayson Werth mudou-se para os rivais de divisão, Nationals), o substituto para a posição já está praticamente definido: Domonic Brown. Capaz de gerar potência e manter uma excelente average, além de sua velocidade, o outfielder teve bons números entre AA e AAA em 2010, com média de .327, 22 duplas, 20 homeruns, 68 corridas impulsionadas e 17 bases roubadas em 93 jogos. Recebeu a oportunidade de jogar nos Phillies no final do ano. Um bom Spring Training pode lhe garantir uma vaga no roster dos Phillies. Mas, mesmo que isso não aconteça, parece inevitável que com o decorrer de alguns meses, ele se torne titular da equipe e torne-se um dos concorrentes ao prêmio de Rookie of the Year.

Julio Teheran
Time: Atlanta Braves
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 20 anos
No bom farm dos Braves, que tem revelado bons talentos, o destaque de agora fica por conta de Teheran. O colombiano assinou com a equipe quando tinha apenas 16 anos. Em 2010, passou por A, A+ e AA. Acumulou 24 starts e 142.2 entradas. Seu ERA de 2.59 e 159 strikeouts demonstram o potencial do jovem, que segurou os adversários a uma média de apenas .208 no bastão, fruto de suas bolas rápidas. Ainda é cedo para falar em MLB, mas em 2012 existem boas possibilidades.

Matthew Dominguez
Time: Florida Marlins
Posição: 3B
Idade: 21 anos
Dominguez pode não ser um top prospect na liga, mas pode oferecer bons frutos aos Marlins. Passou a temporada de 2010 inteira no AA. Teve uma média de .252, um número não muito vistoso, mesmo com um OBP de .333. Porém, conseguiu ser produtivo com rebatidas multi-base, com 34 duplas e 14 homeruns, impulsionando 81 corridas. Um bom Spring Training em 2011 pode garantir uma vaguinha no roster da equipe principal.

Jenrry Mejia
Time: New York Mets
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 21 anos
Após uma tentativa dos Mets de lançar seu melhor prospect na MLB em 2010, o desempenho não foi o esperado no bullpen. Enviado de volta às Minor Leagues, simplesmente destruiu os adversários, cravando ERA de 1.28 e 45 strikeouts em 42 entradas. Para 2011, o plano é desenvolver Mejia no AAA para que se torne um verdadeiro starter e possa assumir seu posto na equipe principal em 2012.


National League West

Casey Kelly
Time: San Diego Padres
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 21 anos
A perda de sua maior estrela, Adrian Gonzalez, rendeu aos Padres alguns prospects. Dentre eles, o considerado mais promissor é Kelly, fruto da farm dos Red Sox. Após uma excelente temporada em 2009 entre A e A+, o ano de 2010 jogando no AA não foi dos melhores. Em 95 entradas, um ERA de 5.31 e uma average adversária de .307 não parecem decentes à primeira vista. Mas para 2011, a expectativa é que o pitcher se adapte aos níveis mais altos das Minors.

Brandon Belt
Time: San Francisco Giants
Posição: 1B
Idade: 22 anos
Em 2010, os Giants quebraram o tabú e conquistaram a World Series. E vários dos jogadores titulares vieram das Minors da franquia, prova disso foi o prêmio de Rookie of the Year para o catcher Buster Posey. Agora, as atenções na farm estão voltadas a um primeira base. Em seu primeiro ano no beisebol profissional, Belt saiu do A+ e terminou no AAA, sendo um dos melhores rebatedores da temporada. Average de .352, OBP de .455, 23 homeruns e 112 RBI são mostras da qualidade ofensiva do jogador, além de demonstrar boa velocidade ao roubar 22 bases. Deve-se destacar que no curto período de AAA, seus números tiveram uma queda brusca e 2011 deve ser utilizado para que o Brandon se adapte a este novo nível. De acordo com seu desenvolvimento, uma chamada para a MLB é bem possível nas últimas semanas da temporada.

Jarrod Parker
Time: Arizona Diamondbacks
Posição: Right Handed Pitcher
Idade: 22 anos
Em busca de dias melhores, os D-Backs não só fizeram muitas movimentações nessa offseason, mas também vão focar seus olhos para a volta de Parker. Considerado o top prospect da franquia, o pitcher vai precisar se esforçar muito nessa temporada para justificar sua fama: uma Tommy John no fim de 2009 tirou dele quaisquer possibilidades de arremessar em 2010. Para 2011, a esperança é de que Jarrod volte ao AA, mas uma recuperação de cirurgia nunca é simples e não se sabe o jovem conseguirá voltar aos seus melhores dias e lançar a quase 100 mph.

Willin Rosario
Time: Colorado Rockies
Posição: Catcher
Idade: 22 anos
Considerado o segundo melhor prospect da farm dos Rockies, Rosario destaca-se como um bom catcher com potência no bastão. Seus números em 2010 no AA provam isso. Foram 19 homeruns em apenas 73 jogos. Teve a temporada interrompida por conta de uma lesão no ombro. Seu SLG de .552 seria o segundo maior do Texas League, se tivesse jogado até o fim do ano e mantido o ritmo. Deve perder alguns jogos de 2011 por ainda estar se recuperando, mas espera-se que volte e consiga sua promoção ao AAA.

Devaris Gordon
Time: Los Angeles Dodgers
Posição: Shortstop
Idade: 22 anos
Tudo se encaminha para que Gordon seja o futuro leadoff dos Dodgers. E ele tem demonstrado que é capacitado para isso, principalmente pela sua velocidade. Em 2010 pelo AA, foram 53 bases roubadas em 133 jogos. Sua average de .277 e principalmente seu OPB de .332 ainda estão abaixo da média para o primeiro rebatedor da lineup. Sua disciplina no home plate também precisa ser melhorada. Apresenta também boa habilidade ofensiva, com um excelente range graças à sua agilidade e um bom braço para lançar.

Autor do post

Blog do Beisebol (Guilherme Shiniti)


2 Comentários

    • Olha Eduardo, ele é bem talentoso sim. Mas ainda precisa provar muito na MLB. Ele começou bem temporada passada, mas sofreu uma lesão e ficou de fora por boa parte do ano. 2012 será a primeira temporada completa dele, vamos ver se ele concretiza essa imagem de estrela que foi criada em torno dele.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *